Aspartame: o adoçante que faz mal?


O aspartame é um tipo de adoçante artificial que faz mal especialmente a pessoas com uma doença genética chamada fenilcetonúria, pois ele contém o aminoácido fenilalanina, composto proibido nos casos de fenilcetonúria.
Além disso, o consumo excessivo de aspartame também está ligado a problemas como dor de cabeça, tontura, náuseas, vômitos, diabetes, déficit de atenção, doença de Alzheimer, lúpus, convulsões e má formações fetais, também sendo ligado ao aparecimento de câncer em alguns estudos feitos com ratos.
Os adoçantes costumam ser muito utilizado por diabéticos, pois ajudam a evitar o consumo de açúcar, e também por pessoas que desejam emagrecer, pois eles dão um sabor adocicado aos alimentos sem adicionar muitas calorias à dieta.

Quantidade recomendada

O aspartame tem pode de adoçar cerca de 200 vezes mais que o açúcar, e a quantidade máxima que pode ser ingerida por dia é de 40 mg/kg de peso. Para um adulto, essa quantidade equivale a cerca de 40 saquinhos ou cerca de 70 gotas de adoçante por dia, sendo importante lembrar que em muitos casos o consumo excessivo de adoçantes se dá por meio da utilização de produtos industrializados ricos nessas substâncias, como refrigerantes e biscoitos diet e light.
Outra observação importante que o aspartame é instável quando submetido a altas temperaturas, não devendo ser utilizado durante o cozimento ou em preparações que vão para o forno. Veja as calorias e o poder de adoçar dos adoçantes naturais e artificiais.
                           Resultado de imagem para Aspartame

Produtos com aspartame

O aspartame está presente em adoçantes como Zero-cal, Finn e Gold, além de ser utilizado para adoçar produtos como goma de mascar, refrigerantes diet e light, sucos em caixa e em pó, iogurtes, biscoitos diet e light, gelatinas, chás prontos e alguns tipos de café em pó.
Em geral, a maior parte dos produtos diet e light utilizam algum tipo de adoçante para substituir o açúcar e melhorar o sabor do produto, o que pode fazer com que o indivíduo consuma grandes quantidades de adoçantes sem perceber.
Para identificar se um produto industrializado tem ou não adoçante, deve-se ler a lista de ingredientes do produto, que está contida no rótulo. Saiba Como ler o Rótulo dos Alimentos nesse vídeo:

A opção mais segura para a saúde é utilizar adoçantes naturais como o Stevia, por isso saiba como utilizar e tire outras dúvidas sobre o Stevia.

ASPARTAME: PESQUISA INDICA EFEITOS ALARMANTES NO CÉREBRO


Aspartame e seus efeitos



Postar um comentário

0 Comentários