5 livros para viagens a trabalho




Quando um profissional precisa cumprir agenda em outra cidade, o meio de transporte não gera nem discussão. Viajar de avião tem, indubitavelmente, o melhor custo-benefício para inúmeras situações, inclusive para as viagens a trabalho. 
Contudo, vamos combinar: a rotina do aeroporto é um evento. Isso sem contar o tempo de voo e a chegada ao destino. Existe um tempo considerável nesse intervalo entre sair de casa e entrar em um avião. E você não precisa jogar esse tempo fora, ou vê-lo passar com uma dose extra de tédio. Se estiver na companhia de bons livros para viagens a trabalho, esse será um intervalo muito bem ocupado. 

Os melhores livros para viagens a trabalho 

Você sabe porque existe uma livraria na maioria dos aeroportos? Um dos motivos é porque é justamente em esperas como essa, que podem demorar mais que o previsto, que as pessoas desenvolvem o interesse por uma boa leitura. 
No caso das viagens a trabalho, isso é ainda mais pungente, já que a pessoa pode escolher títulos que tenham a ver com a atividade desempenhada. Já pensou, por exemplo, em se especializar ou descobrir boas formas de conduzir processos no caminho até seu compromisso profissional? Pois é: isso é possível se você escolhe bons livros para viagens a trabalho. 
Quais são os melhores? Isso depende, tanto das suas preferências quanto da sua área de atuação. 
Mas alguns são reconhecidos por trazer bons insights a qualquer setor do conhecimento. Eis nosso ranking dos melhores livros gerais para viagens profissionais: 

A Arte da guerra (Sun Tzu)












Escrito no Século IV a.C., esse é um clássico para quem quer aprender sobre liderança e estratégia. Traz dicas rápidas e práticas para exércitos em campos de batalha mas que podem, facilmente, ser inseridas nas nossas lutas cotidianas. 



Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

                                  

Muita gente que busca livros para viagens a trabalho o faz pelo ambiente de introspecção do aeroporto. Mas, se a pessoa também for introspectiva no trato profissional, esse é o livro certo. Escrita em 1936, a obra versa sobre liderança, entusiasmo e o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Leitura tão rápida quanto o voo! 

Faça acontecer (Sheryl Sandberg)

                           

Mulheres com cargos corporativos podem transformar essa obra em livro de cabeceira, incluindo a da poltrona do avião. Sheryl, que tem um currículo extenso de trabalho no Vale do Silício, fala sobre o papel da mulher no mercado de trabalho e, principalmente, em setores dominados por homens – como o da tecnologia, por exemplo. 

Rápido e devagar (Daniel Kahneman)

                                     
Sabe quando você faz uma proposta de trabalho e, no meio do caminho, se frustra com a condução do processo entre equipes? Isso pode ocorrer por causa da forma de pensar – das pessoas e da sua própria. Nesse livro, Kahneman traz uma visão científica do funcionamento do cérebro, sugerindo as melhores maneiras de utilizar a racionalidade a nosso favor. 

On the road (Jack Kerouac)

                              
Não podemos dar recomendações de livros para viagens a trabalho sem colocar na lista uma ficção clássica, que faz pensar sobre as delícias e os desafios de viver sempre com o pé na estrada – ou nas nuvens. Spoiler: Bob Dylan fugiu de casa após ler esse livro e se entregou à carreira musical. Deu no que deu. O que Kerouac pode fazer por você? 


                                  

A leitura para o desenvolvimento profissional 

Pessoas que leem têm mais chance de conseguir sucesso em suas áreas de atuação. O motivo é simples: a leitura traz mais conhecimento e repertório ao leitor, que encontra alternativas para sua forma de trabalhar. 
E, quanto mais conhecimento possuímos, mais comprometimento temos com o trabalho. A curiosidade é uma característica vital do ser humano. Quando aprendemos algo, queremos colocar em prática. Assim, os livros lidos durante as viagens a trabalho podem significar, além do tempo bem aproveitado com especialização, menos horas extras de trabalho ​tentando solucionar problemas ou finalizar tarefas. 
Portanto, fica aí a dica: quando no aeroporto, procure bons livros para viagens a trabalho e não deixe as obras de lado. Leia enquanto espera, durante o voo, no caminho do seu compromisso, no voo de volta e, também, em casa. 


Todo tempo ocioso que a gente passa com um livro em mãos não é tempo perdido: é um investimento que fazemos à nossa saúde mental, nosso repertório de conhecimento e, em consequência, à nossa carreira. E pode acreditar: o ROI dessa aplicação em livros sempre supera as expectativas. 


Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais! 

Postar um comentário

0 Comentários