Elofensa: 13 “elogios” que, na verdade, são ofensas




Sabe quando uma pessoa jura que está te fazendo um elogio, você até agradece, mas sabe que, lá no fundo, algo está errado?
Essas são as famosas “elofensas”, ou seja: elogios que, na verdade, são ofensas.
Para tomar cuidado e abolir de vez esses “elogios” nada agradáveis, veja a listinha com alguns exemplos que separamos.

“Bonita de rosto”

A gordofobia é uma das maiores causas das elofensas. Dizer que uma mulher é bonita de rosto não é legal, porque faz com que a pessoa se sinta mal pelo corpo que ela tem.
                            Resultado de imagem para preconceito

“Coroa conservada”

Você pode até achar que está elogiando uma mulher quando diz que ela é uma “coroa conservada”, mas isso só vai fazer com que ela se sinta uma velha.

“Cheinha”

Muitas pessoas acreditam que “cheinha” é um eufemismo para gordas, mas nenhuma mulher vai ficar feliz se você a descrever assim.

“Beleza exótica”

Exótica é uma palavra usada para descrever algo estranho, extravagante ou estrangeiro. Portanto, falar que alguém tem uma beleza exótica não é elogio. Prefira dizer que a pessoa é bonita, apenas, ou que sua beleza é fora dos padrões impostos pela sociedade.

“Negra bonita”

Quando alguém diz que fulana é uma “negra bonita”, ele quer dizer, basicamente, que as outras negras são feias. Prova disso é que ninguém elogia uma mulher dizendo que ela é uma “branca bonita”, né?

“Mulata tipo exportação”

A expressão “tipo exportação” remete à escravidão, época em que pessoas negras eram tratadas como mercadoria, o que significa que nem de longe isso é um elogio!
                     Resultado de imagem para preconceito

“Gostava mais quando você tinha o cabelo liso”

Depois de passar pela transição capilar e assumirem o cabelo natural, muitas cacheadas e crespas ouvem de conhecidos que “gostava mais quando você tinha o cabelo liso”. Dizer que gostava mais quando uma pessoa tentava se encaixar em um padrão de beleza ultrapassado não é bem um elogio, né?! Não é nada legal!

“Que cabelo crespo bonito! Está na moda, né?”

Cabelos cacheados e crespos não “estão na moda”, afinal, essa é uma característica natural das pessoas. Dizer que um cabelo está na moda não é elogio!

“Você tá tão bonita, nem te reconheci!”

Se a pessoa não te reconheceu porque você estava bonita, provavelmente ela quis dizer que está acostumada a te ver feia, né?

“Nossa, que sortuda”

Você se esforça para conquistar alguma coisa, dá o seu melhor para ouvir que você é sortuda: bate até uma tristeza, né? Nesse caso, é melhor apenas dar os parabéns pela conquista da pessoa e não chamá-la de sortuda.                    

“Você nem é tão negra assim”

Primeiro que nem existe isso de “não ser tão negra assim”, porque ou a pessoa é negra ou ela não é. Segundo que falar isso para alguém não é um elogio MESMO!

“Até que você é (elogio) para uma (complemento)”

“Até que você é inteligente para uma mulher” - esse é um exemplo que precisa desqualificar o grupo ao qual uma pessoa pertence para elogiá-la. Em vez disso, a pessoa poderia dizer apenas “você é inteligente”, porque isso basta.

“Tem que ter coragem para… usar uma roupa/pintar o cabelo”

Uma pessoa aparece com um corte ou cor de cabelo diferente e em vez de ouvir um “ficou legal”, ela ouve “nossa, tem que ter coragem para pintar o cabelo assim, né?”. Nesses casos, é melhor não falar nada a falar uma besteira dessas!
Esses são apenas alguns exemplos de “elofensas” do dia a dia. Aproveite para mandar esse texto para aquela pessoa sem noção que jura que está te elogiando, mas, na verdade, está te ofendendo!




Postar um comentário

0 Comentários