Utilidades do Bicarbonato de Sódio



O bicarbonato de sódio é um produto muito popular em milhões de lares em todo o mundo já que, além de ter usos na gastronomia, também facilita algumas tarefas de limpeza e melhora a saúde.
Ainda que hoje em dia muitas pessoas prefiram os produtos convencionais que são oferecidos no mercado, há quem ainda aproveite os benefícios deste pó branco para muitos aspectos de sua vida.
Embora o seu consumo deva ser sempre moderado e em pequenas quantidades, foi demonstrado que ingerir bicarbonato de sódio de forma regular pode apoiar o funcionamento geral do corpo ao regular o pH natural do sangue para diminuir os índices de acidez.
Dissolvido em água, ele é um dos melhores e mais antigos remédios naturais consumidos no  mundo, sendo uma fórmula eficaz para proteger o organismo de diversas doenças.

É um antiácido natural

Fogo

As propriedades antiácidas deste ingrediente natural são umas das razões pelas quais ele é muito utilizado em nossos lares.
O bicarbonato pode neutralizar os ácidos estomacais para evitar o incômodo refluxo ácido, também conhecido como ardor de estômago.
Diluído em um copo de água, ele é capaz de diminuir a inflamação e os gases, o que proporciona de forma rápida uma sensação de alívio para a indigestão.

Alcalinizante natural

A maioria das dietas está gerando organismos ácidos e suscetíveis ao desenvolvimento de inúmeras doenças.
Por neutralizar a acidez e ter um efeito alcalino, o bicarbonato de sódio se converteu em um remédio natural para regular o pH do corpo e melhorar a saúde. A acidez no corpo poderia estar associada a um maior risco de osteoporose, artrite e inclusive de câncer.
Por isso, por um baixo custo, este ingrediente poderia se converter no melhor remédio natural para evitar o desenvolvimento destas doenças.
Entretanto, a sua ingestão diária deve ser feita em doses pequenas, já que o excesso poderia ser prejudicial e alcalinizar excessivamente o corpo.

É antisséptico

Mulher-enxaguando-a-boca
O bicarbonato de sódio possui um leve efeito antisséptico que pode ser aproveitado para a eliminação de vírus e bactérias que causam doenças.
Devido a esta propriedade, ele pode ser utilizado para tratar a dor e a inflamação da garganta fazem gargarejos.

Alivia as infecções urinárias

Uma mistura de bicarbonato de sódio e água pode atuar como uma barreira protetora contra das infecções graças a sua capacidade de reduzir os índices de acidez na urina.
A sua ingestão complementa o consumo de água e suco de mirtilos, que costumam ser outras formas de evitar os episódios recorrentes deste transtorno.

Combate a gota e outros problemas articulares

Dor-na-mao
Os níveis elevados de ácido úrico na urina e no sangue dos tecidos do corpo podem ser a origem de condições e doenças crônicas como a gota ou a artrite.
A água com bicarbonato de sódio regula o pH do sangue e diminui os índices deste tipo de ácido, atuando como um remédio para combater estas doenças.

Resultado de imagem para formula bicarbonato de sodio

Melhora o rendimento físico

O ácido lático que se libera durante a atividade física pode se acumular nos músculos e nas articulações, causando dores e fadiga muscular.
Para impedir que isso afete o rendimento esportivo, uma boa opção é tomar bicarbonato de sódio diluído em água, cujos efeitos controlam esta acidez.

Controla os índices de colesterol

Beber água mineral com bicarbonato de sódio poderia ter um efeito positivo na redução do colesterol alto no sangue, especialmente no tipo LDL, também conhecido como “colesterol ruim”.
No entanto, devido ao seu alto nível de sódio, ele não é aconselhado para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, pois nesse caso poderia piorar o problema.


Como tomar água com bicarbonato de sódio?

Bicarbonato
Como já havíamos mencionado, o consumo exagerado do bicarbonato de sódio poderia causar perigosos efeitos negativos para a saúde.
Portanto, para incorporá-lo à dieta sem nenhum risco, é importante ter em mente os seguintes conselhos:

Dose geral

  • 1/2 colher de chá de bicarbonato (3g)
  • 1 copo de água (200ml)
Misture os dois ingredientes e tome-os após cada refeição principal.

Resultado de imagem para bicarbonato de sodio

Para aliviar a gripe e o resfriado

Este remédio é perfeito para combater os micro-organismos que causam resfriados,gripes e alergias.
Nestes casos, ele deve ser tomado da seguinte forma:
  • Dia 1: 5 doses de meia colher em um copo de água a cada 3 horas
  • Dia 2: 3 doses com a mesma medida, divididas ao longo do dia.
  • Dia 3: 1 dose com a mesma medida depois do almoço e outra depois do jantar.
Ainda que o sabor não seja o mais agradável, o seu consumo é uma decisão muito saudável para aproveitar todos os dias. Comece a adotar este hábito e você poderia sentir os efeitos positivos em seu corpo em pouco tempo.



Resultado de imagem para formula bicarbonato de sodio





Ad Code