Como fazer uma chocadeira

By Leila Maria - agosto 04, 2017


Uma forma simples e barata que conseguir incubar os ovos de suas aves é construindo uma chocadeira caseira. 
Existe alguma técnica nisso, mas se seguir os passos presentes neste artigo será fácil de fazer.

Comece por reunir os materiais:

  • uma caixa de isopor, madeira ou papelão de cerca de 50 litros
  • algodão
  • uma ou mais lâmpadas transparentes de 15 watts com bocal e fiação
  • grade ou rede
  • medidor de temperatura e umidade
  • recipiente com água
Comece por colocar a grelha em uma altura média dentro da caixa. Os seus ovos ficarão assentes nesse suporte por isso é importante que ele esteja bem fixo e que não tenha furos demasiado grandes, ou os pintainhos poderão cair quando eclodirem.
A caixa escolhida deverá ter tampa, mas se não tiver você pode improvisar uma também em isopor, madeira ou papelão. Faça uma perfuração na tampa e fixe as lâmpadas de forma a que elas fiquem penduradas por dentro, como se fosse o candeeiro de teto de uma casa.

Crie uma abertura com porta em uma das laterais da caixa, será através dela que você terá acesso ao interior. Faça também alguns orifícios nas laterais e na tampa da caixa, de forma a dispersar o calor que se venha a gerar.
Se a caixa escolhida for de madeira, forre as laterais internas com algodão, para criar um ambiente mais quente para os ovos. Em seguida, por baixo da grade afixada previamente, coloque um recipiente com água. Ele ajudará a criar um pouco de umidade dentro da caixa e a tornar a casca do ovo menos dura.
                      
Sua chocadeira está pronta, no entanto é igualmente importante prestar atenção nos passos seguintes pois eles influenciarão a eclosão dos ovos.
                                       
Coloque a chocadeira em um local sossegado e abrigado do frio e vento e, em seguida, insira os ovos dentro dela e ligue as lâmpadas, que deverão ficar sempre ligadas durante os 21 dias de incubação. Passadas algumas horas verifique a temperatura no interior da caixa.

A temperatura ideal no interior da caixa é de 37º ou 38º. Se a temperatura estiver alta, crie mais perfurações na caixa de forma a libertar o calor. Se estiver baixa, volte a verificar passadas outras duas horas, fixe mais lâmpadas ou feche alguns dos orifícios da caixa, de forma a manter o calor no interior.
Nesta chocadeira simples será necessário virar os ovos manualmente, o que é essencial para que eles se mantenham quentes por igual. Por essa razão, deverá virá-los em meia volta a cada 12 horas.

Diferentes tipos de aves requerem atenções especiais. Os ovos galinhas não necessitam de nenhum cuidado especial além dos referidos, mas os de aves aquáticas, por exemplo, devem ser pulverizados com água morna em todas as viragens, enquanto que os de codorna apenas se pulverizam entre o 10º e 15º dia de incubação. Por essa razão, procure se informar acerca das exigências dos ovos de cada espécie.

Dicas
  • *De forma a manter a temperatura mais constante, poderá instalar um termostato.
  • *Não coloque nada demasiado próximo da lâmpada, ou poderá causar um incêndio.
                        
Após eclodirem, as pequenas crias deverão permanecer na incubadora por 24 horas.





  • Share:

You Might Also Like

0 Comments