Como Montar um Aquário Marinho




Aquários de água salgada costumam ser dispendiosos, mas uma versão pequena é uma opção econômica para manter uma amostra da vida oceânica em casa. Continue lendo para saber mais. Observação: este é um pequeno guia que aborda apenas os passos iniciais da manutenção de um aquário.

Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 1

1-Providencie um aquário. Para começar, você terá de escolher o modelo de tanque de sua preferência.
Um iniciante não terá problemas em administrar um aquário de 50 L, de 110 L ou de 150 L. Na sequência, escolha o sistema de iluminação que você quer.
Você pode escolher entre vários tipos de iluminação diferentes. As mais usadas são as lâmpadas compactas (também chamadas de power compacts), lâmpadas fluorescentes tubulares (sendo o T5 o modelo mais vendido) ou haletos metálicos (esta, de tecnologia mais avançada e que proporciona um efeito brilhante). Você pode usar os modelos mais comuns: Sunpod, Orbit ou Outer Orbit, Nova Extreme etc. Há que se levar em conta, também, o número de Kelvins (uma escala usada para medir a temperatura da cor) das lâmpadas. Elas podem ser de 6.500 ks, 10.000 ks, 12.000 ks, 20.000 ks ou actínicas. Embora todas sejam apropriadas para tanques marinhos, recomenda-se o uso de uma luz actínica em conjunto com uma de 10.000 ks, 12.000 ks ou 20.000 ks. A de 6.500 ks tem um brilho vermelho-vivo; a de 10.000 ks, um branco metálico; a de 20.000 ks, um azul frio. A luz actínica é púrpura e faz com que determinadas espécies de corais e peixes fluoresçam. Muitos donos de aquário seguem uma sequência diária de iluminação: no início do dia, deixam as lâmpadas actínicas ligadas por 2 horas; depois, sem desligar as primeiras, ligam as lâmpadas restantes por 8 horas; por fim, deixam novamente apenas as actínicas por 2 horas. Embora esse esquema não seja necessário, ele dá aos peixes a sensação de passagem do dia para a noite. Para um tanque de corais moles, é preciso de 4 W de iluminação para cada galão (ou 4,5 L); para um de corais duros, 8 W ou mais por galão.
Para o sistema de aquecimento, recomenda-se um modelo de 50 W ou de 75 W da marca Ebo Jager, já que essas opções costumam funcionar bem em aquários de tamanho menor. A não ser que sua casa seja muito fria, talvez nem seja necessário adquirir um aquecedor, uma vez que o sistema de iluminação produz algum calor. Por fim, é necessário adquirir uma bomba submersa para a circulação da água. Configure-a para 20 revoluções (ou para 200 gph, se for um aquário de 40 L). Para o sistema de filtragem, você pode escolher entre filtros externos, wet-dry ou canister. O melhor sistema de filtragem seria um composto por um depósito sob o cascalho do aquário, um fracionador de proteínas (que remove o material orgânico que se acumula no tanque), um filtro mecânico (ou desembaçador — sua função é remover partículas sólidas), um filtro químico (ou filtro de canto) e um reator de cálcio (se houver coral duro no aquário).
É importante que todo o equipamento seja ligado a uma tomada protegida por aterramento. Coloque também uma sonda de aterramento no interior do aquário.

Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 1


2-Para o filtro principal, use um sistema natural. Pedras e areias filtrantes de boa qualidade são essenciais para que o aquário funcione bem. Use 400 g de pedra filtrante e aproximadamente 700 g de areia filtrante para cada galão (ou 4,5 L).

Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 3



3-Coloque o aquário num bom local. Quando for definir o lugar da casa em que será colocado o viveiro dos seus peixes, tenha em mente algumas coisas: a superfície que vai abrigá-lo deve ser resistente e suportar de 30 Kg a 110 Kg, dependendo do volume de água; para que o aquário permaneça sob supervisão constante, deixe-o numa área de grande circulação de pessoas — especialmente no início, quando o sistema ainda não se estabilizou.

Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 4

4-Use o tipo certo de água para preencher o aquário. Use água desclorada e de boa qualidade. Recomenda-se o uso de água deionizada, vendida em lojas de aquário.
Você também vai precisar de sal sintético para aquários e de um medidor de salinidade (o hidrômetro é o equipamento mais usado para esse fim).
Hidrômetros flutuantes podem ser encontrados por menos de R$ 25,00 e vão fazer uma medição básica da salinidade no interior do aquário. O refratômetro, um pouco mais caro, é recomendado para uma leitura mais precisa.

Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 5

5-Encha o tanque com água e adicione o sal de acordo com as instruções do fabricante.
Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 6

6-Continue a adicionar o sal até que a salinidade chegue a 1.023. Ligue a bomba submersa imediatamente para que o sal se dissolva.

Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 7

7-Posicione o aquecedor. Ajuste a temperatura para 25 ºC. Uma vez que a salinidade e a temperatura da água se estabilizarem nos níveis recomendados (o tempo de estabilização vai variar de situação para situação), você pode adicionar a areia e as pedras filtradoras.

Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 8

8-Primeiramente, posicione as pedras — de preferência, com aberturas e reentrâncias, para que os peixes tenham lugares para se esconder. Na montagem do cenário, seja criativo e não tenha medo de errar — você poderá mudar a disposição das pedras de novo. Depois, você pode despejar a areia ao redor das pedras, sempre tentando manter uma espessura constante. A água ficará turva no momento em que a areia for despejada, mas não se preocupe; a areia logo se assentará.
Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 9

9-Agora, é preciso fazer o equilíbrio químico do aquário, para que nenhum peixe morra. Adicione uma fonte de amônia na água (pode ser comida de peixe). Então, cheque o nível de amônia a cada 2 ou 3 dias até que ele chegue a zero. Os peixes certamente morrerão se forem colocados antes de a amônia ser eliminada. Agora, o mesmo processo deve ser feito com os nitritos e, por fim, com os nitratos. Quando os dois chegarem a zero, o aquário estará pronto para receber o primeiro peixe. Os nitratos podem estar presentes na água com concentração de 20 ppm (partes-por-milhão). Os kits de teste para a presença de produtos químicos na água estão disponíveis em pet shops.

Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 10

10-Quando você tiver atingido o equilíbrio químico da água e ele parecer estável, você pode adicionar o primeiro peixe e um coral. Mas não tenha pressa — certifique-se de que está respeitando o tempo certo antes de colocar as primeiras criaturas vivas.
Imagem intitulada Set up a Miniature Reef Aquarium Step 11

11-Faça o dever de casa: pesquise a fundo a respeito das espécies de peixe e de coral que você gostaria de adicionar ao aquário. Tente oferecer uma alimentação parecida com a que eles teriam se vivessem no oceano. Esse é o caminho para ser um grande criador de peixes.




Dicas

Se for iniciante, a paciência é um fator essencial para se manter um aquário marinho.
Procure experts em aquários marinhos e tire suas dúvidas com eles.

fonte:https://pt.wikihow.com/






Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code