Cuidando das orquídeas no verão


Orquídeas costumam ser flores tropicais, mas isso não as eximem de cuidados específicos. O verão é uma período ao mesmo tempo quente e úmido na maior parte do Brasil, e por mais que o habitat dessas flores seja exatamente assim, cuidar das orquídeas requer atenção a detalhes essenciais ao bem estar de tão belas flores.



Flor Blackthorn, Primavera, Planta


Cuidado com as regas!

O nosso verão chuvoso deixa o substrato onde a orquídea está fixada mais úmido do que o habitual. O excesso de água apodrece a raiz e isso pode matar a planta. Observe o substrato regularmente: sinta a umidade da terra antes de regá-la. Se estiver úmido o suficiente – e por suficiente entenda-se “minha pele pode sentir a umidade” – não é necessário molhá-la. Só regue caso a terra esteja seca, e ao fazê-lo, molhe o substrato até que a água verta por baixo do vaso.

Orquídea, Rosa, Flora, Flor


Como adubar a orquídea?

O reforço na adubação é feito no verão, período onde as orquídeas vicejam mais e necessitam de mais nutrientes para que isso aconteça. Escolha bem os fertilizantes. Prefira os adubos orgânicos, como a torta de mamona ou o bokashi e obedeça a quantidade recomendada à risca, pois assim como o excesso de água, o excesso de fertilizantes pode matar a flor.
Cuidado ao colocar o adubo. Não o coloque perto do bulbo, ele pode ser “queimado” já que essa parte da orquídea é sensível. O fertilizante deve ser posto para ser liberado aos poucos e continuamente. Peça ajuda a um profissional e guarde suas dicas.

Orquídea, Purple, Flor, Bloom, Violeta


Trocando o vaso

Você pode usar quaisquer vasos, de quaisquer materiais, dependendo do seu orçamento e da disponibilidade. Contudo, recomenda-se o uso de vasos de barro. São mais caros, mas conseguem reter umidade com maior eficiência e ajudam a raiz a respirar e absorver melhor os nutrientes graças à porosidade do material do vaso.
Troque o vaso quando a orquídea claramente estiver com ramos muito proeminentes e/ou as raízes não couberem mais fisicamente dentro do antigo recipiente. Se o substrato não estiver mais sendo drenado de forma adequada, também é hora de trocar o vaso.

Resultado de imagem para orquídeas

A orquídea e a poda

Quando for podar a orquídea, seja para fins estéticos ou para realizar a troca de recipiente, use uma tesoura própria para isso, e DEVIDAMENTE ESTERILIZADA. Use o fogo do fogão ou um maçarico, se tiver. Deixe esfriar naturalmente (jamais use água para esfriar a tesoura) e use-a. Se for podar outra orquídea ou quaisquer plantas, repita a operação.
Use canela em pó nos locais onde a flor foi podada ou teve as folhas retiradas. A especiaria tem ação cicatrizante natural.

Resultado de imagem para orquídeas

As pragas e doenças

Orquídeas são flores muito resistentes a esses vetores, mas isso não significa que sejam imunes, ainda mais em um ambiente propício para a proliferação deles. As temidas cochonilhas devem ser removidas à mão, com água corrente e com o auxílio de uma esponja macia. Pulgões podem ser eliminados com uma emulsão de água e detergente ou com sabão de coco. Nada impede que se utilizem inseticidas à base de água, mas seja cuidadoso.

Phalaenopsis Híbrido Com Botões

A iluminação e o ambiente

O sol é inclemente durante os meses de verão, mas quem cuida e gosta de orquídeas já sabe: elas preferem ambientes á meia sombra. Escolha bem o local onde as flores ficarão; organizar um “orquidário” caseiro é mais fácil do que parece, bastando saber os locais de sua residencia onde há maior ou menor incidência de raios solares e ventos multo fortes.


Orquídeas, Fundo De Flores Brancas



Orquídeas, Flores, Flor, Violeta Branco