Benefícios da Manga




A manga é uma fruta deliciosa, e com um perfume que a distingue muito bem das outras frutas. Contém boas proporções de nutrientes importantes como o fósforo, cálcio, ferro, cobre e zinco e vitaminas que são super importantes para a saúde.
A presença do betacaroteno — que em nosso organismo se converte em vitamina A — permite que a manga atue no crescimento dos ossos e na saúde da pele e da visão. Apesar da pouca quantidade de antioxidantes em relação a tantas outras frutas, seu maior fator medicinal é a prevenção do câncer e o equilíbrio dos níveis de colesterol.

Benefícios à Saúde

  1. Fortalece o sistema imunológico: As mangas contêm boa quantidade de vitamina C e vitamina A, que impulsionam nosso sistema imunológico contra doenças infecciosas, principalmente gripes e resfriados. O betacaroteno também reforça nossas defesas. Curiosidade: a manga tem mais vitamina C que a laranja e o limão. 
  2. Benefícios da manga para a pele: Além das vitaminas A e C, contém também vitamina E, que torna a fruta ainda mais útil para o cuidado da pele. Na pele, a vitamina A (presente na composição de vários medicamentos e cremes) é utilizada no tratamento de problemas de pele como acne, sardas e psoríase. A vitamina C ajuda na produção de colágeno (ajudando na resistência da pele a rugas). A vitamina E contribui efetivamente para a redução de rugas da pele ao redor dos olhos.
  3. Faz bem ao coração: Em um estudo feito com consumidores adeptos da manga, estes apresentavam níveis mais baixos de proteína C reativa, um indicador de risco cardíaco. Há explicação para o achado: as fibras solúveis e os antioxidantes que abundam na fruta zelam pelo bom funcionamento das artérias. As fibras baixam o colesterol, aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  4. Tem ação antioxidante: As mangas carregam doses significativas de substâncias que evitam a degeneração das células, benefício que não se restringe aos vasos e ao coração. O efeito se deve subretudo à quercetina: no organismo, ela se liga aos radicais livres e minimiza a possibilidade de danos celulares.
    7 motivos para incluir a manga no seu cardápio!
  5. Previne o câncer: A grande quantidade de fibras e antioxidantes também está por trás do seu potencial anticâncer. Experimentos sugerem que haveria uma ação especial contra tumores de mama e cólon. No caso do câncer de intestino, é mais fácil entender o porquê da ação protetora: as fibras da fruta famosa pelos fiapos auxiliam no trânsito intestinal, o que favorece a eliminação de possíveis elementos carcinogênicos.
  6. Boa para a digestão: A manga é a segunda melhor fruta no processo de digestão (perdendo apenas para o mamão). A fruta é famosa pela disponibilidade de fibra, que facilita o processo de digestão e a se livrar de resíduos que podem levar ao câncer de cólon.
  7. Excelente fonte de vitamina B6: A vitamina B-6 ou piridoxina é necessária para a produção da hormônio GABA no cérebro. A manga contém betacaroteno, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Se você é uma pessoa muito ativa, seja fazendo seus exercícios físicos ou trabalhando fora, a manga é uma ótima maneira de repor o seu potássio e fibra. Uma manga média pode conter até 40% da sua necessidade de fibra diária.

Manga engorda?

Se consumida sem exageros, não. Muito pelo contrário: só traz benefícios. 100g desta fruta contém somente cerca de 60 calorias. Sendo assim, é uma forma saudável e pouco calórica de garantir a manutenção do organismo.
7 motivos para incluir a manga no seu cardápio!

Como consumir a manga?

Seu consumo pode ser através de sucos, saladas ou in natura. Sua casca contém parte dos nutrientes citados, devendo também se possível ser consumida junto a fruta (neste caso, a casca deve estar sempre bem higienizada). A casca pode ser cortada em pedaços e ingerida juntamente com uma salada de frutas, ou ainda fazer parte de uma geleia ou suco.







Resultado de imagem para manga frutaResultado de imagem para manga fruta

Resultado de imagem para manga fruta