7 formas de demonstrar o seu amor para o seu gato

By Leila Maria - janeiro 19, 2017



Brinque com ele

Apesar de não serem tão brincalhões como os cães, os gatos também precisam de uma dose de brincadeira e diversão por dia, sobretudo quando são filhotes. Verá que em alguns momentos pode começar a correr de uma ponta da casa à outra ou pode miar pedindo-lhe atenção e, será nesses momentos que deverá prestar-lhe atenção e brincar com ele.
Embora sejam muito independentes, eles também precisam de passar bons momentos consigo, não deixe ele brincar sempre sozinho com os seus brinquedos ou o arranhador e, dedique um tempo por dia a prestar-lhe a atenção que está pedindo. Eles precisam de interagir consigo, por isso não lhe negue isso!
Brinque com ele

Deixe-o relaxar

Mas o fato de gostarem de brincar um pouco não significa que o queiram fazer o dia todo. Lembre-se que são animais muito calmos que gostam de se deitar ao sol, de se higienizarem, dormir e estar deitados sem fazer nada mais que relaxar. Por isso, não o aborreça com jogos nem com demasiados movimentos durante todo o dia. Além disso, se o quer incentivar a brincar nunca o deve fazer com gritos ou golpes bruscos.
O que deve fazer é colocar a mão à frente do focinho e observar a sua reação, se começar a brincar é porque tem vontade de um momento de diversão, mas se não fizer nada é porque quer descansar.
Deixe-o relaxar

Controle a sua alimentação

Estes animais não comem 2 ou 3 vezes por dia, como os cães, o normal é que façam entre 10 a 12 refeições ao longo do dia, comem pequenas quantidades para saciar o seu apetite mas nunca se chegam a encher por completo. Assim se quer demonstrar o seu amor para o seu gato, é imprescindível que tenha em conta que precisa ter sempre água e comida à sua disposição. Por isso, se vai sair de casa, confirme antes se tem o seu comedouro cheio com algo para comer e de beber para poder satisfazer as suas necessidades.
Também é recomendável ter em conta os alimentos que gosta mais ou se há alguma guloseima para gatos que seja a sua perdição. Além disso, recomendamos que de vez em quando o premie com estes sabores deliciosos que ele gosta tanto. Tenha em conta tudo o que é prejudicial para o animal, pois há certos alimentos que são tóxicos para ele. 
Controle a sua alimentação

Proporcione-lhe um ambiente seguro

De certeza que já reparou mais de uma vez que os gatos estão muito alerta a qualquer barulho ou movimento que se realizem ao seu redor. São animais muito ágeis mas, também muito nervosos, por isso se quer que ele viva em um ambiente calmo e esteja bem consigo deve proporcionar-lhe um sítio seguro para viver. Para isso, deve colocar a sua cama em um sítio calmo no qual se sinta protegido (debaixo da mesa, por exemplo, é uma boa ideia), também pode colocar a sua caixa de areia numa zona afastada da passagem de pessoas onde possa estar relaxado a fazer as suas necessidades.
Outra dica que fará com que o seu gato se sinta bem consigo é que, cada vez que o quiser pegar, se baixe à sua altura e aí pegue nele. Pense que se ele não o vir é muito provável que se assuste cada vez que quer pegar nele, além disso com o seu tamanho alto estará se impondo muito mais do que se estiver ao seu nível.
Proporcione-lhe um ambiente seguro

Tenha em atenção a limpeza

Outra forma de demonstrar ao seu gato o seu amor por ele é mantendo o ambiente limpo e arrumado. Pense que são animais muito higiênicos e que passam a maior parte do dia se limpando e higienizando, por isso tente respeitar esse instinto natural e mantenha em perfeitas condições espaços como a sua caixa de areia ou o arranhador.
Não precisa de mudar a areia da sua caixa todos os dias, fazê-lo uma vez por semana será suficiente, mas é necessário limpar diariamente as fezes que o animal depositou, isso ajudará a reciclar a areia e a garantir que está em perfeitas condições. O seu gato irá agradecer.

Tenha em atenção a limpeza

Mime-o

Os gatos também precisam de muitos mimos e carícias mas nem sempre. Sentirá quando tem vontade de lhe prestar atenção porque irá procurá-lo, deitar-se à sua frente de barriga para cima, se esfregar contra si, etc. É importante que quanto vir estas atitudes no felino comece a acariciá-lo e a dar-lhe carinho.
Além disso, tenha em conta que quando um gato o lambe, este é um dos sinais de mais afeto que lhe pode dar pois está tratando você como se fosse um membro da sua família e que tem de cuidar de você também. É uma das melhores demonstrações de amor que o animal lhe pode dar.

Mime-o

Não o castigue, dê-lhe recompensas positivas

Os gatos podem ser adestrados pois podem aprender diferentes conceitos, como por exemplo não subir para o sofá, não arranhar os móveis, não urinar fora da caixa de areia, etc. É importante começar a adestrá-lo quando ainda é filhote, para assim crescer com os conhecimentos mas o método para o ensinar nunca deverá ser com gritos nem agressividade, muito pelo contrário.
Se o animal fizer alguma coisa de mal, diga-lhe um "Não" firme e não lhe preste atenção durante um tempo. Quando vir que corrige a atitude é quando deverá se aproximar dele, premiá-lo com uma guloseima e dar-lhe carinho, desta forma entenderá o que quer dizer e não o assustará. 
Não o castigue, dê-lhe recompensas positivas
Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a levar o seu animal de estimação ao veterinário caso apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.



Gato, Ressaca, Vermelho, Bonito, Cavala


Gato Doméstico, Ressaca, Adidas




Gato, Gatinho, Árvore, Verde, Verão

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários