Reflexão para o Ano Novo - Qual o seu objetivo de vida?



Há muito tempo, quando ainda era usual pedir a mão de alguma moça em namoro, invariavelmente os pais perguntavam ao rapaz: quais as suas intenções com a filha? Era uma forma de tentar medir os interesses que aquele rapaz tinha em relação à moça. Fosse um rapaz “de família” e “direito”, diria que tinha boas intenções, que pretendia namorar sério e quem sabe até casar. 

Hoje não se pede a mão da moça em namoro para os pais. Muitas vezes nem se namora, apenas se “fica”. As pessoas têm mais liberdade e quem avalia as intenções de um pretendente é a própria mulher , que nem sempre está tão interessada assim, em seriedade... 

Mas imaginemos que neste instante, que tal qual os pais da moça de outrora, eu lhe perguntasse: quais as suas intenções em relação à sua própria vida? Quais os seus objetivos de vida? O que você pretende realizar em sua existência neste planeta?

Alguns, como os rapazes ditos “sérios” de outras épocas, podem responder que querem viver a sua vida seriamente, com dedicação, buscando as oportunidades que necessitam para realizar os seus objetivos.

Outros, com certeza vão desconversar, e deixar claro que não querem compromisso.
Alguns terceiros, pretendem viver seriamente, mas não encontram o seu objetivo. E aí, se perdem em manobras inúteis, em projetos imprecisos, supérfluos. 

Nossa vida não pode ser uma reles conseqüência biológica. Não podemos aceitar que a nossa vida seja simplesmente uma seqüência de dias e noites entre a infância e a velhice.

Em nossa vida temos que escolher os nossos objetivos. 
Ter um objetivo em mente é o primeiro passo para alcança-lo. Sabendo onde queremos chegar é que começamos a traçar o caminho que nos leva até ele.

Pense demoradamente sobre qual o destino que você pretende dar à sua vida. Quer ser um bom profissional? Quer ficar rico? Quer alcançar a sabedoria? Quer apenas ter uma vida tranqüila e confortável? Enfim, o que você quer? Faça esta pergunta a si mesmo. Raciocine sobre quais os seus objetivos, e não deixe de incluir os seus sonhos nesta resposta. 
Mas ao incluir os seus sonhos, tome o cuidado de também mentalizar uma forma, um caminho de materializa-los. Sonhos não são objetivos, mas podem vir a sê-los. 

Depois de descobrir qual é o seu objetivo de vida, comece a pensar como encontrar o caminho para realiza-lo.
Ter um objetivo é fundamental. Mas buscar um caminho possível e seguro para realizar este objetivo é quase tão importante quanto elege-lo.
Agora que você já sabe onde quer chegar, pense nos caminhos que lhe levarão até este objetivo.

Depois de descobrir este caminho, planeje cuidadosamente quais os primeiro passos desta estrada. Pense profundamente em cada passo que será dado no caminho que lhe levará até o seu objetivo de vida. 

Assim é a vida, uma sucessão de planejamentos. Em primeiro lugar, temos que escolher o nosso alvo. Depois como podemos chegar até ele. Em seguida temos que planejar os passos, as etapas que vão ocorrer neste caminho. E por último temos que realizar esta odisséia.
É na realização da busca do seu objetivo que você se encontrará plenamente. 
Todos as etapas anteriores da busca do seu objetivo são teóricas. A realização é a prática acontecendo por obra do seu trabalho. 
Trabalhar para alcançar o seu objetivo vai motiva-lo, e o levará a vitórias importantes. 
Toda a etapa de preparação lhe dará o conhecimento necessário para enfrentar cada obstáculo, que podem ser muitos. Mas, às vezes, situações novas e imprevistas acontecem, aproximando ou distanciando você de seu objetivo. Em cada momento da realização temos que avaliar a evolução do nosso planejamento, e readequar o nosso caminhar. 
Complicado? É mais fácil apenas viver, sem grandes preocupações? 

A maioria das pessoas não tem a oportunidade de sequer pensar em um objetivo de vida. Aliás, para elas, o objetivo é sobreviver, de preferência com um mínimo de dignidade.

A maior parte das pessoas chega ao final da vida, e não descobre qual o seu objetivo. Outros têm apenas sonhos, e nunca tentam materializa-los. Outros ainda buscam seus objetivos, iniciando a caminhada, mas sucumbem e não chegam lá. E há os vencedores. Aqueles que pensaram, encontraram seu objetivo, planejaram sua rota e a executaram com paciência, persistência e perfeição. 

Se você é daqueles, privilegiados, que podem esperar um pouco mais da vida, que já perceberam que a vida é um caminho para se chegar a um determinado objetivo, então não se entregue ao comodismo.
Pense, planeje, trabalhe e realize. A vida é uma só, e o seu objetivo está à sua espera.


Texto de 

LUIZ CESAR LAZARI








Postar um comentário

0 Comentários