Qual a diferença entre sinal digital e analógico?






Analógico é um tipo de sinal contínuo, que varia em função do tempo. O sinal analógico é representado por uma curva, como mostra a imagem abaixo. Como exemplo disso, se um sinal varia seus valores entre 0 e 10, o sinal analógico passa por todos os valores intermediários possíveis (0.01 , 0.566 , 4.565 , 8.55…). Por essa razão, a faixa de frequência entre eles é bem maior e não tão confiável devido à oscilação.

Sinal Analogico
Sinal Analógico

Ao passo que o sinal digital é um sinal com valores discretos, ou seja, descontínuos no tempo e na amplitude. Esse tipo de sinal é representado por um histograma. Usando o mesmo exemplo acima, se um sinal varia seus valores entre 0 e 10, o sinal digital assumirá os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação. Por exemplo, se um sinal no sistema digital acima tem o valor de 4,25 em qualquer instante de tempo, ele será representado pelo valor mais próximo discreto, neste caso o 4. Os sinais que variam entre 4 e 4,5 serão representados pelo 4 e os sinais que variam entre 4,5 e 5 serão representados pelo 5; assim por diante.

Sinal Digital
Sinal Digital

Por essa razão, a transmissão feita pelo sinal digital possui melhor qualidade de imagem e som; sem falar que o gasto com o armazenamento de dados e com o tempo de processamento é menor.







CLIQUE AQUI PARA SABER QUANDO O SINAL SERÁ DESLIGADO NA SUA CIDADE







Se você é beneficiário ativo de Programas Sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e outros, faça a consulta em nosso site. Você pode estar na lista de beneficiários para retirar um kit gratuito com antena, conversor e controle remoto. Não perca tempo!

AGENDE AQUI A RETIRADA









Fontes:http://redeglobo.globo.com/rpc/TV-Digital-RPC/noticia/2017/01/rpc-abre-contagem-regressiva-para-desligamento-do-sinal-analogico-no-parana.html
http://www.sejadigital.com.br/site/seukit?1487415143
http://www.sejadigital.com.br/cidade?url=home&forceChange=1
http://tv.cancaonova.com/noticias/qual-a-diferenca-entre-sinal-digital-e-analogico/