Como Impermeabilizar Tecido com Papel Contact

By Leila Maria - novembro 08, 2016






Como Impermeabilizar o Tecido


Antes de tudo é necessário lembrar que existem várias técnicas para impermeabilizar o tecido, com produtos químicos ou mesmo receitas caseiras. Essa é só mais uma técnica, que pode trazer muitas vantagens para o seus trabalhos. Garantimos que vale o teste, pois o resultado é muito legal!
Vamos aos passos…


  • Material Necessário
  • Tecido de algodão
  • Papel Contact
  • Tesoura
  • Ferro quente
Corte o papel contact no mesmo tamanho do tecido
1)      Primeiramente, é preciso preparar o tecido que será impermeabilizado. Para isso, coloque-o em uma superfície plana. Com o ferro na temperatura média, passe o tecido para que ele fique bem liso.
2)      Feito isso, recorte com a tesoura o papel contact no mesmo tamanho do tecido escolhido. Use a parte de trás do contact como guia para o corte; provavelmente ela será inteiramente quadriculada e facilitará esta tarefa.
Cole o papel contact no tecido
3)      Após recortar o contact, separe a camada adesiva e cole-a no lado de cima do tecido. Não jogue fora a camada não adesiva do papel contact, ela será usada no próximo passo.
Passo o ferro
4)      Posicione a camada quadriculada em cima do tecido, onde foi aplicado o contact. Esquente o ferro a uma temperatura media e comece a passar o tecido, bem em cima do papel não adesivo do contact.
Dica: esse é um processo de tentativa e erro até você encontrar a temperatura ideal para passar. Se necessário coloque um tecido sobre a peça para passar, assim o risco de dar errado é menor.
5)      Não pressione muito o ferro ao passá-lo e faça movimentos contínuos por toda a superfície do tecido (não pare o movimento). Assim o contact não irá derreter.
Atenção: nunca passe o ferro diretamente sobre o contact, pois isso irá derreter o plástico, que irá grudar no ferro!
Vire o tecido do avesso e passe o ferro novamente
6)      Retire a camada de papel quadriculado e vire o tecido do avesso. Passe o ferro novamente, da mesma forma ensinada anteriormente.
O tecido já está impermeabilizado
7)      Seu tecido impermeabilizado com contact já está pronto!
Você vai perceber que o tecido de algodão fica um pouco mais firme, mas sem perder a maleabilidade. O tecido adquire um certo brilho pois o contact agora está aderido.
Você mesma pode realizar o teste em casa e vai perceber que o tecido se torna impermeável, assim como os que já são comprados dessa forma. Agora você já pode produzir vários tipos de artesanato com um ótimo tecido impermeável feito por você.



  • Share:

You Might Also Like

0 Comments