5 receitas com mel que vão dar um up na sua saúde



mel é um dos ingredientes naturais mais valorizados desde a antiguidade devido às suas múltiplas aplicações culinárias e funções medicinais.

   Resultado de imagem para mel

Produzido por abelhas a partir da transformação de néctar de flores, possui propriedades antibióticas, antivirais e anti-inflamatórias e, ao ser absorvido no corpo, pode prevenir e tratar vários tipos de doenças.
Além disso, é ótimo para melhorar a digestão e proteger as células contra os efeitos das toxinas e dos radicais livres, pois é rico em enzimas e compostos antioxidantes. E pode ser facilmente combinado com outros ingredientes naturais para beneficiar ainda mais a saúde. Veja algumas receitas:

1. Solução para fortalecer seu sistema imunológico


Por suas propriedades antibióticas e antivirais, o mel é um bom complemento para acelerar a recuperação de doenças que ocorrem devido a um sistema imunológico fraco. Seus nutrientes aumentam a resposta dos mecanismos de defesa do corpo, facilitando o tratamento da gripe, resfriados e problemas urinários.

Como fazer

Despeje ½ xícara de mel de abelhas (167 g) em um recipiente resistente ao calor e aqueça em banho-maria por 5 minutos. Enquanto aquece, adicione o suco de 1 limão. Em seguida, remova a mistura com um utensílio de madeira e deixe descansar em temperatura ambiente. Consuma 1 colher de estômago vazio, pura ou diluída em água morna. Em caso de infecção, consuma até três vezes ao dia.

2. Remédio para digestão


Essa mistura de mel com gengibre é indicada para quem tem inflamação e dor abdominal ou problemas de digestão. Ambos os ingredientes possuem propriedades digestivas e anti-inflamatórias, que são capazes de acelerar a recuperação de vários problemas de estômago.

Como fazer

Ferva 1 xícara de água (250 ml) e adicione 1 colher de chá de gengibre ralado (5 g). Desligue, deixe repousar por 10 minutos e adicione então 2 colheres de sopa de mel (50 g). Beba uma xícara após o primeiro sinal de problemas no estômago. E siga tomando duas vezes ao dia.

3. Remédio para dores de cabeça

Devido às suas propriedades relaxantes e analgésicas, o mel pode ser útil para reduzir as dores de cabeça. Neste remédio, suas propriedades ficam ainda mais intensificadas com o uso do cravo, um ingrediente que melhora a circulação e reduz a inflamação.

Como fazer

Aqueça 1 xícara de mel de abelha (335 g) em banho-maria e adicione 10 dentes de cravos. Despeje em um recipiente, deixe por 24 a 48 horas e, depois, dilua algumas colheres em 1 xícara de água (250 ml) quente. Beba quando tiver dor de cabeça ou dor muscular, por até duas vezes ao dia, se necessário.

4. Remédio para desintoxicar o corpo


Resultado de imagem para mel

As enzimas e antioxidantes no mel são úteis para promover a eliminação de toxinas que se acumulam no sangue, otimizando a função dos órgãos excretores e reduzindo o risco de danos celulares.

Como fazer

Aqueça 1 xícara de água (250 ml) e adicione 1 colher de mel de abelha (25 g) e 2 colheres de chá de vinagre de maçã (10 ml). Mexa bem até que tudo esteja completamente diluído. Beba com estômago vazio por no mínimo duas semanas seguidas.

5. Remédio para cólicas menstruais

O poder relaxante e anti-inflamatório do mel combina com as propriedades antiespasmódicas da canela. Juntos, eles fazem um remédio alternativo contra cólicas.

Como fazer

Ferva 1 xícara de água (250 ml) e adicione ½ colher de sopa de canela em pó (5 g) e 1 colher de sopa de mel (25 g). Beba quente dois ou três dias antes do período menstrual.
Para obter bons resultados com esses remédios naturais, é importante se certificar de que o mel utilizado é 100% orgânico. Embora alguns industrializados tenham um sabor semelhante, a qualidade e as propriedades nutricionais são reduzidas.


Veja também:



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code