Truques para superar as trilhas de mountain bike


Para garantir o bom funcionamento de nossas bikes e, consequentemente, a nossa segurança e confiança durante as descidas, precisamos nos atentar aos seguintes pontos:

Manutenção: Faça revisões periódicas em sua bicicleta.

Sistema de frenagem: é muito importante verificar o estado das pastilhas ou sapatas, bem como do fluído dos freios ou dos cabos.
Pneus: eles são particularmente importantes nas descidas e nas trilhas de mountain bike, já que eles serão os responsáveis, junto com os freios, pelo controle da bicicleta.
Sistemas de suspensão: com as verificações necessárias e a regulagem adequada, tonaremos nossa bicicleta mais confortável e com mais eficiência na frenagem.
Parafusos: os apertos devem ser verificados com certa periodicidade. É aconselhável não apertar demais os parafusos de manetes e passadores. Isso para que se movam em caso de queda evitando sua quebra.

Segurança passiva: Elementos que não podemos dispensar

O capacete

As luvas: evitam os machucados das mãos em caso de queda e proporcionam maior aderência e conforto nos punhos.

Os óculos: eles nos protegerão do sol, vento, insetos, água, lama e possíveis partículas ou galhos que possam danificar nossa visão.

Pedais e calçados: o uso de pedais (com trava ou não) e calçados adequados nos permitirá ter mais controle sobre a bicicleta. Geralmente pensamos que o pedal com trava é um risco durante a descida por você estar preso à bicicleta, mas é o contrário. Se dominarmos o pedal com trava, poderemos definir a direção com nosso próprio corpo e sem grandes esforços.

O aspecto humano

Cabeça no lugar e paciência!
Vamos enfrentar as trilhas de mountain bike com calma e tranquilidade, evitando impulsos. Começaremos a curtir as trilhas quando adquirirmos a técnica. Assim, poderemos superar trechos íngremes e irregulares de forma descontraída. Sem pensar, conseguiremos fazer uma trilha impecável e divertida. Pouco a pouco, e com prática constante, conseguiremos adquirir confiança.

Conhecer o terreno é essencial!

Será importante conhecer a área onde estamos descendo para adaptar nossa velocidade e intensidade. Vamos começar o percurso pelo lado de fora. Passaremos pelo traçado interno da curva e passaremos pelo traçado externo em seguida, sempre que os obstáculos permitirem. Aproveitaremos as áreas inclinadas para virar mais rápido e com maior segurança. Também observaremos o estado da superfície: se é areia fofa, chão duro, terra úmida, área coberta de musgo… E adaptaremos a velocidade à elas.

Calçados de ciclismo para Mountain Bike
Como se posicionar na bicicleta?

Segurando o guidão com firmeza, mantendo o corpo relaxado. Precisamos flexionar os joelhos para nos adaptarmos ao terreno e mover nosso corpo para a parte de trás da bicicleta, sempre mantendo o centro de gravidade baixo para evitar ser jogado sobre o guidão.

Os freios


O freio dianteiro existe! Nas zonas lentas com obstáculos usaremos principalmente o freio traseiro, e o dianteiro com muito tato para evitar sermos jogados. Nós podemos usar somente o freio traseiro, e de forma precisa, nas curvas muito íngremes para fazer a roda traseira derrapar. Para reduzir a velocidade rapidamente, você deve usar ambos os freios, adaptando a intensidade de frenagem à situação.


Como usar os freios nas trilhas de Mountain Bike



                   

Postar um comentário

0 Comentários