O comĂ©rcio eletrĂŽnico vem experimentando um crescimento constante nos Ășltimos anos. A Statista prevĂȘ que a receita global do mercado de e-commerce de varejo chegarĂĄ a US$ 4,88 trilhĂ”es atĂ© 2021.
Portanto, nos prĂłximos anos, devemos esperar um crescimento contĂnuo, com mais empresas entrando no mercado – o que se traduz em mais concorrĂȘncia. E para as empresas que possuem um negĂłcio de comĂ©rcio eletrĂŽnico, isso significa ficar na ponta dos pĂ©s para seguir em frente.
Portanto, nos prĂłximos anos, devemos esperar um crescimento contĂnuo, com mais empresas entrando no mercado – o que se traduz em mais concorrĂȘncia. E para as empresas que possuem um negĂłcio de comĂ©rcio eletrĂŽnico, isso significa ficar na ponta dos pĂ©s para seguir em frente.
Para isso, vocĂȘ precisa estar bem informado sobre as Ășltimas tendĂȘncias do mercado de e-commerce, que geralmente sĂŁo resultado de avanços na tecnologia e mudanças nas preferĂȘncias e no comportamento do consumidor.
A constante evolução da tecnologia e a mudança de håbitos
Sabemos que a etapa de investir na criação de uma loja virtual é importante, mas isso por si só não garante que as vendas comecem a acontecer. Apesar do mercado de compras online jå estå maduro e cada vez mais ganhando a confiança dos consumidores, é sempre preciso pensar em estratégias para inovare conseguir se destacar.
Um dos motivos para ter ocorrido um aumento grande das vendas online é a rapidez com que as mudanças tecnológicas acontecem, o que impacta diretamente no håbito de consumo das pessoas.
Por exemplo, à medida que as compras feitas a partir de dispositivos móveis aumentaram de popularidade, o mercado de e-commerce começou a se adequar e criar estratégias especificamente para esse tipo de dispositivo.
As compras feitas por smartphones constituĂram a maioria das vendas de comĂ©rcio eletrĂŽnico em 2016, e a eMarketer estima que 72,9% das compras on-line serĂŁo feitas em um dispositivo mĂłvel atĂ© 2021.
Outro exemplo sĂŁo as parcerias das empresas de e-commerce com as plataformas de pagamento digital para tornar as compras online um processo ainda mais simples e descomplicado.
Ao oferecer opçÔes de pagamento como PayPal, Google Pay, MasterPass no check-out, os clientes podem deixar seus cartÔes de crédito em suas carteiras, de modo que a compra se torna ainda mais fåcil.

Reunimos 4 tendĂȘncias no mercado de e-commerce para vocĂȘ ficar de olho em 2019 e superar sua concorrĂȘncia.
1.Busca por Voz
As preferĂȘncias de dispositivos nĂŁo sĂŁo a Ășnica coisa em transição – os mĂ©todos de busca tambĂ©m estĂŁo evoluindo rapidamente Ă medida que a tecnologia se torna mais sofisticada.
De acordo com as estatĂsticas da ComScore, 50% de todas as buscas nos mecanismos de pesquisas serĂŁo feitas por voz atĂ© 2020. A maioria das pessoas jĂĄ utilizam os assistentes virtuais que sĂŁo acionados por voz e Ă© provĂĄvel que cada vez mais pessoas comecem a comprar dispositivos que facilitam essa busca por ĂĄudio. Como Ă© o exemplo do Google Home Hub e o Amazon Echo Show que integram voz e imagem na hora da compra.
2. Lojas responsivas
Como expliquei no inĂcio do artigo, os acessos atravĂ©s de smartphones estĂŁo crescendo e jĂĄ garante uma fatia expressiva do mercado de e-commerce. Mas, isso nĂŁo significa ter apenas um site que se adapta Ă tela do celular. O ideal Ă© possuir uma estrutura pensada nesse tipo de dispositivo e em seus comportamentos.
Imagine que vocĂȘ reduziu o tamanho dos botĂ”es, para poder adaptĂĄ-los na tela de todos os tipos de smartphone. PorĂ©m, vocĂȘ nĂŁo levou em consideração que alguns usuĂĄrios podem ter um dedo mais largo do que outros. Resultado: alguns usuĂĄrios frustrados porque nĂŁo conseguem clicar no botĂŁo da sua loja.
Durante a criação de seu e-commerce, cuide para utilizar as técnicas de UX para aumentar as vendas do seu e-commerce. O universo de UX é vasto, mas separamos 3 dicas muito importantes que irão te guiar para entender o comportamento do usuårio, e oferecer o que ele realmente quer.
A. Aceite os gestos de zoom de imagem
Permita que os usuårios consigam dar zoom com um toque duplo na tela. Isso irå garantir que seus visitantes consigam visualizar melhor seu produto e tenham mais segurança na hora da compra.
B. Use layouts de teclado otimizados
Na hora do usuĂĄrio preencher o nĂșmero do cartĂŁo de crĂ©dito, o ideal Ă© que seja exibido apenas um teclado numĂ©rico (ao invĂ©s do teclado com letras tambĂ©m). Dessa forma, serĂĄ mais rĂĄpido e cĂŽmodo para finalizar a compra e diminuirĂĄ a possibilidade de desistĂȘncia.
C. Não use carrosséis da pågina inicial com rotação automåtica
AlĂ©m de pesar no desempenho do site, esse tipo de elemento nĂŁo Ă© amigĂĄvel com dispositivos de toque, como os smartphones. Uma alternativa Ă© simplesmente exibir os “slides” mais importantes como conteĂșdo estĂĄtico na pĂĄgina inicial, o que irĂĄ aumentar a chance de seu visitante realmente ver todas as imagens.
3. Mais conteĂșdo em vĂdeo
O conteĂșdo em vĂdeo estĂĄ em alta, nĂŁo apenas pelo tipo de comunicação, mas tambĂ©m pelo forte poder de engajamento que ele possui.
Vender online pode causar diversas dĂșvidas para o cliente, como: Qual o tamanho real deste produto? SerĂĄ que irĂĄ servir em mim? Como ele realmente funciona? Todas essas dĂșvidas podem ser respondidas com um vĂdeo explicativo.
Isso pode ser estendido para outras plataformas, como o Instagram, e utilizar alguns influenciadores para ajudar a divulgar sua marca
4. Machine Learning
Talvez vocĂȘ esteja com a impressĂŁo de que toda empresa de tecnologia sĂł estĂĄ falando de coisas com “big data”, “inteligĂȘncia artificial” e “machine learning”. Bem, vocĂȘ nĂŁo estĂĄ errado. O negĂłcio Ă© que os e-commerces tĂȘm muitos dados ao seu alcance, mas ainda estĂŁo aprendendo a melhor forma de utilizĂĄ-los.
O machine learning Ă© um mĂ©todo de inteligĂȘncia artificial em que sistemas podem aprender com dados, identificar padrĂ”es e tomar decisĂ”es com o mĂnimo de intervenção humana.
Escolher a aplicação do machine learning tende a ser uma decisĂŁo de prioridades. Claro, vocĂȘ poderia usar o machine learning para fazer muitas coisas, mas o que causaria o maior impacto no seu e-commerce?
Veja algumas aplicaçÔes poderosas da tecnologia de machine learning para o mercado de e-commerce:
A. Personalização e segmentação
Na compra fĂsica quando os consumidores tĂȘm dĂșvidas hĂĄ um vendedor que fornece as informaçÔes certas para aproximĂĄ-los da compra. No digital, temos dificuldade em fornecer a mesma experiĂȘncia personalizada. Ă aqui que o machine learning entra em ação. A tecnologia possibilita experiĂȘncias otimizadas que impulsionam as vendas e aumentam a receita.
Um exemplo disso é a Fit Finder, um sistema que utiliza de machine learning para encontrar quais as melhores opçÔes de roupas para um determinado cliente. O sistema cruza informaçÔes de milhÔes de usuårios cadastrados no banco de dados e identifica quais peças irão ter uma aceitação maior para um determinado cliente.
B. Otimização de preços
O preço sempre serå um fator importante na hora da compra, mas o preço online é ainda mais importante. Atualmente é mais fåcil do que nunca comparar preços de um concorrente com outro e assim escolher onde deve investir. Então ter preços dinùmicos no seu e-commerce é uma estratégia que poderå aumentar significativamente as vendas.
A tecnologia de machine learning pode ajustar automaticamente os preços de acordo com algumas variåveis, desde preços, demanda, hora do dia, até o tipo de cliente.
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