Conheça os diferentes tipos de sal utilizados na culinária




O sal é um tempero indispensável na preparação de diversos pratos e um verdadeiro aliado na cozinha! Não conseguimos enxergá-lo a olho nu, mas ele faz toda diferença no resultado final de uma receita, certo? Se colocarmos uma grande quantidade, podemos estragar uma receita inteira! Por outro lado, se esquecermos dele a comida fica sem gosto e sem graça. Para escolher o tipo certo de sal para cada alimento, separamos algumas versões e características desse mineral tão poderoso.
 Temos uma variedade infinita de sais, mas afinal, qual a diferença entre eles? Vem entender um pouquinho sobre cada um e como utilizá-los de maneira correta sem errar a mão!
Atualmente, temos fácil acesso a diversos tipos de sal com diferentes sabores e texturas como o sal rosa, sal negro, defumado, refinado, flor de sal, sal marinho… A variedade é grande! Mas afinal, qual a diferença entre eles? Vem entender um pouquinho sobre cada um e como utilizá-los de maneira correta sem errar a mão!
Sal refinado
Mais conhecido como “sal de cozinha” ou “sal iodado”, esse é o composto mais utilizado na culinária em todo o mundo! Ele é chamado de iodado por que em vários países, os fabricantes são obrigados a realizar o acréscimo de iodo em sua composição, o que pode ser muito benéfico à nossa saúde! O iodo é um mineral necessário para o bom funcionamento da tireóide, mas precisa ser consumido com moderação. Ele tem uma ótima capacidade de salgar, então, cuidado para não pesar a mão!
Curiosidades: Você sabia que o sal grosso é a versão “original” do sal refinado? Ele é comercializado da maneira bruta, do mesmo formato que é retirado da salina. Na culinária é muito utilizado em churrascos, assados em geral e peixes.

                               Resultado de imagem para sal refinado
Sal negro

Uma característica especial desse sal é o seu aroma semelhante ao de gemas de ovos! Além da cor cinza puxado para o preto, que revela sua origem vulcânica. Ele possui a mesma quantidade de sódio que o sal de cozinha, mas o gosto é bem diferente! O sal negro tem um gostinho bem mais sulfuroso, que é perfeito para temperar carnes, peixes e aves. Você também pode utilizar na finalização de pratos e deixar seus convidados intrigados com essa coloração tão diferente!

                               Resultado de imagem para Sal negro
Sal light
Apesar de levar “light” no nome, esse condimento não é nada indicado pra quem deseja emagrecer! Ele pode ser um aliado para pessoas que não podem consumir sódio regularmente por terem problemas de saúde ou para aqueles que decidiram maneirar no consumo de sódio. Comparado ao sal de cozinha, ele possui o teor de sódio reduzido (50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio). Mas atenção: pessoas com problemas renais devem ficar longe dele! Por conter mais potássio que os demais, o aumento desse mineral no organismo pode geral inúmeras complicações cardiovasculares. Mesmo contendo menos sódio que os demais, não exagere nas pitadas do sal light. Lembre-se que nada em excesso pode fazer bem à sua saúde!
                                    Resultado de imagem para Sal light
Sal líquido
Existem inúmeros apaixonados pelo sal líquido devido sua praticidade na cozinha! Neste caso, o sal é dissolvido em água mineral e é comumente utilizado em spray, o que facilita muito seu uso e ajuda a salgar alimentos como saladas e carnes de maneira mais uniforme. Se quiser optar por um sabor mais suave, esse sal é o ideal. Ele possui menos sódio que o sal refinado e pode ser utilizado em todos os alimentos, sem alterar seu sabor original.

                                       Resultado de imagem para Sal líquido
Sal rosa
Diferente do sal grosso, o sal rosa ou sal do Himalaia, possui uma coloração levemente rosada devido a presença de óxido de ferro em sua composição. Mas não foi a coloração rosada que tornou esse sal tão famoso. Os benefícios que o uso desse sal traz à saúde são inúmeros! Ele age em nosso organismo como antioxidante e desintoxicante, previne e auxilia no tratamento de artrite, gota e outras diversas doenças. Outro ponto interessante é que esse sal ressalta tanto o sabor dos alimentos que é importante saber usar com sabedoria para não salgar demais sua comida! Ele é ideal para a preparação de carnes, aves, saladas e legumes.

                               Resultado de imagem para Sal rosa
Flor de sal
A flor de sal é famosa por trazer uma textura crocante aos alimentos e por seu sabor intenso. Ela contém 10% mais sódio que o sal de cozinha e também carrega em sua composição magnésio, potássio e iodo. Lembre-se que para conseguir saborear o crocante da flor de sal, é indicado acrescentar após a preparação do alimento. Fica delicioso!

                    Resultado de imagem para Flor de sal


                                      

Postar um comentário

0 Comentários