O que é Vertigem e principais causas



A vertigem é um tipo de tontura em que há perda do equilíbrio corporal, com a sensação de que o ambiente ou próprio corpo estão rodando, geralmente, acompanhada por náuseas, vômitos, suor e palidez, podendo também surgir com zumbido ou diminuição da audição.
Na maioria das vezes, a vertigem é causada por doenças relacionadas ao ouvido, chamadas de síndromes vestibulares periféricas, ou popularmente labirintites, que incluem doenças como vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), neurite vestibular, doença de Ménière e intoxicação por remédios, por exemplo. Entretanto, também podem surgir devido a uma alteração neurológica mais grave, que incluem AVC, enxaqueca ou tumor cerebral.
Também é importante lembrar que existem diversas outras causas de tontura, tanto por causas cardiovasculares, como queda de pressão ou arritmias, por distúrbios do equilíbrio, em doenças ortopédicas ou alterações da visão, ou até por causas psicológicas. Por isso, sempre que sintomas de vertigem ou tontura forem persistentes, é importante passar pela avaliação do médico. Saiba identificar os sinais para diferenciar as principais causas de tontura.
Assim, entre as principais causas de vertigem, estão:

1. Vertigem Paroxística Posicional Benigna (VPPB)

É uma causa comum de vertigem, provocada pelo descolamento e movimentação dos otólitos, que são pequenos cristais que se localizam nos canais do ouvido, responsáveis por parte do equilíbrio. A vertigem costuma durar alguns segundos ou minutos, geralmente, desencadeada por alterações na posição da cabeça, como olhar pra cima ou para o lado.
O tratamento das crises é feito com remédios que funcionam como supressores vestibulares, como anti-histamínicos, antieméticos e sedativos. Entretanto, o tratamento para esta doença é feito com manobras fisioterapêuticas de reposicionamento dos otólitos, através de movimentos que utilizam a gravidade, como a manobra de Epley, por exemplo.

2. Labirintites

                        Resultado de imagem para o que é vertigens

Apesar de qualquer vertigem ser conhecida como labirintite, na verdade ela acontece quando há a inflamação de estruturas do ouvido que forma o labirinto. Algumas causas de inflamação incluem:
  • Doença de Ménière: é uma causa ainda não esclarecida de labirintite, provavelmente por excesso de líquido nos canais do ouvido, e causa sintomas de vertigem, zumbido, sensação de ouvido cheio e diminuição da audição. Entenda o que é e como tratar esta síndrome.
  • Neurite vestibular: é provocada pela inflamação do nervo da região do ouvido, chamado de nervo vestibular, e causa uma vertigem aguda e intensa, que melhora em algumas semanas. Entenda as causas da neurite vestibular e o que fazer.
Além disso, também pode ocorrer a chamada labirintopatia metabólica, provocada por aumento de insulina, diabetes, hiper ou hipotireoidismo e aumento de colesterol ou triglicerídeos, que pode aliviar com o tratamento destas doenças.

3. Intoxicação por medicamentos

Certos medicamentos pode ter efeito tóxico para regiões do ouvido, como cóclea e vestíbulo, e alguns deles são antibióticos, anti-inflamatórios, diuréticos, antimaláricos, quimioterápicos ou anticonvulsivantes, por exemplo. Saiba quais são os principais remédios que provocam tontura.
Em algumas pessoas, substâncias como álcool, cafeína e nicotina podem desencadear ou piorar as crises, que consistem em tontura, zumbido e diminuição da audição. Para tratar, pode ser necessária a interrupção ou modificação do medicamento utilizado, quando indicado pelo médico.

4. Causas neurológicas

Tumor cerebral, traumatismo crânio-encefálico e AVC são causas neurológicas de vertigem, que costumam cursar de forma mais grave, persistente e sem melhora com o tratamento habitual. Além disso, podem ser acompanhados de outros sinais e sintomas, como dor de cabeça, alteração da visão, diminuição da força muscular e dificuldades na fala, por exemplo.
Outra doença que deve ser lembrada é a enxaqueca vestibular, quando a vertigem é provocada por uma enxaqueca, que dura minutos a horas, a depender da intensidade da crise, e é acompanhada por outros sintomas de enxaqueca, como dor de cabeça latejante, visão de pontos brilhantes e náuseas.
O tratamento destas causas neurológicas deve ser orientado pelo neurologista, de acordo com o tipo de doença e as necessidades de cada pessoa..

5. Infecções

Infecções bacterianas ou virais da orelha interna, geralmente após uma otite, causam uma quadro abrupto de vertigem e diminuição da audição. Após confirmação da infecção pela avaliação médica, o tratamento é efetuado com corticóides e antibióticos, podendo ser necessária uma drenagem cirúrgica da secreção acumulada.
Assista ao vídeo seguinte e saiba quais os exercícios que podem ajudar a acabar com as tonturas:

Como diferenciar vertigem de outros tipos de tontura?

A tontura não vertiginosa costuma causar sensações referidas pelas pessoas como "fraqueza súbita", "flutuação", "iminência de desmaio", "visão escurecida" ou "visão com pontos brilhantes", já que é comum ser causada por falta de oxigenação do cérebro devido a situações como queda de pressão, anemia ou alterações cardíacas, por exemplo.
Ela também pode ser referida como a sensação de "instabilidade" ou de que "irá cair a qualquer momento", quando há alguma situação que causa desequilíbrio, como osteoartrose, artrite, perda da sensibilidade dos pés por diabetes, além de dificuldades visuais ou auditivas.
Já na vertigem, há a sensação de que o ambiente ou próprio corpo estão "rodando" ou "balançando", associada a perda do equilíbrio, náuseas e vômitos. Apesar dessas diferenças, pode ser difícil compreender qual tipo de tontura se trata, por isso é importante passar pela avaliação médica, para que seja feito o diagnóstico correto.


Postar um comentário

0 Comentários