Misture mesa e cadeiras diferentes na sala de jantar e crie ambientes incríveis!

      Casa Aberta



É fácil se empolgar em comprar flores, quadros, velas e tantos outros itens menores para casa. Mas são os elementos maiores, como os móveis, que importam para a composição de uma decoração de interiores
O resto seria mesmo complemento – em alguns casos até supérfluo. Numa sala de jantar, por exemplo, não pode faltar mesa e cadeiras. E como escolher estas peças? Será que precisam combinar entre si? Ou não?
Seria essencial tentar responder estas questões antes de sair decorando a casa. Isso porque os itens escolhidos precisam ter um design, um estilo. 
Para que um ambiente pareça atraente, deslumbrante, é preciso planejar antes estes detalhes. E uma tendência muito atual que pode servir de guia para você é a da utilização de objetos diferentes – não idênticos – em composições decorativas.

mesa e cadeiras diferentes
Paula Gabriel

Afinal, será que tudo precisa estar combinando nas decorações para que os interiores residenciais pareçam bonitos, em harmonia? Talvez, seja a hora de você abandonar aquele conceito de ‘pares’ – par de criados-mudos, par de poltronas, par de abajures e mais. “Pensar fora da caixinha” pode ser o segredo das produções de alto nível, já pensou? Bem, use as dicas e imagens deste texto como fonte de inspiração!

mesa e cadeiras diferentes
Casa Aberta

O valor de um bom conjunto de mesa e cadeiras para decoração de sala de jantar

De nada adianta se esmerar em escolher bons revestimentos e luminárias, mas adquirir móveis ruins, desconfortáveis e de má qualidade para a sala de jantar. Em verdade, esse cômodo só estará completo, ajustado, com mesas e cadeiras
Agora, não se pode “ir pelo menor preço” nesta hora! Isso porque peças assim têm que ser resistentes, duradouras, bonitas e ergonômicas, ou toda a decoração planejada para o cômodo será comprometida.
Mas, qual é a moda atual em se tratando de móveis para sala de jantar? Bem, obviamente, ainda é válido investir em conjuntos prontos, em que todas as peças combinam e são vendidas juntas. 
Mas, a tendência adotada por muitos designers de interiores hoje em dia é criar cenários autênticos, personalizados de acordo com a história e o gosto dos clientes. E para isso eles têm apostado na mistura de peças!

mesa e cadeiras diferentes
Pietro Terlizzi

Não faz sentido se prender a ideia de usar mesa e cadeiras de um único estilo na sala de jantar. Talvez por medo, tem gente que só consegue aceitar ter um conjunto de móveis de design simples e tons neutros.
Só que o mercado possui uma quantidade enorme de opções – em formatos, cores, acabamentos e preços diferentes. Então, por que não tentar deixar a decoração do ambiente com mais personalidade?
decoração contemporânea está muito mais livre de paradigmas e regras! Já é aceitável misturar diferentes modelos de mesa e cadeiras numa única sala de jantar. Pense em tirar proveito desta ideia para criar algo totalmente único para a sua casa! 
Só lembre-se de que isso não deve ser um simples ajuntamento de peças. Quase tudo é praticamente permitido em interiores – quase. Certa dose de bom senso e bom gosto nunca é demais!

mesa e cadeiras diferentes

Como misturar mesa e cadeiras diferentes sem comprometer a harmonia da sala de jantar

A mistura mais comum feita de mesa e cadeiras em sala de jantar é uma mesa de um modelo com cadeiras de outro modelo ao seu redor. Outra opção muito utilizada em decorações de sala de jantar é ter cadeiras de vários modelos diferentes ao redor de uma mesa de outro modelo, mas tudo na mesma cor ou material. Repetindo, não é um simples agrupamento de peças. Existe uma coerência por trás de tudo!
Entre todas as peças escolhidas para a sala tem que haver algum elo, algo em comum que ligue suas imagens e harmonize o todo decorado – pode ser a cor, por exemplo. 
Muita informação diferente reunida pode ser demais! Então, o melhor é limitar a escolha em até três ou quatro estilos diferentes de cadeiras. E também limitar que suas alturas estejam mais ou menos no mesmo nível – principalmente o nível dos assentos.

mesa e cadeiras diferentes
Manoela Lustosa

É claro que a graça está mesmo no contraste – só não de proporcionalidade! Pequenas diferenças nas linhas, tonalidades, materiais e acabamentos já deve ser suficiente para deixar o cenário personalizado, atraente e descontraído. 
Em sua casa, você pode não só adotar uma mistura de cadeiras, mas cadeiras mais poltronas, ou cadeiras mais bancos individuais e compridos, tanto faz.

mesa e cadeiras diferentes
Cristina Nigro Malta

mesa e cadeiras diferentes
Ricardo Lopez


Se você tem receio de fazer algo errado, anote as seguintes dicas. Analise a sua sala de jantar para saber qual o estilo que predomina no ambiente. É partir deste referencial que se poderá ampliar a lista de itens mobiliários a serem comprados para sua casa.
Vá até as lojas e escolha a mesa candidata da área de jantar – com nas proporções e com o número de assentos que você julga necessário. Daí será a vez de escolher as cadeiras.

mesa e cadeiras diferentes
Dirlene Serrano

Pois cada cadeira, peça por peça, deverá “conversar” com a linguagem da mesa que você escolheu para a sua sala de jantar
Lembre-se que cadeiras modernas, a primeira vista, costumam parecer muito atraentes, mas podem não ficar bem com uma mesa em estilo clássico – ou pode surpreendentemente dar certo! Tudo será uma questão de tentativa e erro, que só quem domina o assunto entende! Na dúvida, converse com seu decorador!
mesa e cadeiras diferentes
Livia Dalmaso
mesa e cadeiras diferentes
Ana Yoshida


Claro que a palavra final quanto ao conjunto de mesa e cadeiras para sala de jantar será sempre sua! É possível misturar peça em acrílico com madeira, madeira com metal, metal com acrílico. 
Um jeito de não errar nesta miscelânea é escolher uma só cor na paleta para todas as peças. Assim, diminuem-se um pouco as diferenças e a combinação fica menos agressiva!
mesa e cadeiras diferentes
A1 Arquitetura

“O contexto da decoração deve ser considerado como um todo. Se o espaço onde a mesa será colocada tem muita laca, por exemplo, a mesa de madeira pode dar esse contraponto. Se tem muita madeira, pode variar com um tampo de vidro.”
“(cadeiras com encosto de palhinha) dão uma transparência e são bem atuais. A madeira traz mais aconchego e o vidro ainda mais leveza ao espaço.”
– disseram a arquiteta Cristina Morethson e a designer Carolina Becattini, em Estado de Minas.

mesa e cadeiras diferentes
Revista Viva Decora
mesa e cadeiras diferentes
Bruno Sgrillo Arquitetura

Percebeu como é possível compor uma decoração super bonita com mesa e cadeiras diferentes? Gostou da ideia? Observe as combinações pra lá de criativas exemplificadas nas ilustrações deste texto! E aposte nesta tendência você também!
Essas dicas de diferentes modelos de cadeiras e mesas para a sala de jantar foram criadas pela equipe Viva Decora.





Postar um comentário

0 Comentários