5 dicas sobre como cultivar o respeito no casamento




A felicidade no casamento está centrada em diversos requisitos, um deles é o respeito. Respeitar significa tratar o outro com total consideração.
Em casamentos o respeito é requisito fundamental para a felicidade e durabilidade matrimonial. Ambos os cônjuges devem respeitar-se mutuamente.
O desrespeito pode se manifestar de várias formas como: infidelidade, maus-tratos e falta de consideração. Esses casamentos estão fadados ao fracasso, ou ainda, a uma convivência carregada de conflitos, brigas e infelicidade. Todos na família sofrem quando os pais não se respeitam, e esse tipo de comportamento deve ser evitado a todo custo, ou, se já se instalou, deve ser abolido.
Para que a harmonia familiar seja restabelecida o respeito deve permear o seu relacionamento conjugal.
L. Whitney Clayton faz a seguinte consideração acerca do respeito: “Observei que nos casamentos maravilhosos e felizes, o marido e a mulher tratam um ao outro como parceiros iguais. As práticas de todo lugar ou época em que o marido dominava a mulher ou a tratava, em qualquer aspecto, como se ela fosse uma parceira de segunda classe no casamento não são condizentes com a lei divina e devem ser substituídas por princípios e padrões corretos de comportamento”.

Algumas dicas podem ajudar no processo de desenvolver o respeito ao cônjuge:

1) Reconhecer o outro como um ser de qualidades, direitos, sonhos e necessidades. Deixar de olhar apenas para si próprio é o primeiro passo para a expressão do respeito.

2) Colocar as necessidades do outro acima das suas, será importante para que você compreenda que a felicidade do seu cônjuge está diretamente ligada com a sua felicidade e com a de sua família.

3) Estar profundamente comprometido com a verdade de que todos somos filhos de Deus. Para aqueles que enxergam seu cônjuge dessa forma não será difícil respeitá-lo, por entender que caso aja com desrespeito estará desrespeitando também o próprio Deus.

4) Concentre-se nas qualidades de seu cônjuge, quando fazemos isso nossa consideração e compaixão pelo outro aumenta. Não dê tanta importância para os defeitos, pois todos nós o possuímos. Deixe de contar os defeitos e falhas e conte as qualidades e acertos. Não só o respeito aumentará, como também, o amor se fortalecerá.

5) Não permita que qualquer pessoa desrespeite seu cônjuge, quando você protege e defende seu cônjuge você mostra aos outros o quanto o considera e respeita. Deixe bem claro, a quem quer que seja, que você respeita seu cônjuge e exige que os outros também o façam.

O respeito é pré-requisito para o fortalecimento do amor. No decorrer dos anos do casamento, se não tomarmos os devidos cuidados, podemos desenvolver hábitos desrespeitosos que nos afastarão de nosso cônjuge transformando o amor em ressentimento, raiva e mágoa.
Avaliar o modo como temos demonstrado nossa consideração por aquele que escolhemos como companheiro é fundamental para não cairmos em armadilhas que objetivam destruir a felicidade conjugal.
Se vocês se encontram nessa situação, recuem! E estabeleçam metas que visem mudar esses comportamentos destrutivos, arrependam-se e peçam perdão.
Onde existir amor haverá sempre uma possibilidade de transformação e resgate.


Postar um comentário

0 Comentários