Colcha com retalhos

Resultado de imagem para colcha de retalhosResultado de imagem para colcha de retalhosResultado de imagem para colcha de retalhosResultado de imagem para colcha de retalhos

Esse é um artesanato que costuma levar um pouco mais de tempo e necessita mais trabalho, porém não é difícil de fazer e você pode usar restos de tecidos que tem em casa e não via utilidade para eles ou mesmo comprar alguns tecidos que combinem entre si. Vale usar a criatividade para que fique bem divertido!

Materiais:


  • Retalhos de tecidos
  • Tesoura
  • Máquina de costurar ou agulha e linha
  • Enchimento para colchas
  • Tecido para fazer o fundo da colcha

Passo a passo:

Depois que você tiver os tecidos escolhidos, comece a cortá-los em quadrados de 8x8 cm. Você pode escolher as cores que quiser, elas não precisam combinar muito, apenas ficará mais bonito se houver harmonia entre o tecidos escolhidos.
Quando você tiver a quantidade de quadrados necessária para a medida da sua colcha de retalhos, espalhe todos eles pelo chão para que você possa ver o tamanho aproximado da sua colcha e também para que possa definir o desenho dela. Alinhe todos e arrume da forma que achar mais bonito.
Para começar a costurar, pegue uma coluna de tecido e coloque-os um sobre o outro, na mesma sequência que você deixou montada no chão. Em seguida costure todos os tecidos, formando uma tira única. Repita isso em todas as outras colunas.


como-fazer-uma-colcha-de-patchwork-1.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-2.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-3.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-4.jpg

Para fazer a borda da colcha, você deverá cortar duas tiras de tecido que deverão ser grandes o suficiente para cobrir as bordas exteriores da colcha. Você pode fazer um comprimento contínuo e simplesmente costurar na borda externa da colcha.

Feito isso, passe para o preenchimento da colcha. Escolha o tipo de enchimento que você preferir e corte-o no tamanho que você precisa. Certifique-se apenas de ele ser um pouco maior que a área de retalhos, pois você precisará preencher as bordas também.

Em seguida, faça três camadas de tecido: a colcha de retalhos, o enchimento e o pano que fará o revestimento; e custure as bordas, dando formato a sua colcha. 


como-fazer-uma-colcha-de-patchwork-5.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-6.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-7.jpgcomo-fazer-uma-colcha-de-patchwork-8.jpg


Quando todas as bordas estiverem unidas, faça o acabamento da sua colcha de patchwork, costurando linhas cruzadas em formado de "x" em cada quadrado.





E está pronta para usar a sua colcha de retalhos. É um trabalho um pouco mais demorado e difícil do que o que costumamos mostrar, mas vale muito a pena pelo resultado final. Espero que aproveitem!




Resultado de imagem para colcha de retalhosResultado de imagem para colcha de retalhosResultado de imagem para colcha de retalhosResultado de imagem para colcha de retalhosResultado de imagem para colcha de retalhos

Ad Code