Dicas para Regar as Plantas de Forma Sustentável

        


O desperdício de água é um problema que pode e deve ser combatido diariamente, por meio de ações simples e muito eficientes. Com algumas medidas pequenas e práticas é possível economizar água sem atrapalhar a execução de algumas atividades domésticas, como cuidar do jardim e das plantas armazenadas dentro de casa. Confira dicas de como ser mais sustentável sem abrir mão de ter um lar cheio de flores:


1 – Acumule água da chuva


Uma das formas mais fáceis de evitar o desperdício é aproveitar a água da chuva. Basta espalhar baldes no jardim ou em outras áreas descobertas para obter uma reserva especial para as plantas. Depois, o mais importante é conservar o líquido em recipientes fechados, como galões e borrifadores, para evitar a proliferação do mosquito da dengue.


2 – Reciclando para regar




Esse elemento vital também pode ser reciclado e reaproveitado durante as atividades domésticas. Você pode, por exemplo, guardar a água usada em tarefas como a lavagem de frutas e legumes e a limpeza do aquário e do recipiente de comida dos animais de estimação. Essa água costuma ser jogada fora logo após o uso, mas é ideal para regar os mais variados tipos de plantas, mesmo aquelas com flores e frutos.

3 – Cuidados e manutenção


Observar se os acessórios para regar plantas estão em condições adequadas de uso é essencial para evitar o desperdício. Sejam eles manuais ou automáticos, é sempre bom verificar se apresentam furos ou rachaduras responsáveis por vazamentos e se estão posicionados na direção correta na hora da rega.


4 – Regue na hora certa




O melhor momento para aguar os jardins é no início da manhã, quando a evaporação da água se dá de forma mais lenta, pois o sol nesse horário é mais brando. Logo, quanto mais quente, mais rápido ela desaparece. Evitar momentos em que esteja ventando muito também ajuda a manter as plantas úmidas por mais tempo.

5 – Sem exageros


Não abusar na quantidade de água durante a rega é outro segredo que afasta o desperdício e mantém as plantas bonitas e saudáveis. Lembre-se de que cuidar da área verde da casa é uma atividade que merece bastante atenção, pois o excesso pode provocar os mesmos problemas causados pela falta d’água. Ao notar que o solo já está devidamente hidratado, pare de regar. Se possível, use um medidor de umidade para verificar o nível de água na terra.


6 – Usando a criatividade





Para deixar os jardins mais vistosos de forma sustentável, vale investir numa solução criativa: um sistema de rega feito de garrafa pet. Basta fazer furinhos no fundo da garrafa e enterrá-la perto da planta. Ao encher o recipiente, a água passará aos poucos para o solo, mantendo-o sempre úmido.


fonte:http://blog.giulianaflores.com.br
         vasosedecoracao.com.br



             

                         


Ad Code