Os benefícios do limão contra o câncer

By Leila Maria - janeiro 09, 2016




Devido às suas propriedades, o limão é capaz de desintoxicar o organismo, fortalecer o sistema imunológico e combater a ação maléfica dos radicais livres, prevenindo o desenvolvimento de diversas doenças.
Grande parte dos importantes nutrientes presentes neste fruto estão em sua casca, onde existe a maior concentração de substâncias antioxidantes e óleos essenciais.
Além dos benefícios citados, vários estudos realizados indicam que o limão contém propriedades antibióticas e antivirais capazes de evitar a ação de micro-organismos causadores de diversas doenças. O fruto também pode ser eficaz para combater a pressão arterial alta e alguns transtornos nervosos.
Uma das últimas descobertas acerca do poder medicinal do suco do limão indica que ele também age contra células cancerígenas, sendo capaz de destruí-las sem alterar as normais. Mais de 20 pesquisas apontaram que o poder anticancerígeno do limão se deve aos compostos conhecidos como “limonoides”. Estes compostos teriam um efeito positivo no tratamento de diversos tipos de câncer, dentre os quais estão o câncer de pâncreas, de cólon, próstata, fígado e leucemia.

A técnica do limão congelado

Para aproveitar as propriedades anticancerígenas do limão, aconselha-se consumir o fruto regularmente sem tirar a sua casca e o seu sumo. A maneira correta de aproveitar os benefícios medicinais do limão é por meio de seu congelamento. De acordo com dados da Organização Australiana denominada Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, o limão inteiro pode reduzir alguns tipos de câncer em até 50%.
Antes de utilizar a técnica do limão congelado, é importante comprarmos o fruto orgânico e lavá-lo muito bem para retirar os pesticidas, principalmente quando desconhecemos a sua origem. O primeiro passo é lavar e desinfetar o limão, usando um pouco de água com bicarbonato ou com vinagre de maçã.
Depois de limpo, o limão deve ser levado para o congelador e permanecer ali até que fique congelado. Para aproveitar os benefícios do limão congelado, basta utilizar um ralador de alimentos para obter o pó de sua casca e polpa congeladas. Este pó pode ser usado no preparo de alimentos ou em algumas bebidas, como sucos.
Tomar suco de limão e usar a técnica do limão congelado não proporciona os mesmos benefícios. Isto ocorre porque um limão inteiro (com os nutrientes presentes na casca) pode conter até 22 substâncias anticancerígenas, além dos limonoides e outros antioxidantes. Algumas das substâncias presentes neste fruto são a vitamina C, a limonina, a pectina cítrica e glicosídeos de flavonol.



  • Share:

You Might Also Like

0 Comments