Camarão empanado crocante



Rendimento: 25 camarões empanados (2 porções grandes)
Tempo de preparo: 1:15 h
Camarões:
25 camarões médios ou grandes limpos
1/2 pimenta dedo de moça picadinha
1 dente de alho picadinho ou espremido
sal, pimenta do reino e páprica a gosto
Os camarões podem ser com ou sem o rabo. O bom de deixar o rabo é que você usa ele para colocar a mão na hora de empanar, daí todo o camarão fica empanado, mas o rabo, não. Tempere os camarões com os ingredientes acima, misture e deixe na geladeira enquanto faz a massa mole para tempura.
Massa mole para tempura:
1 ovo
160 ml ou 2/3 xícara de água fria
75 g ou 1/2 xícara de gelo
125 g ou 1 xícara de farinha de trigo
uma pitada de sal
Misture todos os ingredientes com o um garfo. Quando estiver empanando o camarão, misture a massa de vez em quando.
Como empanar camarão para ficar crocante e perfeito:
1. prato: farinha de trigo (cerca de 1/2 xícara)
2. tigela: massa mole para tempura (receita acima)
3. prato: panko* – farinha de rosca japonesa (de 1/2 a 1 xícara)
* À venda em mercearias japonesas, empórios e gôndolas de produtos japoneses em supermercados. Se você não encontrar, use farinha de rosca comum ou faça o seu próprio panko triturando torradas de pão. Um dos segredos do panko é que ele não é muito processado, ficam uns pedaços grandes de pão. Mas atenção: nada se compara ao panko, que é o ingrediente que dá mais crocância à receita.
Monte uma sequência de 4 pratos ou tigelas. O 1o. com farinha de trigo, o segundo com a massa mole para tempura, o terceiro com panko e o quarto, um prato vazio para você colocar os camarões empanados. Passe todos os camarões na farinha. Em seguida, um a um, apoie o camarão com um garfo (ou pegue pelo rabo) e mergulhe-o na massa mole para tempura, escorra um pouco e coloque-o sobre o panko. Com as mãos, envolva bem o camarão com o panko, em todos os lados, e então coloque-o no prato vazio. Repita até empanar todos os camarões.
Esquente uma panela grande. Adicione óleo de fritura para sobrar um ou 2 dedos acima da altura do camarão. Quando o óleo estiver bem quente, jogue um camarão para testar – ele deve começar a fritar imediatamente. Frite todos os camarões, virando de lado na panela para que ele frite de forma homogênea. Escorra em um prato forrado com papel toalha. Sirva com o molho japonês a seguir.
Molho japonês:
160 ml ou 2/3 xícara de molho de soja (shoyu)
80 ml ou 1/3 xícara de água
50 ml ou 1/4 xícara de mirin (vinagre de arroz)*
uma pitada generosa de dashi (cerca de 5g)**
1 colher de sopa de gengibre ralado ou picadinho
suco de 1/4 de limão
* À venda em supermercado comum. Se não encontrar vinagre de arroz, use 30ml de vinagre de vinho branco e o restante de água.
** É extrato do peixe bonito em pó, encontra-se à venda em mercearias japonesas, empórios e gôndolas de produtos japoneses em supermercados.
Leve shoyu, água e mirin para o fogo. Assim que ferver, desligue o fogo, acrescente dashi, gengibre e limão. Misture. Sirva os camarões com o molhinho à parte.
fonte-https://cozinhavibrante.com.br/






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem