Como ler cifras no violão, guitarra ou teclado: aula completa




Todo iniciantes de violão, guitarra ou teclado precisa aprender como ler cifras já nas primeiras aulas do instrumento.
Obviamente que não se aprende tudo o que é preciso assim de cara, mas com o estudo constate (e prática, claro), em poucos dias você já estará lendo as cifras de muitas músicas.

O que são cifras?

Para aprender como ler cifras, é essencial entender o que elas são.
As cifras formam um sistema de notação musical universal que serve para mostrar os acordes que devem ser usados. Esse sistema, simplificado, serve para instrumentos como guitarra, violão, teclado, piano e muitos outros.
E o sistema de notação utiliza as letras do alfabeto para isso. Onde temos 7 letras, cada uma representando um acorde.
Temos os acordes aturais que são Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si. Como cada letra da cifra representa uma acorde, então teremos:
– Dó = C;
– Ré = D;
– Mi = E;
– Fá = F;
– Sol = G;
– Lá = A;
– Si = B.
Mas as cifras não se resumem apenas a essas 7 letras. Podem existir também números, símbolos e outra letra após uma letra ou número.
Por exemplo, podemos ter o seguinte acorde numa música: Cm7 ou F#.

Como ler cifras: os acidentes nos acordes

Então vamos começar falando sobre os acidentes: sustenido e bemol. Esses dois símbolos alteram a altura de um acorde musical.
Por exemplo: se temos o acorde de dó, representado pela letra C, mas após ele temos o símbolo “#”, isso quer dizer que esse acorde deve ser tocado meio tom acima, pois é um acorde de “dó sustenido”, na cifra ele ficaria assim: C#.
Temos os seguintes acordes com sustenido:
– D# = Ré com sustenido;
– F# = Fá sustenido
– G# = Sol sustenido;
– A# = Lá sustenido.
Mas temos também outro símbolo que é um “b” minúsculo e ele serve para diminuir o acorde em meio tom, logo, se temos o acorde de E e queremos tocar ele meio tom abaixo, teremos o acorde de “mi bemol” representado pela cifra: Eb.
Então temos os seguintes acordes com bemol:
– Db = Ré bemol;
– Eb = Mi bemol;
– Gb = Sol bemol;
– Ab = Lá bemol;
– Bb = Si bemol.
Quanto aos acordes de E e B não terem sustenido ou os acordes de F e C não terem bemol, isso é por questões que melhoram e facilitam o estudo e compreensão da música. Mas podem haver casos (práticos) em que ele aparecem.
curso de música online
Veja o artigo sobre oque é sustenido e bemol”.

Como ler cifras: acordes maiores e menores

Outra letra que pode vir após um acorde é a letra “m”. Então quando você vir um acorde assim “Cm” isso significa que esse acorde é menor. No exemplo, lê-se “dó menor”.
Já quando um acorde aparece sem essa letra, isso significa que ele é maior.
Para entender melhor o conceito de acordes maiores e menores, que também te ajudará a entender como ler cifras de violão, teclado,etc, confira a aula onde falamos sobre isso aqui sobre terça maior e terça menor.

Aprenda tudo sobre música e domine seu instrumento

Quer aprender sobre leitura de cifras, leitura de tablaturas e de partituras e também evoluir no seu instrumento musical? Então garanta agora seu acesso a nossa plataforma e comece o ano realizando seu sonho e tirando os planos musicais do papel.
Os cursos da Guitarpedia são feitos para músicos de todos os níveis, uma vez que nossas aulas são organizadas por módulos e temos conteúdo que vai do iniciante ao avançado.
Você ainda tem acesso a material de apoio nas aulas para ter um aprendizado muito mais eficiente: partituras, tablaturas, cifras,backing tracks e muito mais.
Quer aprender a tocar guitarra? Violão? Guitarra Jazz? Ou Guitarra Metal? Guitarra Blues? Piano ou teclado? Bateria? Na nossa plataforma você encontra todos esses cursos.
                                                    Resultado de imagem para Guitarpedia

Os números após os acordes

Existirão cifras com números acompanhando as letras ou apósa letra “m”, por exemplo:
– Dm7 = Lê-se “ré menor com sétima”;
– C5 = Fá com quinta (que seria um powerchord).
Mas o que isso significa? O números nada mais são do que os intervalos que fazem parte desse acorde.
Falando em intervalos, se você não sabe o que é, dê uma conferida nessa aula aqui onde explicamos oque são intervalos musicais.
Podemos também encontrar números dentro de parêntesis,assim:
– C7(13): lemos “dó com sétima e décima terceira”.
Veja mais alguns números que podem existir nas cifras musicais:
– 2 = segunda;
– 5 = quinta;
– 9 = nona;
– 11 – décima primeira.
– 13 = décima terceira.
Outros exemplos:
– D11 = lemos “ré com a décima terceira”:
– E5 = lemos “mi com quinta”.

Outros símbolos

Você ainda pode se deparar com símbolos com “º” ou “ø” que são os símbolos usados nos acordes diminutos e meio diminutos. Por exemplo Cº onde lemos “dó diminuto” ou Cø “dó meio diminuto”.
Mas existem ainda outras “nomenclaturas” usadas para as cifras. No entanto essas são as principais e essenciais para você aprender por agora. Conforme for praticante e tendo essa “convivência” com as cifras e a música em si, evoluirá e aprenderá a lê-las de forma natural e em poucos segundos.
fonte: Guitarpedia


Postar um comentário

0 Comentários