Como evitar o mofo na sua casa





A vida urbana traz vantagens e desvantagens. As aglomerações de prédios nas grandes cidades geram problema de ventilação e de entrada de sol nas casas e apartamentos, permitindo assim a criação de mofo em armários e closets, estragando roupas, lençóis e sapatos. O mofo é decorrente da umidade e da falta de ventilação. Também conhecido como bolor, é um tipo de fungo que se espalha sobre superfícies e ataca vários tipos de materiais, como tecidos, revestimentos, madeiras, couro e também alimentos, principalmente os que contêm fermentos, como pães, biscoitos e bolos.
O mofo é prejudicial à saúde, pois causa irritação das vias aéreas e pode se tornar um problema alérgico. Por isso, toda atenção é pouca ao lidar com esse problema.
Veja abaixo algumas dicas:
-Não instalar armários onde haja encanamentos de água. Pequenos vazamentos são comuns em toda coluna de água, e mesmo que ocorra em andares superiores, podem atingir com umidade os andares mais baixos e afetar armários e closets.
-O móvel que ficar encostado em paredes internas pode ser forrado com fórmica ou outros materiais resistentes à umidade. Nesses casos, um material não recomendado é o MDF, pela sua baixa resistência à água. Por outro lado, pode ser utilizado sem receio o compensado naval, ou "tecpainel", um material mais resistente e disponível em chapas que são recortadas conforme as necessidades do projeto.
-Impermeabilizar paredes é outro processo que pode assegurar um nível de proteção extra à umidade e à consequente formação de mofo. Revestimentos externos, como pastilhas ou ladrilhos, também auxiliam, impedindo a passagem de umidade para a parte interna da casa.
-Manter janelas e portas de cômodos e armários abertas, permitindo ventilação regular e entrada de luz, retirar periodicamente roupas e calçados e deixá-los expostos ao sol e vento é algo que também contribui para prevenir a formação de mofo, uma vez que fungos geralmente se proliferam em lugares úmidos e escuros.
-Existem ainda produtos "secantes" que, para usar, basta remover a sua película protetora e colocá-los em pontos estratégicos, como dentro de armários, sapateiras e outros locais sujeitos à formação de mofo. Esse produto absorve a umidade e previne contra o surgimento de fungos.
-Tintas antimofo também são úteis para a prevenção, pois não absorvem a umidade. Buscar o auxílio de um especialista em organização doméstica ou arquiteto de interiores pode ser também muito útil, no sentido de obter dicas de soluções para problemas específicos da residência. Com um pouco de cuidado no dia a dia pode-se prevenir a ocorrência de mofo em casa e escritórios, evitando prejuízos e problemas de saúde em familiares e colegas de trabalho.
-Você pode utilizar os os absorventes de umidade em armários, guarda roupas, sapateiras para evitar o mofo em seus objetos. Para usar o produto, você precisa apenas retirar a tampa e o lacre de alumínio. Feito isso, tampe a embalagem novamente e o deixe agir. A troca deve ser feita quando a água atingir o nível indicado.



Postar um comentário

0 Comentários