Apoie esta ideia









Movimento de Promoção e Assistência Social Sopão Mineiro
entidade filantrópica reconhecida como utilidade pública Municipal, Estadual e Federal, inscrita no CNPJ sob o número 38.731.899/0001-95, com sede à Rua Serpentina numero 62, Bairro Carlos Prates, vem mostrar um pouco da instituição.
O Sopão surgiu em maio de 1980. Era um grupo liderado por jovens que
 distribuíam sopa para as pessoas carentes que viviam nas ruas. Grande parte dessas pessoas era católica e moravam na região do bairro Barroca. Ganharam uma Kombi de um empresário. O trabalho continuou no anonimato, funcionando de forma improvisada durante 12 anos.
Segundo Sr. José Gomes Soares – colaborador do Sopão há 15 anos – foi só em 1992 que o grupo entendeu que a partir do momento em que fosse registrada como entidade seria mais fácil a captação de recursos junto a prefeitura, ao estado e as autoridades governamentais. Foi aí que surgiu o “Movimento de Promoção e Assistência Social Sopão Mineiro”.
O grupo cresceu, organizou-se melhor. Houve a ideia de ampliação do projeto. Começaram ajudar gestantes. A prefeitura propôs-se a ajudar nesse projeto desde que fossem ministradas palestras às gestantes para que as conscientizassem do papel de mãe. Dessa forma, após as palestras, as gestantes recebiam o enxoval completo do bebê. Isso funcionava como fortes estímulos para que participassem das palestras.
Acrescentaram ao projeto da sopa e das gestantes apoio aos moradores de rua (mendigos). A prefeitura sugeriu que fosse feito o recolhimento e higienização dos mendigos doentes para que posteriormente fossem levados para o hospital. Com o apoio da prefeitura compraram uma ambulância. Alugaram uma casa no bairro Carlos Prates, onde funciona a sede. É Para a sede que são levados os mendigos para o processo de higienização e onde são ministrados os cursos para as gestantes.
Há mais ou menos 03 anos a prefeitura procurou a entidade para que trabalhassem no projeto de desospitalização de pacientes psiquiátricos. São acolhidos em residências terapêuticas perto da sede, onde acontece um trabalho de reintegração dos pacientes junto à sociedade. É o SRT – Serviço Residencial Terapêutico – que é monitorado pelos profissionais da área de saúde da prefeitura. 

Hoje o Sopão Mineiro desenvolve 4 programas sociais distintos, de grandes benefícios para a população de rua de BH e região metropolitana, contando com apoio parcial da prefeitura. 
Venha conhecer o Sopão Mineiro e fazer parte de uma equipe que hoje conta com um pequeno número de voluntários, que realizam mais de 2500 atendimentos por mês. Venha ajudar ao próximo e prepare-se, pois você irá receber muitos sorrisos e recompensas generosas, expressas através de carinho e muita gratidão.

Resultado de imagem para sopão mineiro bh


Localização

Rua Serpentina, n.62 - Bairro Carlos Prates - 30.710.050 - Belo Horizonte - MG Tel.: (31) 3272-3998 
CNPJ: 38.731.899/0001-95 :: E-mail: contato@sopaomineiro.org.br




Resultado de imagem para Movimento de Promoção e Assistência Social Sopão Mineiro