Chá de Folha de Maracujá - Para Que Serve, Benefícios e Como Fazer





Para que serve – Benefícios do chá de folha de maracujá 

– Propriedades diuréticas
As folhas de maracujá são ricas em substâncias que possuem efeito diurético, ou seja, que promovem a eliminação de líquidos do organismo por meio da urina, o que pode ser útil para combater a retenção de líquidos.
Porém, vale a pena registrar aqui a importância de tomar cuidado para não consumir o chá de folha de maracujá em excesso e correr o risco de eliminar água demais do corpo, tendo chances de sofrer uma desidratação.
Calmante natural
As folhas de maracujá também possuem substâncias conhecidas por atuarem como calmante natural. O chá de folha de maracujá é indicado para auxiliar o tratamento contra a insônia porque provoca o relaxamento e combate a excitação nervosa.
Além disso, a bebida também pode ser utilizada para contribuir com o tratamento da ansiedade.
– Saúde feminina
A bebida pode beneficiar as mulheres que se encontram no período da menopausa porque ameniza os calores e as alterações de humor que podem aparecer durante essa época.
– O chá de folha de maracujá emagrece? 
Como vimos acima, a bebida ajuda a combater a retenção de líquidos no corpo. Isso significa que o chá de folha de maracujá também pode ajudar a eliminar o inchaço, que dá a aparência de que o corpo está mais cheinho.
Isso porque uma das características da retenção de líquidos no corpo é justamente o aparecimento do inchaço.
Além disso, também já vimos que o chá de folha de maracujá pode ajudar em relação à ansiedade. Em termos de emagrecimento, isso pode ser útil para as pessoas que têm o hábito de comer excessivamente, principalmente alimentos cheios de calorias e açúcar como guloseimas e fast-food, quando a ansiedade bate para aliviar as emoções.
Porém, nada disso significa que o chá de folha de maracujá emagrece magicamente, apenas sugere que pode ser útil de alguma maneira para o processo de perda de peso.
Quem deseja emagrecer deve fazer isso de maneira saudável, contando com a ajuda de profissionais como médico, nutricionista e educador físico, seguindo uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva e praticando atividades físicas com segurança para promover o aumento do gasto de calorias por parte do corpo.

Como fazer chá de folha de maracujá 

Ingredientes: 
  • 4 folhas frescas picadas de maracujá ou 2 folhas desidratadas de maracujá;
  • 3 copos de água.
Modo de preparo:
  1. Colocar as folhas em uma panela com dois copos de água;
  2. Levar para ferver durante 10 minutos;
  3. Então, acrescentar mais um copo de água e deixar ferver até atingir uma quantidade de água correspondente a dois copos e meio de água. Coar e servir-se em seguida.
Caso for utilizar as folhas de maracujá secas e você mesmo for secá-las para fazer o chá, saiba que o indicado é que elas sejam secadas à sombra para que as suas propriedades medicinais sejam mantidas.
As folhas secas de maracujá são mais fortes do que as colhidas frescas, porém, as duas possuem substâncias que quando são hidrolisadas (alteradas pela água) podem fazer com que o chá torne-se tóxico.
A literatura indica que durante o preparo do chá, ao secar a água na hora de ferver, deve-se colocar mais água no bule ou panela e ferver um pouco mais o chá para a substância ir embora.
O ideal é tomar um chá logo após o seu preparo (não necessariamente tomar todo o conteúdo preparado de uma vez), antes que o oxigênio do ar destrua os seus compostos ativos. Um chá costuma preservar substâncias importantes até 24 horas depois do preparo, porém, depois desse período, as perdas são consideráveis.
Certifique-se ainda de que as folhas de maracujá que você utilizar no preparo do seu chá sejam de boa qualidade, de boa procedência, orgânicas, estejam bem limpas e higienizadas e não tenham a adição de nenhuma substância ou produto que possa prejudicar a sua saúde.

Outros cuidados com o chá de folha de maracujá

Para uma pessoa normal, recomenda-se tomar de uma a três xícaras de chá de folha de maracujá por dia e não ultrapassar o período de uma semana sem pausar o consumo da bebida.
Entretanto, recomenda-se conversar com o médico para assegurar que o chá não pode fazer mal, principalmente para os casos de crianças, adolescentes, idosos, mulheres que estejam grávidas ou amamentando e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição de saúde.
Não utilize o chá de folha de maracujá par auxiliar o tratamento de qualquer doença ou condição de saúde sem antes ser autorizado pelo médico e nem substitua o tratamento pela ingestão da bebida porque isso pode prejudicar gravemente a sua saúde.
Também é importante conversar com o médico para saber se o chá de folha de maracujá não pode interagir com algum medicamento, suplemento ou chá que você esteja utilizando.



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code