Vinagre para lavar a roupa




O vinagre branco, substitui o amaciante com maestria, pois deixa as roupas bem macias e costuma ser bem mais baratos. Diferente do amaciante ele não agride os fios do tecido. Usar 200 ml de vinagre para cada 6 litros de água.
É ecologicamente correto, pois agride menos o meio ambiente quando comparado com o amaciante.
Tira cheiro de mofo, de roupas velhas ou guardadas há muito tempo. Nesse caso é necessário deixar de molho na água com vinagre por um período de aproximadamente uma hora. Tira o cheiro ruim e não deixa o cheiro de vinagre no lugar.
Vinagre é ótimo para tirar manchas de roupas coloridas, pois ele não desbota a roupa. Para resolver manchas em roupas coloridas, coloque a peça no tanque, molhe, ensaboe com sabão em barra e pingue vinagre branco sobre a mancha e aguarde cerca de uma hora. Depois prossiga a lavagem normalmente.
Para evitar que roupas coloridas soltem tinta acrescente um jato generoso de vinagre branco à água de lavagem. Enxague normalmente.
Tira o amarelado das roupas brancas. Coloque no molho das roupas uma xícara de vinagre branco. Lave normalmente. O vinagre é um alvejante leve, que funciona muito bem para tirar o amarelado, manchas de suor e de desodorante.
O vinagre corta a espuma do sabão, por isso facilita o enxague e economiza água, mais um motivo que o torna ecologicamente correto.
Manchas de chicletes e desodorantes desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem.
Uma pasta com vinagre e bicarbonato de sódio, aplicada por 20 minutos sobre os colarinhos e punhos e lavadas em seguida, elimina aquelas machas escurecidas provenientes do suor e do uso.
Ajuda na higienização da máquina de lavar roupa. Bata um ciclo de lavagem com pelo menos uns 5 litros de vinagre ao invés de roupas. O vinagre vai limpar os resíduos de sabão ou de sujeira que se acumularam nos cantinhos mais escondidos da máquina.
Remove furos de costuras. Após remoção de bainhas ou costuras, há furos normalmente imperceptíveis no tecido. Estes furos podem ser removidos posicionando um pano umedecido em vinagre branco destilado sob o tecido e passando-o com ferro quente.
Tira cheiro de urina das roupas. Retirar a urina com água lavando normalmente e em seguida deixar no molho com água e vinagre, depois enxaguar.
Peças de lã enxaguadas com água e vinagre ficam felpudas e macias.
Panos de prato deixados de molho numa solução morna de água, vinagre e sal ficam bem branquinhos.
Bordados que podem desbotar voltam a brilhar quando a peça é passada pelo avesso, com um pano umedecido com vinagre por baixo.
Para evitar que os cobertores fiquem duros e ásperos, passar os cobertores rapidamente em água com vinagre após a lavagem (200 ml de vinagre para 6 litros de água).
Dois cuidados necessários: O vinagre para lavar roupas tem que ser sempre o vinagre branco e é importante verificar se na composição do sabão em pó tem fermento, pois este não reage bem com o vinagre.

Ad Code