Terrário: modelos e ideias para criar um mini jardim




              Afinal, o que é um terrário?


O terrário é um pequeno jardim montado de forma delicada e criteriosa dentro de um determinado recipiente, seja ele aberto ou fechado, geralmente de vidro ou cerâmica. Ideal para apartamentos pequenos que não comportam vasos com plantas e para aqueles que não podem se dedicar aos cuidados necessários que uma planta ou um bonsai requerem.
A base de um terrário começa sempre com pedras, pedriscos ou cascalhos, seguido de uma ou mais camadas de terra ou de areia.
As espécies de plantas podem variar de acordo com a finalidade e se o terrário vai receber iluminação natural direta ou difusa.

Tipos de terrário

Terrário aberto

O terrário aberto é aquele onde o recipiente não tem tampa, a evaporação da água é normal como em qualquer outro tipo de vaso.
Resultado de imagem para Terrário: modelos e ideias para criar um mini jardim

Terrário fechado

O terrário em recipiente fechado pode ter um ecossistema próprio, onde a evaporação da água retorna em forma de umidade e micro gotículas que regam as plantas, uma analogia em menor escala ao ciclo existente no planeta.

      Resultado de imagem para Terrário: modelos e ideias para criar um mini jardim


                             



                              Terrário realista com bonecos em miniatura

COMO FAZER UM TERRÁRIO EM 5 PASSOS


O que você precisa?

1) Um recipiente de vidro
2) Cascalho
3) Pedras decorativas
4) Carvão vegetal
5) Musgo
6) Terra
7) Mudas de plantas
8) Areia
Todos os materiais podem ser encontrados em casas de paisagismo e jardinagem.

Alguns exemplos de terrário

Passo a passo de montagem

1) Coloque uma camada de cascalho ou pedras no fundo do recipiente de vidro escolhido. A camada deve ter cerca de dois ou três dedos de altura. O recipiente deve ser fundo o suficiente para abrigar as pedras, terra e plantas. As pedras ajudarão na drenagem da água.
2) Adicione uma camada de musgo (acima das pedras). Ele ajudará a absorver o excesso de água.
3) Coloque uma camada de terra de acordo com o tamanho das raízes das plantas escolhidas, pressionando suavemente para nivelar a superfície. Se possível, adicione uma ou duas colheres de carvão vegetal, que ajuda a evitar apodrecimentos de raízes e mau cheiro. Cave pequenos buracos onde as plantas serão colocadas.
4) Coloque as plantas no lugar que você cavou, e adicione terra às suas raízes. É importante que elas exijam pouca poda, que não se tornem maiores que o vaso ao crescer e que tenham um tempo semelhante de regagem e de exposição ao sol. Suculentas, musgos, cactos e samambaias são plantas muito utilizadas.
5) Termine com uma decoração que deseja: pedras, pedaços de madeira, conchas, musgos, bonequinhos, etc.
                           Resultado de imagem para Terrário: modelos e ideias para criar um mini jardim

                          Imagem relacionada
fontes:


Postar um comentário

0 Comentários