Como ensinar uma calopsita a falar




Quando você é muito pressionado a aprender alguma coisa rapidamente você consegue alcançar o seu melhor desempenho logo de cara? Provavelmente não. A calopsita funciona da mesma maneira: se ela se sentir muito pressionada, pode ficar acuada e não emitir um pio. A insistência também pode deixá-la irritada, estressada e assustada.
Portanto, antes de tudo, tenha paciência com o seu pet. Apesar da boa vontade dos donos em ensinar uma calopsita a falar, ela não vai aprender tudo da noite para o dia.
Assim como qualquer outro animal, a calopsita inspira cuidados próprios e precisa se sentir em um ambiente aconchegante . Antes de tentar ensinar uma calopsita a falar, certifique-se de que ela seja bem cuidada, bem tratada, acariciada e alimentada. Converse com a ave de forma carinhosa e transmita amor; além de ficar à vontade, a calopsita também terá mais confiança em seu dono e terá maior facilidade no aprendizado.
Se você já se encarregou que a calopsita esteja confortável em casa, pode começar a introduzir algumas palavras com base na repetição. No entanto, é preciso ter cuidado com o que quiser ensinar. Não chegue declamando um poema de Camões, pois ela não aprenderá desta forma. Pense na calopsita como um bebê aprendendo a falar: as palavras mais fáceis serão as primeiras ditas.
Escolha termos pequenos e simples, que sejam fáceis de aprender, e repita para ela todos os dias, várias vezes por dia. Introduza uma palavra de cada vez para que ela não se confunda. O tom de voz utilizado também colabora para que ela receba melhor os sons, então é bom ser sempre gentil e carinhoso quando for ensinar uma calopsita a falar.
Com o tempo, a medida que ela for aprendendo a repetir e falar, você pode aumentar o grau de dificuldade e ensinar frases e sons mais complexos.
Torne a atividade lúdica quando for ensinar uma calopsita a falar. Assim como fazemos com cachorros quando queremos ensinar algo a eles, devemos dar um agrado à calopsita durante seu processo de aprendizado. Quando ela acertar uma palavra ou uma frase, faça um carinho nela ou dê algo que ela goste de comer.
Preste atenção aos sinais emitidos pela ave quando for ensinar uma calopsita a falar. Como qualquer animal ela interage diante de situações que gosta ou não gosta. Percebeu uma reação inusitada da calopsita diante de uma palavra? Fique atento se isto significa que o som a agrada; assim, palavras pelas quais ela demonstra interesse podem ser aprendidas com maior facilidade. Normalmente, quando alegre, a calopsita apresenta pupilas dilatadas e ergue a cabeça.
O mesmo se aplica aos casos contrários: se ela não repetir ou tiver uma reação negativa, pode estar sinalizando ao dono que não é capaz de falar determinada frase.

 Dica:
  • Calopsitas fêmeas são mais quietas e tendem a falar menos que os machos.



               Foto:https://pixabay.com/


Fonte: petrede.com.br