Aprenda a tocar bateria


A procura por bateristas é grande hoje em dia. Um dos instrumentos mais populares do mundo, a bateria possui técnicas básicas que podem ser aprendidas numa tarde, mas levam meses ou até anos de prática e dedicação para dominá-la. Com tempo e prática, você aprenderá os fundamentos, até começar a trabalhar ritmos e padrões mais complexos na bateria. 

  1. Imagem intitulada Play Drums Step 1
    1
    Comece aprendendo a batucar com as mãos. Você não tem que ter um kit monstruoso com um gongo no meio, igual a bateria do Neil Peart, para começar a tocar bateria. Você não precisa nem ter um instrumento, na verdade. Para começar o básico, use as mãos e as coxas na posição sentada para aprender os ritmos básicos.
    • Muitos iniciantes ficam frustrados ao se sentarem numa bateria e ainda não serem capazes de executar um simples ritmo. Uma boa ideia é começar a ter senso de ritmo antes de gastar dinheiro numa bateria, ou antes de ficar frustrado.
  2. Imagem intitulada Play Drums Step 2
    2
    Aprenda a contar as semínimas. Há várias maneiras de dividir um compasso; porém, para começar, vamos analisar o compasso 4/4, que significa que há quatro batidas numa contagem. Bata 4 batidas iguais com uma mão. Essas são as semínimas.
    • Conte em voz alta quando estiver começando. É importante manter o controle do ritmo e entender o que você está tocando; assim, você desenvolverá uma consciência mais complexa da batida.
    • É uma boa ideia usar metrônomo para praticar ritmo. É fácil encontrar um online, no GarageBand, no celular, ou simplesmente tocando junto com as músicas.
  3. Imagem intitulada Play Drums Step 3
    3
    Aprenda a contar as colcheias. Cada semínima é composta por duas colcheias. Continue a tocar uma semínima simples com uma mão e, em seguida, tente tocar as colcheias na mesma batida. Contam-se as colcheias como “1-e-2-e-3-e-4-e...". Tente contar em voz alta, de forma constante, e marque com a mão.
  4. Imagem intitulada Play Drums Step 4
    4
    Trabalhe com a outra mão. Continue com sua primeira mão, contando as colcheias. Agora, sempre que você disser "Dois" e "Quatro", bata na mesa ou na coxa com a outra mão. Isso preenche o tempo em que você bate na caixa quando estiver numa bateria.
  5. Imagem intitulada Play Drums Step 5
    5
    Trabalhe na marcação. Continue batucando com as duas mãos, mas agora sempre que você disser “Um" ou "Três", bata o pé direito (ou esquerdo). O que “marca a marcação” é o bumbo, por isso que se usa o pé.
    • Você já sabe tocar uma batida simples no estilo rock! O aprendizado da bateria é dividido em duas grandes e importantes categorias: ritmo e técnica. Não é possível aprender técnica sem uma bateria, mas você pode aprender ritmo sem ela. Ao aprender tudo que puder sobre ritmo e desenvolver um senso de ritmo e contagem antes de se sentar numa bateria, você será um baterista melhor e será capaz de aprender mais rapidamente.


  1. Imagem intitulada Play Drums Step 6
    1
    Conheça bem uma bateria simples. Cada kit é diferente, com diferentes tipos de tambor que compõem uma bateria. Há diferentes marcas, tamanhos, baquetas e afinações, entre outras modificações mais sutis, que afetarão o som de cada instrumento em geral. Ainda assim, muitas baterias são compostas basicamente das mesmas peças fundamentais. As mais básicas incluem:
    • Um bumbo, que faz um som grave ao ser atingido por um batedor balanceado acionado por um pedal.
    • caixa, geralmente localizada ao lado não-dominante do baterista, tocada com uma baqueta com a mão não-dominante do baterista. A caixa é um tambor de som seco e brilhante, com uma esteira de metal sob a pele inferior. Normalmente, a caixa é reconhecida por um som nitidamente “clicado”, seguido por uma “ressonância de chocalho” da esteira.
    • Existem muitos tipos de tom-tom; os três mais comuns são o surdo (o mais grave dos três), o segundo tom (com timbre médio) e o primeiro tom (o mais agudo dos três). Um kit bem básico pode ter apenas o surdo, enquanto os mais completos podem ter muitos. Eles são afinados de formas diferentes para criar uma gama de diferentes sons mais profundos para preencher a música.
  2. Imagem intitulada Play Drums Step 7
    2
    Aprenda os diferentes tipos de pratos. Há muitos tipos diferentes de pratos, que variam em tipo, forma e som. O prato é um objeto circular de metal que ressoa quando atingido. Os quatro tipos mais usados de pratos são o chimbau, o de condução (também chamado de ride), o splash e o de ataque (mais conhecido como crash).
    • chimbau consiste em dois pratos montados num pedal. O pedal é geralmente acionado pelo pé esquerdo, e controla os esses dois pratos do chimbau, juntando-os quando pressionado (fechado) e separando-os quando solto (aberto). Você pode atacar o chimbau tanto aberto quanto fechado, e pode fechá-lo com os pés em diferentes velocidades, criando sempre um som diferente.
    • prato de condução tem um som mais sutil e mais profundo do que os outros pratos, pois é usado para ser tocado repetidamente durante grande parte de uma música. Esse prato geralmente ressoa entre um ataque e o outro, dando uma reverberação “final” bem longa ao som.
    • splash é um prato que cria um som metálico salpicado, semelhante ao som de um esguicho de água. O som dele morre rapidamente após um pico, e é normalmente usado em preenchimentos básicos para ornamentar a batida.
    • crash é semelhante ao splash, mas geralmente faz um som alto, longo e com sustain. É possível ouvir o crash no fim dos compassos de música pop ou principalmente nos momentos mais dramáticos da música de orquestra.
  3. Imagem intitulada Play Drums Step 8
    3
    Aprenda a segurar as baquetas. Há duas formas principais de segurar as baquetas: a matched grip e a pegada tradicional.
    • Na matched grip, você segura as baquetas entre o polegar e o dedo indicador a poucos centímetros da parte inferior das baquetas. Use os outros dedos para segurar a baqueta. Esse método é a forma mais comum de segurar a baqueta, permitindo muito mais conforto e controle do pulso.
    • Na pegada tradicional, a baqueta da mão não-dominante é posicionada no local entre o polegar e o indicador e no topo do dedo anelar. Use o polegar, o indicador e o médio para segurar a baqueta. A mão dominante segura a baqueta na forma “matched grip”. Alguns bateristas de jazz usam a pegada tradicional, que oferece um tipo diferente de controle sobre a caixa. Assim, eles podem tocar ritmos intrincados como preenchimento.
  4. Imagem intitulada Play Drums Step 9
    4
    Pesquise as baterias mais básicas. Se você realmente se interessa em tocar bateria, pesquise o preço de várias opções novas e usadas antes de gastar dinheiro numa. Converse com os atendentes para que eles orientem você corretamente. Comece com uma bateria barata ou usada até que, finalmente, você decida se quer ficar com ela.
    • Considere também entrar numa banda da escola para ter acesso a equipamentos e aulas, que o ajudarão a aprender. Você pode até perguntar para o responsável da banda se você pode praticar algumas vezes na bateria, pois você está interessado no instrumento. A galera da música geralmente é bem amigável, e perguntar não machuca.
  5. Imagem intitulada Play Drums Step 10
    5
    Teste vários tipos de baqueta. Há um monte delas por aí, mas não há uma baqueta mais certa ou mais errada. O modelo 5A tem um bom peso para iniciantes.
    • Peça ao professor de bateria ou aos atendentes da loja algumas indicações sobre a forma de segurar as baquetas, como bater corretamente, como ajustar a bateria para sua estatura e como configurar seu kit em casa. Também é possível achar muita informação de graça na internet.
  6. Imagem intitulada Play Drums Step 11
    6
    Aprenda a sentar na bateria com a postura correta. Uma boa postura o deixará mais confortável durante a prática e ajudará você a bater nos tambores com mais facilidade. Você soará melhor e se divertirá mais se melhorar a postura.
    • Sente-se com a coluna reta e os ombros encaixados. Mantenha-se perto do instrumento, com os pedais a uma distância confortável.




CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS