3 dicas para cuidar do Cabelo Branco

 



Por muito tempo — e ainda hoje, mesmo que menos — houve uma pressão para que o cabelo branco seja coberto ou “disfarçado”. Porém, vemos cada vez mais pessoas assumindo os seus grisalhos e até mesmo pessoas pintando os cabelos de branco e cinza.

Encarar o cabelo grisalho como algo natural, que vai acontecer com todos mais dia menos dia, é, também, uma forma de abraçar a beleza natural, uma tendência crescente nos últimos anos.

Se você também está considerando aceitar seus fios brancos, saiba que eles precisam de cuidados específicos para valorizar a cor e mantê-los saudáveis! E é sobre isso que falaremos a seguir.



Por que o cabelo fica branco?

O cabelo branco é, naturalmente, associado à idade. É verdade que seu surgimento tem a ver com isso, mas existem outros fatores que podem responder o que deixa o cabelo branco e, por causa deles, a idade do aparecimento dos primeiros fios brancos pode variar bastante.

Esses são alguns dos principais fatores:

  • Genética;
  • Estresse;
  • Má alimentação;
  • Alterações hormonais;
  • Doenças autoimunes.

De qualquer maneira, independentemente da causa, a resposta para “por que o cabelo fica branco?” é devido à queda na produção de melanina no bulbo capilar. Algo que é “programado” pelo nosso corpo, mas pode ser adiantado devido aos fatores que citamos.

E, até pouco tempo atrás, o cabelo grisalho era considerado sinal de desleixo e associado à vergonha de envelhecer — sendo que é parte inevitável da vida, algo que não deveria precisar ser escondido ou disfarçado.

Assim como assumir os cachos, assumir o cabelo grisalho é uma forma de abraçar quem se é. Mas, claro, não estamos dizendo que é uma obrigação! É só mais uma opção que temos.



Cuidados especiais com o cabelo grisalho

O cabelo branco precisa de alguns cuidados especiais pois tem algumas características específicas. Os fios grisalhos são naturalmente mais secos, grossos e frágeis, pois têm mais queratina e, como já dissemos, não têm melanina.

Além disso, o cabelo branco pode ter a cutícula aberta, o que faz com que ele perca nutrientes mais facilmente e fique opaco. E há ainda a possibilidade dele ficar amarelado devido a um processo natural de oxidação e da maior produção de queratina.

Shampoo para cabelos grisalhos

Para evitar e corrigir o amarelado, é necessário usar o que chamamos de shampoo matizador ou shampoo corretivo. Esse shampoo para cabelo branco tem pigmento violeta ou azul, chamados matizadores, que neutralizam o amarelo.

Mas é importante alternar o shampoo matizador para cabelo branco com um de fórmula hidratante. Isso por dois motivos: o uso excessivo do matizador pode deixar o cabelo arroxeado e, por ser mais seco naturalmente, o cabelo grisalho precisa de mais hidratação. O recomendado é usar o shampoo matizador a cada 15 dias, mais ou menos.

E, para te ajudar a cuidar dos seus fios, já selecionamos algumas indicações de shampoo para cabelos grisalhos que sabemos que são muito bons:



Já pensando nos shampoos que você pode usar para alternar com o seu shampoo matizador para cabelo branco, recomendamos:

Cronograma capilar

Para garantir que o seu cabelo grisalho fique hidratado, macio, maleável e com aparência de saúde e vitalidade, o caminho é o cronograma capilar. Essa rotina de cuidados com o cabelo composta por etapas de hidratação, nutrição e reconstrução é ideal para os fios brancos.

Para fazer o cronograma capilar, você vai precisar de produtos que fortalecem e ajudam a cuidar e preservar o cabelo branco, como:



Leave-ins, óleos capilares e proteção solar

Como o cabelo branco é mais ressecado e frágil, ele pode apresentar mais frizz. Para contornar isso, nossa recomendação é apostar nos leave-ins e óleos capilares.

Outra dica de cuidado com cabelo grisalho é sempre usar protetor solar capilar quando for se expor ao sol ou entrar em piscina. Há quem diga que a exposição solar pode amarelar o cabelo, mas o que é certo é que isso pode, sim, fazer mal para os fios, por isso é importante prevenir.

Como tirar tintura do cabelo e deixar grisalho

Algumas escolhem cortar o cabelo curtíssimo, outras fazem luzes… Se você não quer passar por nenhum desses dois processos, pode estar se perguntando como tirar tintura do cabelo e deixar grisalho, certo?

O que podemos adiantar é que todas as formas de retirar coloração do cabelo são, em algum nível, agressivas para a fibra capilar e que nenhuma garante a remoção completa ou traz resultados imediatos. Se ainda assim quiser investir nesse caminho, essas são algumas possibilidades:

Shampoo antirresíduos

Para quem usa tonalizante ou tinturas não permanentes e mais leves, o shampoo detox ou antirresíduo é uma opção. Ele ajuda o cabelo a desbotar mais rápido, mas é necessário usar várias vezes e cuidar do cabelo para que ele não fique danificado. O uso deve ser espaçado, com 7 a 15 dias entre um uso e o outro.


Shampoo anticaspa e bicarbonato

Outra forma de como tirar tintura do cabelo e deixar grisalho é misturar uma colher de sopa de bicarbonato a 200 ml de shampoo anticaspa e usar a cada lavagem. Essa é uma alternativa mais branda à “shampoozada”, que é a mistura de shampoo, água oxigenada e pó descolorante. Assim como o shampoo antirresíduos, essa mistura clareia o cabelo aos poucos.





Decapagem

Para produtos mais pesados e permanentes, há a decapagem. Porém, esse processo pode danificar bastante o fio, pois ele abre o frio para que o pigmento saia e juntamente pode sair também proteínas e água, além da possibilidade de deixá-lo poroso.

O mais recomendado para quem quer saber como tirar tintura do cabelo e deixar grisalho é procurar um salão e fazer tudo da maneira mais correta e com um profissional para evitar ficar com o cabelo danificado.

Esperamos que todas as dicas que reunimos aqui sobre o cabelo branco tenham te inspirado!

Fonte:https://blog.sephora.com.br/










Postar um comentário

0 Comentários