Massagem cardíaca




Procedimento simples, que não exige mais a respiração boca a boca, pode ser ensinado a crianças a partir dos 9 -10 anos. Médico do HCor fala sobre as manobras que evitam a morte por parada cardíaca. Assim como é difícil encontrar alguém que não saiba andar de bicicleta, seria ideal que a mesma condição valesse para a massagem cardíaca (procedimento de primeiros socorros usados em casos de parada que costuma salvar vidas). "A manobra é simples até crianças, na faixa dos 9 -10 anos, aprendem a fazer, principalmente em outros países. No Brasil, precisamos de mais programas para educar a população leiga", defende o cardiologista Hélio Penna, do HCor- Hospital do Coração, em São Paulo.

Estimativa do Ministério da Saúde traz dado preocupante: o número de atendimentos relacionados a infartos no SUS subiu 70% de 2000 a 2009, indo de 40.143 para 68.538. "Neste tipo de ocorrência, se a vítima não receber ajuda em até oito minutos, a chance de sobreviver não passa de 15%. Por outro lado, ao receber a massagem, a chance aumenta para quase 50% até a chegada da equipe de socorro", destaca.

Para simplificar a vida da população leiga, em 2010, a Associação Americana do Coração divulgou novas diretrizes para a RCP (Reanimação Cardiopulmonar). Não é mais necessário incluir a respiração boca a boca - procedimento que nem todas as pessoas gostam de fazer, ainda mais em desconhecidos.

Segundo o cardiologista, pesquisas apontaram que os índices de sucesso da massagem são tão eficientes quanto do procedimento com a respiração boca a boca e ainda há outra vantagem, ganha-se mais tempo. "É uma forma de manter o ritmo cardíaco, não deixar que ele seja zerado - situação irreversível na hora em que o socorro médico chegar. O leigo se dedica a fazer uma massagem da forma mais correta possível e não se distrai ao se preocupar também com o boca a boca."

Mas quais os efeitos da RCP no organismo? Os movimentos, esclarece o Dr. Hélio, servem para retomar a circulação sanguínea e garantir que o oxigênio esteja indo do coração ao cérebro, situação que é interrompida quando o órgão para. "Essa falta de oxigênio pode causar sequelas graves no paciente, como problemas ao falar, andar, por exemplo ", explica.

Veja como fazer a massagem cardíaca para a reanimação cardiopulmonar:

- 1º Passo: Certifique-se de que o lugar seja seguro para você e para fazer o atendimento.

- 2º Passo: Confirme o nível de consciência da vítima, veja se está acordada e questione se está bem.

- 3º Passo: Peça imediatamente ajuda. Os serviços de emergência e locais públicos possuem o DEA (Desfibrilador Externo Automático), que poderá ser usado.

- 4º Passo: Veja se a pessoa tem algum sinal de vida, se respira. Recline a cabeça dela, levantando levemente o queixo para cima. Chegue próximo ao rosto e sinta se há respiração, mesmo que espaçada. Se não houver, comece a "massagem cardíaca".

- 5º Passo: Conhecida no termo médico como compressão torácica, a "massagem cardíaca" deve ser realizada no meio do peito (entre os dois mamilos), com o movimento das mãos entrelaçadas (uma em cima da outra) sob braços retos, que devem fazer ao menos cem movimentos de compressão por minuto, de forma rápida e forte. Para saber o tempo certo a cada procedimento, use o compasso da música "Stayin`Alive", sucesso do grupo Bee Gees, nos anos 70, clássico do filme "Embalos de Sábado À Noite", com John Travolta.

O Dr. Helio ainda dá uma dica: "Não espere mais de dez segundos para começar a compressão e faça até o resgate chegar, sem qualquer interrupção. Como pode exigir esforço físico, poderá revezar com outra pessoa, mas mantendo o ritmo". Na literatura médica, há casos em que pacientes receberam massagem por 40 minutos e conseguiram sobreviver. "Isso prova como a ajuda das pessoas leigas pode ser essencial para salvar vidas", finaliza.


Resultado de imagem para MASSAGEM CARDÍACA


Resultado de imagem para MASSAGEM CARDÍACA



Resultado de imagem para MASSAGEM CARDÍACA





Resultado de imagem para em caso de parada cardiaca chame o samu