8 Passos para criar um site de vendas e relacionamento com os clientes



O site de vendas é o canal de relacionamento com o cliente. É por meio desse portal que o cliente pesquisa informações sobre sua empresa, produtos e serviços. Por isso, o ambiente deve transmitir confiança e ter todas as informações que o público julga como necessárias.

Outros aspectos vão influenciar no uso e na importância desse canal. A seguir, mostraremos um passo a passo com pontos que você deve considerar ao criar um site de vendas e as etapas fundamentais para construir um ambiente funcional, confira.

Defina os objetivos do seu site

O site funciona como a vitrine de uma loja, facilitando a comunicação e transmitindo os valores da empresa para o cliente. Você pode ter um site institucional, com o objetivo de apenas falar sobre a sua empresa, contar sua história, registrar seus feitos, apresentar os produtos ou serviços, informar os canais de contato, etc.

Mas você também pode vender online. Nesse caso, seu site será um e-commerce e precisa oferecer um ambiente seguro para compras, considerando que o cliente vai inserir suas informações pessoais, informações financeiras, etc.

Além disso, um e-commerce deve ter um sistema de gestão por trás. O painel te ajudará a organizar o estoque da loja online, gerenciar os pedidos, acompanhar as vendas e mais uma série de recursos fundamentais para o seu negócio.

Antes de contratar uma plataforma, entenda como é o processo de expedição, transporte e logística reversa no e-commerce com o curso do Sebrae. Além disso, esteja preparado para lidar com os fatores que afetam a logística do seu negócio.

Independentemente do objetivo do seu site, os pontos que levantaremos a seguir são fundamentais para que você tenha sucesso com o seu canal.

Registre um domínio

O registro do domínio é o ponto inicial na construção de um site. O domínio é o nome do seu site. Em geral, as empresas utilizam o próprio nome nos domínios, dessa forma, transmitem maior confiança para o cliente que vai ter certeza que está no local correto.

O site da Coca Cola, por exemplo, é www.cocacola.com.br. Você acharia estranho se fosse www.cocarefrigerante.com.br, não é mesmo? Afinal, a Coca Cola é uma marca com diversos produtos. Porém, nem sempre é possível criar um domínio com o nome exato da empresa, principalmente se o nome é bastante comum. Nesse caso, você pode utilizar um nome aproximado ou uma abreviação.

No blog da Hostgator, especializada em registro de domínios, há um conteúdo completo, com todas as informações técnicas e importantes para o registro do seu domínio. Vale a pena dar uma lida.




Escolha a plataforma para o seu site

A escolha da plataforma vai influenciar em diversos aspectos técnicos e funcionais do seu site. A começar pelo próprio domínio. Um domínio é formado pelo nome da empresa, seguido da extensão “com” e do código do país, .br, .us, .uk, etc.

Uma plataforma gratuita vai adicionar o nome da sua marca antes do nome da plataforma, por exemplo: “suamarca”.wordpress.com.br. Além de não transmitir profissionalismo, as plataformas gratuitas são limitadas, não garantem segurança ao ambiente, podem cair com o pico de acessos dos usuários, e apresentarem diversas outras restrições.

Imagine a seguinte situação: você lança um produto em seu site, divulga nas redes sociais, o site recebe muitos acessos e a plataforma deixa de funcionar por não suportar aquele volume de acessos. Situações como essa são muito desagradáveis, deixam o cliente inseguro e impede a conclusão das suas vendas.

Como falamos no primeiro tópico, um e-commerce também deve ter um ambiente para administrar as vendas da loja. Assim, deve ser hospedado em um portal seguro para as vendas e para os seus clientes.



Cuidado com o conteúdo do site

O site deve ter as principais informações sobre a sua empresa. Contar a história da marca, informar os produtos ou serviços que oferece, mostrar alguns de seus feitos, conquistas e ter as informações de contato. Esse é o conteúdo básico para qualquer site.

Você pode inserir mais informações e imagens, mas deve tomar cuidado para não deixar o site muito carregado e com informações que podem confundir o público. Invista apenas no necessário e observe como os clientes vão interagindo com o conteúdo e se demonstram interesse em outras informações.

Mantenha o seu cliente sempre informado e acompanhe os indicadores de performance do seu site.

Capriche nas informações sobre os produtos

Além de todas as informações básicas sobre a empresa, o e-commerce deve ter bons conteúdos sobre os seus produtos. No e-commerce não há vendedores auxiliando o cliente, por isso a descrição dos produtos é um apoio às vendas.

São os textos de descrição que vão informar sobre as características do produto, salientar seus pontos fortes e tirar as dúvidas do cliente. Na hora de criar essas descrições, faça pesquisas e testes para entender quais são as informações mais interessantes para o cliente.

Descubra quais são os termos que os clientes utilizam quando pesquisam por um determinado produto e utilize em suas descrições de forma equilibrada. Você também pode criar um blog em seu site e publicar avaliações sobre os produtos, como utilizar, entre outros conteúdos que serão interessantes para o cliente e vão estimular suas vendas.

Crie uma identidade visual para o seu site

A identidade visual envolve as cores da marca e o seu logotipo. São elementos que representam a marca e estimulam a identificação do cliente.

A identidade visual é um tipo de comunicação construída por um profissional de design, que vai estudar uma série de informações sobre a sua empresa e criar uma identidade que a represente.

Diversas plataformas, pagas ou gratuitas, oferecem modelos de layout pronto e você só adiciona as informações sobre a sua empresa. É uma opção vantajosa para quem não pode investir em um site personalizado, porém, há o risco de ter outros sites utilizando o mesmo layout.

O profissional também vai avaliar o peso das informações e quanto influenciam no carregamento do seu site, outro aspecto fundamental para um bom site de vendas.

Cuidado com a navegação do site

A navegação impacta em muitos aspectos. Quando o site demora muito para carregar, pode fazer com que o usuário desista e vá procurar outra empresa. Por isso, a navegação deve ser rápida e simples.

O que isso quer dizer exatamente? Fotos, música, textos e outros elementos podem sobrecarregar o seu site, tornando o carregamento das páginas mais lento. O layout deve ser simples, sem muitos efeitos ou imagens pesadas.

Além disso, as informações devem estar bem distribuídas para que o usuário encontre o que precisa de forma rápida. O Mapa do Site é um recurso que pode ajudar, mesmo quando o seu site já é simples.

Seja mobile friendly ao criar um site de vendas

“Mobile friendly” é o termo usado para denominar se um site é amigável para dispositivos móveis. Ou seja, foi desenvolvido para ser acessado em celulares ou tablets.

O celular é a principal forma de acesso a internet no Brasil. Por esse motivo, ter um site “mobile friendly” não é mais um diferencial, mas uma necessidade. Se o cliente acessa o seu site e precisa ajustar o layout para encontrar as informações, clicar nos links ou ver as imagens no celular, a sua experiência será desagradável. Em outro momento, provavelmente, ele vai procurar um site que seja mais adequado para aquele tipo de acesso.

Para quem vende online, essa característica pode influenciar nas compras, pois 74% dos usuários de internet utilizam o celular na hora das compras.

Depois de criar o seu site, você vai precisar investir em estratégias de marketing para divulgá-lo e atrair novos clientes. Ter conhecimento sobre marketing online será fundamental para se destacar e conseguir bons resultados.

O Sebrae/SC conta com uma série de cursos que vão te ajudar com essa tarefa. Veja porque o Marketing Digital é uma oportunidade de ouro para crescer o seu negócio. Aproveite o Marketing Digital para criar um Relacionamento com Clientes Atuais e Potenciais e saiba como o conteúdo vai te ajudar a ser encontrado na internet e vender.


Fonte: https://atendimento.sebrae-sc.com.br/






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