Descubra cidades litorâneas tranquilas no Brasil






O litoral brasileiro é repleto de praias. As cidades nos arredores também merecem o mesmo destaque. Para quem busca um refúgio tranquilo, exploramos o litoral em busca de cidades calmas e remotas para visitar.

Paraty, Rio de Janeiro

Contemple a Capela de Nossa Senhora das Dores
Contemple a Capela de Nossa Senhora das Dores




Paraty é uma cidade colonial maravilhosamente preservada, cujo charme está impresso em suas casas. Prédios tombados à beira-mar completam o cenário, com suas janelas em treliça e portas coloridas, tendo as montanhas e florestas como pano de fundo. Todo esse cenário espetacular e lindo tem ainda mais destaque quando visto do mar. Aproveite para fazer um passeio de barco e contemplar a vista hipnotizante da cidade antes de explorar as baías tranquilas e as praias desertas, como a Praia da Lula, Praia Vermelha e o Saco do Mamanguá, onde você poderá relaxar e praticar mergulho com snorkel. Passe o tempo na água, mas também aproveite o charme de Paraty ao caminhar por suas majestosas ruas de paralelepípedo. Você poderá contar com tudo isso ao se hospedar na Casa Mar Paraty, com piscina ao ar livre e vista do mar.

Trancoso, Bahia

A Praia do Espelho é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil

A Praia do Espelho é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil


Trancoso tem uma vibe nostálgica e está localizada em uma região protegida pela UNESCO. É um refúgio boêmio e artístico, intocado pela agitação característica dos paraísos litorâneos – em parte por conta de sua densa floresta tropical nos arredores, o que manteve a cidade isolada por anos, até a chegada de artistas estrangeiros no final de 1900. Agora ela está crescendo; uma cidade do século XVI, que abriga casas de alvenaria e cabanas de pescadores, todas em tons terrosos, verdes e vermelhos. Lá, você encontrará lojas da moda e restaurantes sofisticados. A praia de Trancoso é tão convidativa quanto a cidade, com uma enorme faixa de areia dourada. Você perde facilmente a noção do tempo e com certeza não vai se importar. Aproveite tudo isso ao se hospedar no Hotel Boutique Bahia Bonita.

Praia do Rosa, Santa Catarina

Surfe à tarde e jantar à noite no alto do morro são a pedida aqui

Surfe à tarde e jantar à noite no alto do morro são a pedida aqui

Praia do Rosa, de grande estilo e localização, é uma das cidades mais sofisticadas do Brasil para prática de surf e considerada um refúgio da agitada Florianópolis. A Praia do Rosa tem todo o apelo e cultura litorâneos da cidade vizinha, porém sem grandes multidões. Com um cenário cinematográfico, faça uma aula matinal com uma das diversas e experientes escolas de surfe para todos os níveis. Para quem prefere apenas observar as aulas, há muita coisa para fazer, seja uma caminhada pela praia para contemplar a natureza, ou simplesmente apreciando a vista dos penhascos e rochedos. Suba até a cidade para ver o pôr do sol e visite o Restaurante Urucum para saborear frutos do mar no vapor e curtir vistas panorâmicas. Hospede-se no Villa Garden Suites e tenha a oportunidade de acordar e contemplar a vista da baía.

Barra Grande, Bahia

Poucos lugares garantem o sossego e o isolamento como em Barra Grande
Poucos lugares garantem o sossego e o isolamento como em Barra Grande

Uma das cidades litorâneas mais remotas, Barra Grande vale a visita. Localizada em um trecho estreito de terra ao longo do extenso litoral baiano, a cidade conta com uma pequena vila de pescadores, onde você poderá curtir uma atmosfera tranquila e intimista. A região conta com quilômetros de praia intocada por todo lado e com ruas de terra, que contam com vários restaurantes pequenos e pousadas. Os barcos têm um papel importante na comunidade, e você pode usar canoas e remos para explorar as lagoas cristalinas e ilhas desertas espalhadas pela cidade e pelo litoral. Aguarde o pôr do sol para retornar para o KA BRU Beach Boutique Hotel e veja como a água fica luminescente, graças ao plâncton presente nela.

Jericoacoara, Ceará

Ao visitar as dunas, a sensação é de estar em um deserto e não em uma praia
Ao visitar as dunas, a sensação é de estar em um deserto e não em uma praia


Carinhosamente chamada de ‘Jeri’, esse refúgio paradisíaco tem uma “preguicinha charmosa”. Com suas águas em tom de turquesa, a praia é a joia da cidade. Ao longo da costa você verá redes suspensas sobre a água, onde poderá deitar e relaxar lendo um bom livro, ou observar os praticantes de kitesurf pegando uma onda. A areia da praia se estende para as ruas, então não precisa se preocupar em trocar de roupa caso faça algum passeio no início da noite. Entretanto, o destaque da cidade são as dunas, que deixam as areias onduladas ao longo da costa, e que de longe formam uma faixa dourada no horizonte. A vista é maravilhosa a qualquer hora do dia, mas ao pôr do sol a areia e o céu ganham tons alaranjados, em contraste com o brilho do azul das águas. Contemple tudo isso do alto das dunas, que ficam próximas à Vila Kalango.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code