8 benefícios da goiaba para a saúde e como consumir

 


A goiaba é uma fruta com grande valor nutritivo e propriedades medicinais que garantem diversos benefícios para a saúde devido ao fato de ser rica em vitamina C, A e B. O seu nome científico é Psidium guajava, tem um sabor doce e a sua polpa pode ser rosada, branca, vermelha, amarela ou alaranjada.

Essa fruta tropical possui diversas propriedades antioxidantes, antidiabéticas, anti-hipertensiva, anti-inflamatória, analgésica, hipocolesterolêmica e antidiarreica.

Além disso, a goiaba tem poucas calorias e, por isso, pode ser uma boa opção para incluir na dieta para perda de peso. Além disso, favorece a digestão por ser rica em fibras, sendo excelente para tratar problemas gastrointestinais.

Os principais benefícios da goiaba para a saúde são:

1. Melhora a digestão

A goiaba é uma fruta rica em fibras que estimulam os movimentos intestinais, melhorando a digestão. Além disso, quando se ingere com casca, ajuda a combater a acidez do estômago, sendo excelente para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

2. Trata a diarreia

Esta fruta tem propriedades adstringentes, antiespasmódicas e antimicrobianas que ajudam a diminuir tanto a diarreia, como a dor abdominal e os possíveis microrganismos responsáveis pela diarreia. Além disso, também pode ser consumida para tratar a gastroenterite e a disenteria infantil.

As propriedades antidiarreicas são devido à grande concentração de taninos, devendo ser evitadas por aqueles pessoas que possuem prisão de ventre.

3. Antioxidantes

Por ser rica em antioxidantes, como o licopeno e a vitamina C, ajuda a prevenir o envelhecimento das células, já que evita o dano causado pelos radicais livres, assim como evita o surgimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata, por exemplo.

Além disso, a vitamina C pode ainda ajudar a fortalecer a imunidade do organismo, fazendo com que haja maior resistência a vírus e bactérias e facilitar a absorção de ferro na dieta, ajudando a evitar ou tratar a anemia quando se consome em conjunto com alimentos ricos em ferro.

4. Favorece a perda de peso

Cada goiaba tem cerca de 54 calorias, podendo ser consumida numa dieta para baixar de peso como sobremesa ou lanche, já que também é rica em pectina, um tipo de fibra que favorece a sensação de saciedade, diminuindo naturalmente a fome.

5. Cuida da saúde da pele

Comer goiaba, principalmente a vermelha ou rosa, é excelente para a pele, pois contém grandes quantidades de licopeno, um antioxidante que ajuda a manter a saúde da pele e a prevenir o envelhecimento precoce das células.

6. Diminuir o colesterol mal

A goiaba é rica em fibras solúveis como a pectina e rica em vitamina C. As fibras solúveis facilitam a eliminação do colesterol através das fezes, reduzindo sua absorção, diminuindo sua quantidade no sangue e favorecendo sua excreção na bile.

7. Ajuda a regular a pressão arterial

Por ser rica em antioxidantes, especificamente polifenois, a goiaba ajuda a diminuir a pressão arterial, pois favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhora a função vascular. Além disso, possui potássio, um mineral que favorece a excreção de sódio através da urina, ajudando também a regular a pressão.

8. Diminuir as cólicas menstruais

Alguns estudos indicam que o extrato de goiaba proveniente da suas folhas poderia ajudar a reduzir a intensidade das cólicas menstruais, já que possui propriedades analgésicas.




Informação nutricional da goiaba

Na tabela a seguir são indicadas as informações nutricionais por cada 100 gramas da goiaba branca e da goiaba vermelha:

Componentes por cada 100 gramasGoiaba brancaGoiaba vermelha
Energia52 calorias54 calorias
Proteínas0,9 g1,1 g
Gorduras0,5 g0,4 g
Carboidratos12,4 g13 g
Fibras6,3 g6,2 g
Vitamina A (retinol)-38 mcg
Vitamina B1traços0,05 mg
Vitamina B2traços0,05 mg
Vitamina B3traços1,20 mg
Vitamina C99,2 mg80,6 mg
Cálcio5 mg4 mg
Fósforo16 mg15 mg
Ferro0,2 mg0,2 mg
Magnésio7 mg7 mg
Potássio220 mg198 mg

Como consumir

A goiaba pode ser consumida inteira, em sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas também é possível preparar chás. A porção recomendada para consumo é de 1 unidade de cerca de 150 gramas por dia. 




Veja como preparar algumas receitas simples com goiaba:

1. Suco de goiaba

Ingredientes

  • 2 goiabas;
  • 1 colher (de sopa) de hortelã;
  • ½ litro de água

Modo de preparo

Tirar a pele da goiaba e bater no liquidificador com os outros ingredientes. Este suco pode ser bebido até 2 vezes por dia.

2. Chá de goiaba

Ingredientes

  • 15 g de folhas de goiaba;
  • ½ litro de água fervente.

Modo de preparo

Juntar as folhas e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, deixar amornar, coar e beber 2 a 3 vezes por dia. Este chá pode ainda ser usado para fazer um banho de assento, para tratar infecções vaginais causadas por tricomoníase ou candidíase, devido às suas propriedades antimicrobianas.


Fonte:https://www.tuasaude.com/














Postar um comentário

0 Comentários