8 perguntas para fazer ao ginecologista antes de engravidar




A partir do momento em que a mulher está decidida a engravidar, a primeira coisa a se fazer é agendar uma consulta ao ginecologista. A avaliação médica é fundamental, pois além de avaliar o histórico de saúde da paciente, permitirá que ela tire todas as suas dúvidas (que não devem ser poucas) a respeito dos primeiros passos para se tornar uma tentante!


Entretanto, assim como em toda consulta deste tipo, é comum ficar um pouco perdida sobre o que perguntar ao médico. Pensando nisso, nós selecionamos para as futuras mamães 8 perguntas essenciais para se fazer ao ginecologista antes de engravidar. Confira!


1º QUANTO TEMPO PODE LEVAR PARA ENGRAVIDAR APÓS A INTERRUPÇÃO DO ANTICONCEPCIONAL?

Essa é uma pergunta relativa, mas que pode ser respondida com base na sua avaliação clínica, idade, histórico de saúde e em tentativas passadas para engravidar. É preciso entender que seu ginecologista pode até chegar em uma estimativa, mas nunca terá como lhe dizer a data exata da concepção.


2º ALGUM PROBLEMA DE SAÚDE PODE AFETAR A MINHA FERTILIDADE?

Infelizmente sim. Algumas condições médicas podem diminuir suas chances de engravidar. Nas mulheres, a endometriose, síndrome do ovário policístico e alguns distúrbios na tireoide podem ser os agravantes. Nos homens, problemas de qualidade e quantidade seminal podem tornar a concepção mais difícil.


3º DEVO TOMAR VITAMINAS E SUPLEMENTOS?

Sim. O uso de ácido fólico é indicado antes de engravidar para diminuir os riscos de defeitos no tubo neural do bebê, ou mesmo problemas de nascença. No caso de seus exames apontarem a falta de alguma vitamina específica, o seu ginecologista também deve recomendar a suplementação.


4º DEVO PARAR DE TOMAR CERTOS MEDICAMENTOS?

Depende. É necessário informar ao ginecologista todos os remédios que você faz uso e, se for necessário, mude as medicações a partir das sugestões dele. Alguns remédios podem diminuir as chances de concepção, ou mesmo serem prejudiciais ao bebê quando você já estiver grávida.


5º TENHO QUE MUDAR MINHA DIETA ROTINA DE EXERCÍCIOS E OUTROS HÁBITOS?

O ideal é seguir uma alimentação saudável, com grande diversidade de nutrientes, frutas, cereais, verduras e legumes. Tente evitar ao máximo os açúcares e frituras, pois estar acima do peso pode diminuir as suas chances de engravidar. O ideal é manter uma rotina saudável, praticando exercícios físicos (mas sem excessos), deixando hábitos nocivos, como o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas.


6º PRECISO TOMAR ALGUMA VACINA EXTRA?

O ideal é atualizar o seu cartão de vacinas antes de engravidar, tendo em vista que algumas vacinas são contraindicadas durante a gestação. Normalmente, a lista inclui doses contra influenza, hepatite B e tríplice bacteriana.


7º QUAIS EXAMES DEVO FAZER?

Antes de engravidar, o ideal é passar por uma bateria de exames, como: hemograma completo, fator RH e glicemia em jejum. O intuito é saber se a gestação pode trazer riscos para a mãe ou para o bebê.


8º O QUE FAZER QUANDO O TESTE DER POSITIVO?

A primeira coisa a se fazer após um teste de gravidez dar positivo é procurar assistência médica. Somente assim você poderá confirmar o diagnóstico e dar início ao pré-natal. Lembre-se: a melhor pessoa para avaliar todas as possibilidades e propor soluções deve sempre ser o seu médico!


Fonte: http://institutonascer.com.br/












Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code