Alternativas para substituir o Fermento Químico



Se você quer descartar o uso de fermento transgênico ou se você notou que o fermento acabou, bem na hora que is fazer o bolo, estas informações serão muito úteis. Até porque os ingredientes que usamos, para este caso, geralmente temos em casa. Geralmente utilizamos o Bicarbonato de Sódio e um ingrediente ácido. Veremos, a seguir,as combinações possíveis:

Bicarbonato + Suco de Limão ou Vinagre

Usei estas combinações no preparo de Pães de Aveia e Batata-doce. O legal é que os ingredientes ácidos não alteram o sabor dos pratos.
A quantidade de vinagre ou do suco de limão deve ser sempre o dobro da quantidade de bicarbonato utilizada na receita. Assim, se utilizei 1/2 colher de chá de bicarbonato em minha massa de pão, devo acrescentar 1 colher de chá do ingrediente ácido. Lembrando que devem ser misturados separadamente, e só na hora de ir ao forno, é que devem ser juntados.

Bicarbonato + Iogurte Natural ou coalhada


Utilizei a combinação bicarbonato e iogurte natural para fazer um Bolo Pão de Queijo. E realmente ficou muito bom. Acredito  que também possa ser utilizada em massas doces que levem leite. 
A proporção entre os ingredientes para que aja fermentação é a seguinte: para cada 1/2 colher de chá de bicarbonato, utilize 1 copo (200ml) de iogurte natural ou coalhada.

 Bicarbonato + Melado de Cana
Esta combinação é ideal para receitas doces, mas tive dificuldade em achar o Melado nos mercados locais. Encontrei-o em uma loja de produtos naturais e artesanais. Como não costumo usá-lo, fiquei curiosa e fui pesquisar sobre ele. Descobri que é produzido a partir do refinamento da cana-de-açúcar., e é uma excelente fonte de ferro. Apresenta até cheiro e sabor semelhante aos xaropes que suplementam este importante mineral. Pode ser utilizado em substituição ao açúcar, então se for utilizá-lo em suas receitas doces, muita atenção a  este detalhe. 

Utilizei esta combinação em um bolo de Farinha de coco e cacau. E o resultado foi surpreendente. O bolo ficou tão fofinho quanto os que faço com fermento químico.  Deve ser utilizado na seguinte proporção: Para cada 1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio, utilize duas colheres de sopa de melado.

Recomendações Importantes
A proporção do bicarbonado varia de acordo com a quantidade de fermento químico que você, geralmente, utiliza em suas receitas. Como é mais potente, você deve acrescentar 1/4 da quantidade de Bicarbonato, tendo como referência a quantidade de fermento que você usaria na receita. Por exemplo, se você usa 1 colher de chá de fermento químico, você utilizará 1/4 de colher de chá de Bicarbonato na preparação desta mesma receita. Porém, a quantidade do ingrediente ácido varia.
Como todos os ingredientes ácidos que testei são líquidos, é preciso também ter o cuidado para separá-los enquanto prepara a receita. Como acontece com o fermento químico, quando juntamos o bicarbonato ao ingrediente ácido a reação de fermentação tem início, e se não for, em pouco tempo, estimulada pelo calor (levar o preparo ao fogo), a  reação de crescimento não será eficiente. Por isto, o ideal é que separemos os ingredientes secos dos líquidos, juntando-os apenas quando for levar ao forno.


Veja 

                   Como fazer Fermento Natural





Postar um comentário

0 Comentários