Você conhece a jabuticaba branca?





A jabuticaba é uma fruta muito conhecida em todo o Brasil, mas uma de suas variantes é muito menos conhecida: a jabuticaba branca (Myrciaria aureana), que muitas pessoas nunca nem ouviram falar sobre.

A jabuticaba branca é uma fruta bastante parecida com a convencional, sendo que a maior e mais nítida diferença é a cor de sua casca, que é branca, mesmo quando a fruta já está totalmente madura.

Conheça mais sobre essa que é uma das mais raras espécies de jabuticaba de todo o Brasil e que você, felizmente, pode ter em sua casa!
                       

Quais São as Características da Jabuticaba Branca?

A jabuticaba branca é um fruto muito doce, macio e saboroso, assim como a espécie mais comum de jabuticaba, cuja casca fica escura quando já está madura.

Entre as espécies de jabuticaba, a branca se destaca pela sua casca, que nunca muda de cor, por mais que se espere seu amadurecimento. Para saber quando é o momento da colheita e do consumo, deve-se olhar para sua casca e verificar se esta apresenta um aspecto aveludado. Caso positivo, ela já pode ser consumida normalmente.

Assim como a jabuticaba comum, sua casca é macia e também pode ser consumida em conjunto com o fruto e o caroço. Portanto, não existe a preocupação de separar a casca do fruto.

Quanto ao aspecto nutricional, a jabuticaba branca é ótima para a saúde, já que é uma fonte de cálcio, ferro, fósforo, vitamina C e também vitaminas do complexo B.

                          Resultado de imagem para Jabuticaba Branca

Curiosidades Sobre a Jabuticaba Branca

Historicamente, essa espécie de jabuticaba era bastante utilizada para tratar o sistema respiratório em doenças como tuberculose e asma. Para isso, tanto as frutas quanto suas folhas eram fervidas e essa “infusão”, então, era utilizada para gargarejos.
Além de seu consumo in natura, a jabuticaba branca pode ser utilizada em diversas receitas, como tortas, sorvetes, doces, geleias e até mesmo vinhos.
A árvore desse tipo de jabuticaba não cresce muito. Sua altura máxima não costuma passar dos 5 metros.
A jabuticaba branca pode ser encontrada em poucas regiões do Brasil. Os registros são de que ela exista apenas em algumas partes da Mata Atlântica e da Serra da Mantiqueira. Isso a torna uma das mais raras espécies de jabuticaba, que infelizmente está quase em extinção, exatamente por essa faixa tão restrita em que ela aparece.
Além de seu plantio ser feito para o consumo da fruta, essa espécie de jabuticabeira também pode ser plantada para fins ornamentais, já que seu tronco se descama e fica com vários tons, que vão desde o marrom até o amarelo. Por isso, ela pode muito bem ser utilizada em projetos de paisagismo.




Como é Feito o Plantio Dessa Jabuticabeira?

Deve ser aberta uma cova com 30 cm de largura e a mesma medida de profundidade, para que a muda tenha todo o espaço necessário para seu crescimento e desenvolvimento.

Antes do plantio, é essencial que a cova seja adubada com algum composto, como húmus de minhoca, esterco curtido ou composto orgânico, que devem ser misturados com o solo.

Caso você não tenha nenhum desses compostos ou prefira outra alternativa, o plantio da muda de jabuticaba branca pode ser feito com o adubo NPK 10-10-10, misturado cautelosa e uniformemente ao solo. Nesse caso, porém, é essencial que o processo seja feito com 3 dias de antecedência do plantio e que as covas sejam molhadas 1 vez por dia.

Onde Comprar Mudas Dessa e de Outras Espécies de Jabuticaba?

Além da jabuticaba branca, existem a jabuticaba híbrida (Myrciaria cauliflora) e a jabuticaba sabará (Myrciaria jaboticaba), sendo essa última a mais comum em território nacional.

Se você deseja contar com alguma das espécies de jabuticaba que foram citadas no texto, você pode adquirí-las diretamente do site do Sítio da Mata, que é um viveiro especializado, que já atua desde 1998 no mercado e visa oferecer aos clientes o melhor atendimento possível, além de mudas de excelente qualidade.

Aprendeu bastante sobre a jabuticaba branca? Então, que tal plantar uma muda delas, em conjunto com as outras espécies citadas, e montar um pomar com 3 espécies de jabuticaba? Além da beleza das árvores e do ótimo sabor dos frutos, você contará com uma espécie muito rara em sua casa!

fonte:http://sitiodamata.com.br/blog/dicas/voce-conhece-a-jabuticaba-branca/




Postar um comentário

0 Comentários