Veja dicas de ouro para economizar na conta de luz.



Você sabia que no inverno o consumo de energia elétrica sobe bastante, e o impacto na sua conta pode ser grande? Mais tempo no banho (que costuma ser mais quente), aquecedores de ambiente, secadoras de roupa, secadores de cabelo etc. Com tudo isso, como economizar luz?
Com a casa mais fechada nessa época do ano, e dias mais cinzentos, é comum deixar as luzes acesas por mais tempo.
Para auxiliar as famílias a manterem o consumo regular de suas residências – mesmo em dias frios – o Instituto Akatu, ONG que atua pelo consumo consciente, preparou algumas dicas para economizar energia, para que a população aprenda a combater o desperdício no seu cotidiano, sem perder o seu conforto.
Dicas para economizar energia:
Lâmpadas: substitua as incandescentes e fluorescentes pelas de LED. Você sabia que uma LED dura em média 16 anos, cinco vezes mais que uma lâmpada fluorescente compacta? Isso significa que, em um período de 16 anos, será necessário trocar as lâmpadas de LED apenas uma vez, contra cinco trocas das lâmpadas fluorescentes.
Luzes: ao sair de um ambiente, não se esqueça de apagar a luz. Além de economizar energia elétrica, esse hábito ajuda a esticar a vida útil das lâmpadas.
Banhos: evite demorar no banho. Segundo o Instituto Akatu, se cada brasileiro diminuísse em apenas um minuto o seu tempo diário de banho no chuveiro elétrico, a energia economizada em um ano equivaleria a mais de 10 dias de operação da usina de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do Brasil, em sua geração máxima.
TV: não deixe o aparelho ligado à toa. Desligue também o computador, quando não estiver em uso. A recomendação é desligar o computador sempre que for ficar mais de 2 horas sem utilização. O monitor deve ser desligado a partir de 15 minutos sem utilizar.
Geladeira: evite abrir a porta do refrigerador à toa. Na hora de colocar ou retirar os alimentos, faça tudo de uma só vez. Não guarde alimentos e recipientes quentes na geladeira, pois isso aumenta o consumo de energia. Verifique se a borracha da porta da geladeira está em boas condições, pois ela isola o interior do refrigerador e evita maior consumo de eletricidade.
Máquina de lavar roupas: acumule o máximo de peças possível para usar a máquina de lavar. Isso ajuda a economizar energia e água.
Ferro de passar roupas: procure dispensá-lo quando possível. Algumas peças ficam em perfeitas condições de uso, quando penduradas adequadamente ao secar. Se preferir usar o ferro elétrico, junte o máximo de roupas para passar de uma só vez. Isso auxilia na economia de energia elétrica.
Secadora de roupas: observe atentamente o ciclo correto de secagem para a quantidade de roupas colocadas na máquina, para que o tempo de uso seja o mais curto possível.
Eletrodomésticos em geral: ao comprar um eletrodoméstico, procure o selo Procel ou etiqueta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indica os mais econômicos.



Para saber mais:
Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica
http://www.aneel.gov.br/



Postar um comentário

0 Comentários