Confira 7 dicas para aliviar torcicolo

 



Você sabe como aliviar torcicolo? Problema comum na rotina de muitas pessoas e que pode comprometer as atividades diárias, o torcicolo é uma condição desagradável, que causa transtornos, dores e incômodos.

Embora seja um problema temporário, é preciso adotar cuidados específicos para tratar o problema e acelerar a recuperação, eliminando as fortes dores. Dessa maneira, é possível aliviar a condição e recuperar a disposição para enfrentar o dia a dia.

Se você está passando ou já passou por esse problema e deseja saber como tratar e eliminar as dores com rapidez, este post vai ajudar! Continue a leitura e saiba o conceito e 7 dicas sobre como aliviar torcicolo, além de como evitar essa condição!

Afinal, o que é torcicolo?




O torcicolo é um espasmo ou tensão muscular que afeta a musculatura do pescoço, provocado pela má postura ao dormir, trabalhar, ou outra atividade. Quando ocorre, a condição provoca dores intensas no pescoço, principalmente ao se movimentar, e dificuldade de mexer a cabeça.

Quem passa pela situação fica com a cabeça inclinada para um dos lados, e além da ação da dor, os seguintes sintomas podem surgir:

tremor no músculo do pescoço;

sensibilidade ao toque no pescoço;

dor de cabeça;

rigidez muscular;

inchaço no músculo do pescoço.

Sendo assim, o torcicolo pode acontecer de tipos diferentes, e até em condições mais severas, que exigem a consulta com um médico. Os fatores de risco são a ansiedade, tensão, doenças na coluna, idade acima de 30 anos, ser do sexo feminino e histórico familiar.



7 dicas para aliviar torcicolo e se livrar do incômodo

Com uma rotina quase sempre acelerada, ter o torcicolo é algo que provoca limitações – as dores intensas e desconfortos podem impedir atividades simples, como conduzir um veículo.

Nesse contexto, mesmo sendo um problema comum na sociedade, muitas pessoas ainda convivem com os sintomas por dias. Por isso, é fundamental saber como agilizar a recuperação e aliviar os sintomas, para retomar seus compromissos livre de dores.

Veja nossas 7 dicas para aliviar o torcicolo!

1. Pressione levemente os músculos

Para estimular a circulação sanguínea, pressione com o dedo polegar durante 40 segundos o local afetado pelo torcicolo. Repita o processo ao longo do dia, em todo o músculo que está com espasmo, para isso, é interessante estar sentado com a postura adequada.

2. Incline o corpo para frente

Encoste em uma parede e abra os pés em uma posição ereta, após isso, incline o corpo para frente e solte os braços, e permaneça por 2 minutos. Essa posição vai utilizar o peso da sua cabeça para esticar levemente os músculos do pescoço, acelerando a recuperação.

3. Faça compressa

Um tratamento tradicional e eficiente para aliviar a tensão muscular e os espasmos do torcicolo, é utilizar uma compressa morna diretamente sobre a região afetada. Sendo assim, a mantenha na temperatura ideal sobre o pescoço durante um período de 20 minutos, que pode ser repetido ao longo do dia.

4. Procure remédios específicos

É possível encontrar diversos medicamentos que atuam diretamente para aliviar tensões musculares, ajudando a eliminar o torcicolo. Dessa forma, é interessante ter indicação profissional e adquirir produtos que sejam indicados para o seu caso.

5. Faça massagens

As massagens também são excelentes para estimular a circulação e ajudar a aliviar o torcicolo de maneira mais rápida. Para tanto, utilize um óleo natural e faça movimentos leves e contínuos entre o ouvido e pescoço e após a massagem, você pode aplicar a compressa morna e intensificar o tratamento.

6. Faça Alongamentos no pescoço

Em muitas situações, alongar o pescoço durante a manifestação do torcicolo é algo doloroso e provoca incômodos. No entanto, de forma leve e devagar, faça movimentos para alongar o pescoço, e de maneira gradativa, aumente a intensidade para esticar os músculos e contribuir para aliviar a situação.

7. Faça rotação do tronco

Os músculos do pescoço e do tronco têm relações diretas no organismo, por isso, para aliviar os sinais é importante ter atenção à musculatura das costas. Diante disso, faça exercícios leves de rotação do tronco, solte os braços e realize movimentos repetitivos para trabalhar toda a musculatura.

Cuidados essenciais para a prevenção do torcicolo

Como você notou, o torcicolo é uma condição desagradável e que tem o potencial para comprometer toda a sua rotina diária. Por isso, além de saber como aliviar o problema com rapidez, é imprescindível adotar hábitos preventivos. Confira!

Ter atenção com a postura ao dormir

Um dos principais causadores do torcicolo é a má postura ao dormir. Portanto, certifique que a sua cama esteja confortável, de forma que a sua postura permaneça regularizada durante toda a noite.

Cuidar do conforto no local de trabalho

ergonomia no local de trabalho é indispensável para a prevenção de diversas doenças que afetam a coluna e outras partes do organismo. Por isso, cuide para que seu posto de trabalho esteja confortável e ergonômico, de maneira que não cause esforços excessivos.

Fazer alongamentos diariamente

Os alongamentos servem como uma preparação para o corpo iniciar uma atividade física, no entanto, são exercícios importantes também para o dia a dia. Sendo assim, ao acordar, ou antes de começar o trabalho, faça alongamentos das pernas, braços, pescoço, costas e peito.

Maior atenção e cuidado ao carregar peso

Outro fator que provoca danos à saúde física é erguer ou carregar pesos de maneira excessiva ou desproporcional. Tome cuidado ao carregar mochilas, bolsas ou movimentar pesos e se for necessário, atente-se para a distribuição correta.

Tratamentos mais adequados para o torcicolo

Os tratamentos para o torcicolo são diversos e dependem da intensidade e tempo de duração dos sintomas. Geralmente, com o uso de medicamentos e compressas, é possível tratar o torcicolo, sendo que os sintomas vão diminuindo com o passar dos dias.

Em casos mais intensos, é aconselhável se consultar com um médico especialista, que pode indicar a fisioterapia em conjunto com medicações para alívio da dor. Terapias alternativas, como a acupuntura e a quiropraxia também são eficientes para prevenir e tratar o torcicolo.

No entanto, é preciso ter um diagnóstico e avaliar a frequência do torcicolo, fatores decisivos para indicar o melhor tipo de tratamento para o paciente. Embora seja raro, em casos mais graves de torcicolo, o médico pode indicar a cirurgia como tratamento definitivo.

Como você percebeu, saber como aliviar torcicolo é essencial para agir rápido e evitar contratempos e desconfortos no seu dia a dia. Afinal, cuidar para promover a sua a qualidade de vida é imprescindível e garante a disposição física para superar os desafios.

Fonte: https://semprebem.paguemenos.com.br










Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code