Sintomas de contaminação por metais pesados

Sintomas dos 6 Principais metais pesados

Os 6 metais pesados que são mais perigosos para saúde são Mércurio, arsênio, chumbo, bário, cádmio e cromo. Saiba como identificar os sinais de contaminação de cada um deles:

1. Sinais de contaminação por mercúrio

A contaminação por mercúrio provoca:
  • Náuseas, vômitos, diarreia, aumento da pressão arterial e, a longo prazo, problemas nos rins ou cérebro, assim como, alterações na visão, audição e problemas de memória.
  • Fontes de contaminação por mercúrio: águas contaminadas com mercúrio, contato direto com mercúrio, contato com o interior das lâmpadas e pilhas e alguns tratamentos dentários.
Como evitar a contaminação por mercúrio é importante não consumir água e alimentos contaminados com mercúrio e deve-se trocar todos os objetos que possuem mercúrio na sua composição, especialmente termômetros e lâmpadas antigas.

2. Sinais de contaminação por arsênio

O arsênio é um tipo de metal pesado que pode provocar o surgimento de:
  • Náuseas, vômitos, alteração do ritmo cardíaco e sensação de bolinhas nas mãos e pés. Já quando o contato acontece por muito tempo, pode levar ao surgimento de câncer na pele, pulmões, fígado ou bexiga.
  • Fontes de contaminação por arsênio: pode ser encontrado em tintas, corantes, medicamentos, sabonetes, assim como fertilizantes e pesticidas. Além disso, o arsênico também pode ser encontrado na água de poços privados que não são testados e desinfectadas regularmente pela Companhia de água e esgotos - CDAE.
Para evitar a contaminação por arsênio é aconselhado não utilizar materiais que contenham este tipo de metal na sua composição e evitar ingerir alimentos com corantes ou água não tratada.

3. Sinais de contaminação por chumbo

O chumbo pode causar:
  • Enfraquecimento das articulações, aumento da pressão arterial e anemia, podendo levar ao desenvolvimento de problemas nos rins, cérebro e, até, aborto em mulheres grávidas ou infertilidade nos homens.
  • Fontes de contaminação por chumbo: pode ser encontrado em todo o ambiente, incluindo ar, água e solo, pois é um metal muito utilizado pela indústria para fazer objetos como pilhas, canos de água, tinta ou gasolina, por exemplo.
Para evitar a contaminação por chumbo é importante evitar ter em casa objetos com este tipo de metal, especialmente na canalização ou nas tintas das paredes.

4. Sinais de contaminação por bário

O bário é um tipo de metal pesado que não provoca o surgimento de câncer, no entanto, pode causar sintomas como:
  • Vômitos, cólicas abdominais, diarreia, dificuldade para respirar, fraqueza muscular e aumento da pressão arterial.
  • Fontes de contaminação por bário: pode ser encontrado em algumas lâmpadas fluorescentes, fogos de artifício, tintas, tijolos, peças de cerâmica, vidro, borracha e, até, em alguns exames de diagnóstico.
Para evitar a contaminação por bário deve-se evitar frequentar locais de construção sem máscara de proteção para evitar inalar ou ingerir poeira contaminadas com bário.

5. Sinais de contaminação por cádmio

A ingestão de cádmio provoca:
  • Dor de estômago, vômitos e diarreia. Ao longo do tempo, a ingestão ou inalação deste metal pesado pode causar doenças nos rins, problemas nos pulmões e enfraquecimento dos ossos.
  • Fontes de contaminação por cádmio: está presente em todos os tipos de solo ou pedras, assim como no carvão, fertilizantes minerais, pilhas e plásticos de alguns brinquedos.
Para evitar a contaminação por cádmio é recomendado não utilizar materiais que contenham este tipo de metal na sua composição e evitar fumar, pois o cigarro possui carvão que facilita o contato entre o cádmio e os pulmões.

6. Sinais de contaminação por cromo

A inalação de cromo pode provocar:
  • Irritação no nariz, dificuldade para respirar, asma e tosse constante. Já a longo prazo, podem surgir lesões permanentes no fígado, rins, sistema circulatório e pele.
  • Fontes de contaminação por cromo: é utilizado para fazer objetos em inox, cimento, papel e borracha e, por isso, pode ser facilmente inalado em locais de construção ou durante a queima de papel ou borracha, por exemplo.
Para evitar a contaminação por cromo deve-se frequentar locais de construção ou fazer queima de papel ou borracha apenas quando utilizar máscara de proteção.
A contaminação com metais pesados pode levar meses ou anos para se manifestar, mas é importante que o tratamento inicie o mais cedo possível para evitar complicações de saúde. Veja como é feito o tratamento da intoxicação por mercúrio.
                      


Clínico geral
























































Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code