Sabe quando uma pessoa jura que está te fazendo um elogio, você até agradece, mas sabe que, lá no fundo, algo está errado?
Essas são as famosas “elofensas”, ou seja: elogios que, na verdade, são ofensas.
Para tomar cuidado e abolir de vez esses “elogios” nada agradáveis, veja a listinha com alguns exemplos que separamos.
“Bonita de rosto”
A gordofobia é uma das maiores causas das elofensas. Dizer que uma mulher é bonita de rosto não é legal, porque faz com que a pessoa se sinta mal pelo corpo que ela tem.
“Coroa conservada”
Você pode até achar que está elogiando uma mulher quando diz que ela é uma “coroa conservada”, mas isso só vai fazer com que ela se sinta uma velha.
“Cheinha”
Muitas pessoas acreditam que “cheinha” é um eufemismo para gordas, mas nenhuma mulher vai ficar feliz se você a descrever assim.
“Beleza exótica”
Exótica é uma palavra usada para descrever algo estranho, extravagante ou estrangeiro. Portanto, falar que alguém tem uma beleza exótica não é elogio. Prefira dizer que a pessoa é bonita, apenas, ou que sua beleza é fora dos padrões impostos pela sociedade.
“Negra bonita”
Quando alguém diz que fulana é uma “negra bonita”, ele quer dizer, basicamente, que as outras negras são feias. Prova disso é que ninguém elogia uma mulher dizendo que ela é uma “branca bonita”, né?
“Mulata tipo exportação”
A expressão “tipo exportação” remete à escravidão, época em que pessoas negras eram tratadas como mercadoria, o que significa que nem de longe isso é um elogio!
“Gostava mais quando você tinha o cabelo liso”
Depois de passar pela transição capilar e assumirem o cabelo natural, muitas cacheadas e crespas ouvem de conhecidos que “gostava mais quando você tinha o cabelo liso”. Dizer que gostava mais quando uma pessoa tentava se encaixar em um padrão de beleza ultrapassado não é bem um elogio, né?! Não é nada legal!
“Que cabelo crespo bonito! Está na moda, né?”
Cabelos cacheados e crespos não “estão na moda”, afinal, essa é uma característica natural das pessoas. Dizer que um cabelo está na moda não é elogio!
“Você tá tão bonita, nem te reconheci!”
Se a pessoa não te reconheceu porque você estava bonita, provavelmente ela quis dizer que está acostumada a te ver feia, né?
“Nossa, que sortuda”
Você se esforça para conquistar alguma coisa, dá o seu melhor para ouvir que você é sortuda: bate até uma tristeza, né? Nesse caso, é melhor apenas dar os parabéns pela conquista da pessoa e não chamá-la de sortuda.
“Você nem é tão negra assim”
Primeiro que nem existe isso de “não ser tão negra assim”, porque ou a pessoa é negra ou ela não é. Segundo que falar isso para alguém não é um elogio MESMO!
“Até que você é (elogio) para uma (complemento)”
“Até que você é inteligente para uma mulher” - esse é um exemplo que precisa desqualificar o grupo ao qual uma pessoa pertence para elogiá-la. Em vez disso, a pessoa poderia dizer apenas “você é inteligente”, porque isso basta.
“Tem que ter coragem para… usar uma roupa/pintar o cabelo”
Uma pessoa aparece com um corte ou cor de cabelo diferente e em vez de ouvir um “ficou legal”, ela ouve “nossa, tem que ter coragem para pintar o cabelo assim, né?”. Nesses casos, é melhor não falar nada a falar uma besteira dessas!
Esses são apenas alguns exemplos de “elofensas” do dia a dia. Aproveite para mandar esse texto para aquela pessoa sem noção que jura que está te elogiando, mas, na verdade, está te ofendendo!
fonte: https://www.msn.com/
0 Comentários