Ensinar Por Meio De Exemplos





Durante o ano letivo, meu pai apresentou-se como guarda de trânsito voluntário, depois do expediente de trabalho, e nada o convenceria a sair mais cedo e abandonar a tarefa de guiar as crianças em segurança até o outro lado da rua: nem a chuva gelada, uma gripe forte ou a refeição quente à mesa do jantar. Toda vez que eu o via trajando o colete de cor alaranjada brilhante, sentia muito orgulho por causa de sua preocupação e dedicação ao próximo.
Meu pai era o tipo de cara que ajudava todos, o tempo todo. Quando uma mulher constrangida, na nossa frente, no caixa do supermercado, não tinha dinheiro suficiente para pagar as compras, meu pai apresentava-se e cobria a conta. Quando um motorista tentava mudar de faixa na hora do rush, meu pai sempre lhe dava passagem. Deixava boas gorjetas para as garçonetes e ajudava minha mãe a carregar as compras do supermercado sem que ela lhe pedisse.
Sei que meu pai não tinha a intenção de me ensinar lições sobre cooperação ou consideração para com o próximo; ele apenas preocupava-se com os outros e queria ajudar sempre que possível. Na verdade, nem mesmo sei se ele estava consciente de que eu estava prestando atenção em seus atos. Mas estava. Segundo o ditado, suas ações falavam mais alto do que qualquer palavra.
Gosto de pensar nessas ações como uma tradição familiar. Agora, procuro formas de ajudar os que me cercam. Não passo um dia sem ter a oportunidade de ajudar alguém ou oferecer meu trabalho voluntário e servir de bom exemplo para os meus filhos. Qualquer dia desses vou acabar incluindo o colete alaranjado de guarda de trânsito no meu guarda-roupa.

fonte:https://www.umavidamelhor.org/




Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code