Entenda por que o "dia do lixo" pode arruinar sua dieta

 


Entre atletas, praticantes de atividade física e pessoas que estão fazendo dieta para emagrecer, é muito comum a adoção de uma estratégia conhecida como dia do lixo.

Ou seja, realizar uma alimentação sem restrições, com alimentos hipercalóricos e de baixo valor nutricional, em um único dia da semana, como forma de diminuir a dificuldade de seguir uma dieta restritiva.


De acordo com a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora da Associação Brasileira de Nutrologia, essa prática não é recomendada. “O consumo de alimentos como frituras, fast-foods e sobremesas, em um dia de pausa na dieta, cria uma ideia equivocada de recompensa durante o processo de reeducação alimentar", diz a médica.

Segundo ela, o problema é que a pessoa acaba criando expectativas muito grandes para esse dia e pode acabar se descontrolando, passando a comer compulsivamente e, consequentemente, perdendo os resultados conquistados até aquele momento. "Além disso, há um risco desse dia se estender, por exemplo, por todo o final de semana”, alerta.

O dia do lixo pode ser especialmente prejudicial para pessoas que já sofrem de compulsão alimentar, pois o alto consumo de calorias de uma vez só pode ser um gatilho para o transtorno.

“O mesmo vale para pessoas que estão tentando, por exemplo, reduzir o consumo de açúcar, já que a ingestão de grandes quantidades da substância em um dia pode gerar um efeito rebote no organismo, com a reativação dos mecanismos de recompensa ligados ao ingrediente e o retorno do desejo por doces no dia seguinte”, explica a médica.

“Além disso, esses grandes desvios da dieta no início do emagrecimento podem atrasar a perda de peso, o que pode desestimular algumas pessoas a continuarem no processo”.


A médica ainda ressalta que até o termo “dia do lixo” é problemático, pois faz com que as pessoas construam uma relação errada com a comida, na qual certos alimentos passam a serem vistos como vilões.

“E essa prática é prejudicial porque moraliza o que você come de maneira que pode ser aplicada a si mesmo, fazendo com que você se sinta bem ou mal com base em suas escolhas alimentares. Isso pode causar um sentimento de culpa que te leva a consumir mais calorias do que você consumiria caso saboreasse um alimento sem se sobrecarregar emocionalmente”, diz a médica. “É necessário entender que nenhum alimento isoladamente será a cura nem a culpa de algum problema”, acrescenta.

As pausas na dieta, ressalta a nutróloga, são realmente necessárias, pois, além de facilitarem o processo de reeducação alimentar, ajudam a combater o efeito platô.

“Após um emagrecimento considerável, é comum que o organismo reduza o gasto calórico e ocorra uma diminuição na perda de peso, o que é conhecido como efeito platô. Logo, aumentar a ingestão calórica e, em seguida, reduzi-la novamente fará com que o metabolismo permaneça acelerado mesmo com uma menor ingestão de alimentos, promovendo assim perda de peso”, destaca a nutróloga.

O melhor é que, ao invés de comer uma grande quantidade de alimentos hipercalóricos e pouco nutricionais durante um único dia, você evite adotar dietas tão restritivas e permita-se realizar refeições agradáveis em pequenas quantidades ao longo dos dias.  “Você pode, por exemplo, escolher uma refeição da semana para consumir com moderação qualquer alimento, o que, ao contrário de uma atitude de tudo ou nada, auxilia na realização de boas escolhas alimentares e torna possível ter comida que agrade ao seu paladar, enquanto ainda perde peso”, recomenda a dra. Marcella Garcez.

fonte: https://lifestyle.r7.com/






Você é aquela pessoa que sempre busca uma desculpa para aquele chamado “dia
do lixo”? Finais de semana, férias, datas comemorativas...
Em um ano temos 365 dias, sendo 54 sábados e 54 domingos, somando um total
Eu lhe convido nesse vídeo a fazer um cálculo: de 108 dias.
Se você costuma tirar 30 dias de férias no ano, teremos 257 dias menos 30,
Dessa forma, ao subtrairmos esses 108 dos 365 dias, temos 257 dias. sobrando então, 227 dias.
Dessa forma, subtraindo os 15 dias dos 227, teremos
Agora se pensarmos no Natal, Ano Novo, jantares de confraternização, podemos considerar cerca de 15 dias. 212 dias.
E claro, não podemos nos esquecer dos aniversários de familiares e amigos, Dia
Além disso, quando pensamos nos feriados como Carnaval e Páscoa, temos um total de 15 dias também. Dessa forma, 212 dias menos 15 dias, nos darão um total de 197 dias.
Assim, ao dividirmos 177 dias por 365, teremos , cerca da metade do ano dando desculpa para não nos alimentarmos da forma correta!
dos Pais, Dia das Mães e entre outras datas especiais, que podem contabilizar cerca de 20 dias no ano, sobrando assim 177 dias (197 dias – 20 dias). E essas datas não são justificativa, pois a partir do momento que você decide
mudar seus hábitos de vida e alimentares, conseguirá fazer escolhas saudáveis, mesmo diante de preparações inadequadas nessas datas especiais!

Encaminhe esta reflexão para aquela pessoa querida que você conhece!









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