O POMBO É CONSIDERADO UMA PRAGA URBANA?


A literatura especializada traz inúmeros estudos a respeito da transmissão de doenças ao homem e animais domésticos através de pombos. Diversos autores já pesquisaram esta influência das aves na disseminação de doenças e parasitas ao homem e animais domésticos. Vamos citar somente algumas das mais importantes e mais comuns a título ilustrativo.
O homem e os animais podem ser atingidos por estas doenças de diversas formas: através de esporos, ectoparasitas, contaminação fecal, por contato com tecidos infectados, através do contato com vetores como os mosquitos e moscas.
Lembrando que é sempre importante buscar uma empresa especializada na eliminação de pragas urbanas, pois essas aves são protegidas pela legislação brasileira.
De acordo com nossa legislação, é crime matar, apreender ou maltratar os pombos. Segundo a Lei 9605 de 12/02/98 (artigo 29º – parágrafo 30º), do IBAMA, os pombos são considerados domésticos ou já domésticos, levando assim qualquer ação de controle que provoque a morte, danos físicos, maus tratos e apreensão, passível de pena reclusiva inafiançável de até 5 anos.

                                            Resultado de imagem para POMBOs

PRINCIPAIS DOENÇAS CAUSADAS POR POMBOS

Separamos apenas algumas das doenças mais comuns causadas por pombos afim de conscientizar sobre os riscos que essa praga urbana pode oferecer ao seu ambiente:

HITOSPLASMOSE

Das múltiplas doenças reconhecidamente transmitidas por aves, incluindo pombos, temos, por exemplo, a Hitosplasmose. Trata-se de uma doença transmitida através de esporos oriundos de terrenos contaminados por fezes de pombos e outras aves. O agente etiológico é o fungo Histoplasma capsulatum que costuma se desenvolver em ambientes aquecidos e úmidos. As fezes de aves acumuladas podem ser o local ideal para este fungo se desenvolver. Os esporos são muito leves e transportados pelo vento podem ser inalados por pessoas ou animais. A doença pode tornar-se preocupante, pois pode causar febre, anormalidades sanguíneas, e lesões nos pulmões, pele, olhos, boca, garganta e outros órgãos.

TOXOPLASMOSE

Uma outra doença muito importante associada com estas aves é a Toxoplasmose. O agente etiológico é um protozoário (um verme) microscópico chamado de Toxoplasma gondii. A Toxoplamose é uma zoonose muito frequente em animais e aves. Em geral o gato e outros felídeos são os hospedeiros definitivos (aquele em que o parasita se reproduz) e o homem e outros animais são chamados de hospedeiros intermediários. Há várias formas de transmissão. Através da inalação de parasitas ou de sua ingestão em carne e leite contaminados; pela picada de insetos hematófagos e por inalação de fezes secas de aves. A Toxoplasmose é uma infecção bastante comum e acredita-se que até 80% da população seja soro positiva. A Toxoplasmose é uma infecção até que considerada benigna, porém extremamente perigosa para gestantes, causando anomalias no feto. Ela pode também afetar a retina e levar a cegueira parcial ou total. Com o surgimento da AIDS, os indivíduos desprovidos de seu sistema imunológico são presas fáceis, e o parasita, nesses casos, chega a instalar-se no cérebro, levando ao óbito.

CRIPTOCOSE

A Criptocose é uma doença sistêmica causada por um fungo – Criptococcus neoformans – e está associada com pombos e outras aves. Este fungo desenvolve-se muito rapidamente nas fezes destes animais e permanecem ativos mesmo em fezes antigas e já ressecadas.
Nos seres humanos reconhecem-se dois tipos de Criptocose:
  • A forma cutânea: caracterizada por erupções na pele ou úlceras com nódulos abaixo da pele.
  • A forma generalizada: começa com uma infecção nos pulmões, seguida por invasão em outros órgãos, principalmente no sistema nervoso central. Esta última forma é muito grave e pode levar ao óbito.
  • Controle de Pombos

DANOS MATERIAIS

Além destas e muitas outras doenças que o pombo é capaz de transmitir, temos também o dano material, já que suas fezes são extremamente corrosivas e se elas caem sobre maquinário destroem tudo em muito pouco tempo.
Depois de saber dessas informações, o que você acha? Será que os pombos são tão inofensivos assim como parecem?
                    Resultado de imagem para POMBOs

COMBATE AOS POMBOS

Está disponível no mercado de Controle de Pragas uma série de produtos que permitem a repelência destas pragas. Os mais utilizados dentre eles são os produtos de repelência mecânica, que impedem o pouso da ave nas estruturas, sem afetar a saúde destes animais.
Desalojamento de Pombos em Jacareí 2 - Controle de Pragas Urbanas PestClean
Espículas de aço inoxidável
                             
Dentre esses produtos estão:
  • Gel Repelente,
  • Espículas de aço inoxidável e
  • Redes e Telas de Proteção.
Estes produtos devem ser utilizados em pontos estratégicos de forma a impedirem o pouso destas pragas nas estruturas mais expostas das indústrias.
As redes são utilizadas para impedir que os pombos invadam a Empresa através de orifícios, como lajes, janelas, fendas, etc., evitando assim que eles se abriguem e se reproduzam no interior do estabelecimento.
A utilização destes produtos e a metodologia aplicada deve ser realizada orientação técnica adequada, afim de não afetar a integridade física destes animais, de acordo com as Leis Brasileiras.
Para isso conte com uma empresa com experiência no setor de desalojamento de pombos e controle de pragas urbanas, a PestClean há mais de 15 anos, passamos por treinamentos periódicos para atualização dos métodos de desalojar pombos, prestamos serviços de qualidade e com garantia. Solicite uma visita técnica, nós analisamos caso a caso pessoalmente, basta clicar no botão abaixo:





Postar um comentário

0 Comentários