Dicas sobre comida caseira para gatos



Alimentar o seu felino com ração, não só é prático como também é uma forma de dar a quantidade certa de cada alimento que o bicho precise, pois, diferente de outros animais, os gatos são predominantemente carnívoros. Porém, isso não descarta a possibilidade de preparar comidinhas para gatos em casa.

                                  Resultado de imagem para gato comendo

Na hora de preparar as comidinhas para gatos, entretanto, é fundamental que você saiba quais são os alimentos indispensáveis para o cardápio felino. O mais importante na refeição do gato é que seja rica em proteínas. Também deve contar com cálcio, gordura e vitamina A, a qual é encontrada no fígado. Quanto ao fígado, é importante salientar que pode ser ingerido pelo seu gato somente duas vezes por semana.

                                 Resultado de imagem para gato comendo

Uma das vantagens em você mesmo preparar a comida caseira para gatos é que as rações secas podem provocar problemas de constipação no felino. O fato deles não beberem muita água e de nem sempre usarem a caixinha por estar suja pode aumentar a possibilidade dos felinos sofrerem com a dificuldade de defecar.

                            Resultado de imagem para gatos

Receita de comida caseira para gatos

Uma receita de alimento para gato é muito simples e rápida. Você pode fazer enquanto prepara a sua própria refeição. Para tanto, misture alguns ingredientes e cozinhe bem. Você pode juntar meio quilo de abóbora e a mesma quantidade de carne moída e beterraba com duas xícaras de arroz integral. A carne moída pode ser substituída por atuns ou sardinhas desfiadas e sem espinhos ou frango e a cenoura pode ficar no lugar da beterraba.
O alimento para o gato preparado em casa não deve ser congelado, mas sim, ser mantido bem armazenado na geladeira e pode ser consumido em até três dias. Aipo, abobrinhas e brócolis também podem integrar as receitas. Já a aveia é aliada na hora de alimentar os filhotes.



Alimentos proibidos para os gatos

Ração para cachorro

Diferentemente do que se imagina, a ração para gatos e para cachorros possuem composições bem diferentes. Elas são feitas de acordo com as necessidades nutricionais de cada animal e bichanos e cães possuem organismos bem diferentes. Por isso, alimentar o felino com uma ração que não seja adequada causará, muito provavelmente, deficiências imunológicas e nutricionais e após algum tempo poderão se transformar em uma série de doenças mais sérias. 

Chocolate e doces em geral

Os chocolates são ricos em uma substância denominada ‘teobromina’, que não traz nenhum efeito colateral para os humanos, mas é capaz de gerar graves intoxicações nos felinos, podendo, inclusive, causar a morte deles. Já outros tipos de doces não são indicados por causarem diabetes ou obesidade, além de serem bastante prejudiciais aos dentes. 

Passas/ uvas

Esses são dois dos alimentos mais proibidos para os gatos. Caso consumidos podem levar imediatamente à falência do sistema renal do bichinho. 

Frutas cítricas

Uma alimentação complementada por frutas pode fazer muito bem para os animais , mas as do tipo ácidas devem ser consideradas alimentos proibidos. Laranja, limão, mexirica e outras podem causar convulsões, taquicardia, taquipneia e outras graves doenças nos gatos.

Cafeína

Chás e cafés também integram a lista dos alimentos proibidos. Eles são ricos em alcaloides neurotóxicos. Tais substâncias, quando presentes no organismo dos gatos, podem levar a alterações cerebrais ou cardíacas.

Alho e cebola

Ambos os temperos são de alta toxidade para os bichanos. Alho e cebola possuem dissulfetos e sulfóxidos na composição, eles são capazes de destruir as células de defesa do sistema imunológico dos gatos, deixando-os suscetíveis a uma série de doenças.

Abacate

Talvez esse seja uma supresa para a maioria: abacate é proibido para gatos. Ele pode levar a uma série de complicações, tais como dificuldades para respirar, letargia, vômitos, diarreia e outros, já que afetam diretamente o sistema digestivo dos felinos.

Batata

A batata (principalmente a do tipo inglesa) conta com solanina em sua composição, substância capaz de causar distúrbios no sistema nervoso central e no intestino dos felinos.
Qualquer tipo de massa crua
Seja ela de pão, bolo, macarrão, não importa. É comum que gatos e gatas peçam as massas para seus donos durante o preparo de algum alimento. E, se você não hesitar, é possível que ele desenvolva uma série de problemas no trato digestivo, como uma distensão estomacal, por exemplo. 

Ricos em gordura

Alimentos ricos em gordura também fazem parte dos alimentos proibidos para os felinos. Eles podem causar uma série de problemas à saúde dos gatos e gatas, tais como: inflamação do estômago ou pâncreas, pancreatite e outros no sistema gastrointestinal.