Centro Juvenil de Salvador está com inscrições abertas para 22 cursos gratuitos





O Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador (CJCC), unidade da rede estadual, localizada no Colégio Estadual da Bahia – Central, no bairro de Nazaré, em Salvador, está com inscrições abertas para cursos e oficinas. Entre as opções, estão cursos na área de Tecnologia  como o de Game Design com Modelagem 3D e o curso de Criação de Aplicativos, através do qual os estudantes têm a possibilidade de aprender e experimentar a criação de jogos e sistemas por meio da utilização de softwares.

Os demais cursos e oficinas com inscrições abertas estão relacionados a áreas como  Ciência, Fotografia, Literatura, Inglês e Dança. Entre os mais procurados estão o de Robótica e o de Piloto Virtual. A oficina de Robótica, por exemplo, amplia o acesso dos estudantes à Tecnologia e à Inovação, contribuindo para o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade. Já no curso de Piloto Virtual, que é ministrado dentro de uma cabine de avião instalada no CJCC, o estudante aprimora o aprendizado de disciplinas como Física, Geografia, Matemática e Inglês.

Já na oficina Game Design com Modelagem 3D, os estudantes têm a chance de desenvolver jogos e animações em 3D realizando a modelagem de personagens, objetos e cenários. “O curso também ensina sobre criação de arquiteturas e simuladores, além de pinturas digitais, que promove o conhecimento sobre texturas, possibilitando o máximo de realidade na produção dos projetos”, acrescenta o professor Jaime Azevedo, ao destacar que a oficina contempla criação de aplicativos, utilizando o “Scratch”, um software educativo desenvolvido pela Massachusetts Institute of Technology (MIT), e referência em outras oficinas pelo mundo.

O estudante do 1º ano, Ítalo Santos, 15 anos, participa do curso de Game Design e está desenvolvendo projetos. “Tinha muito interesse pelo assunto a ponto de pesquisar por conta própria e desenvolver pequenos projetos por meio de tutoriais na web. Com o curso, consegui aprender bastante sobre desenvolvimento de jogos e animações. Estou muito ansioso, pois já estamos discutindo um projeto que deve ser apresentado no Campus Party Salvador, em agosto”, afirma.

Como se inscrever 

As atividades são destinadas a estudantes matriculados na rede estadual de ensino, cursando do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, que irão participar dos cursos e oficinas no CJCC no turno oposto aos quais estão matriculados na escola. No ato da matrícula, o estudante deve apresentar as cópias do RG e CPF, comprovante de residência e de matrícula, duas fotos 3x4, além de documento com autorização de imagem assinada por pais ou responsável, com RG e CPF (dos pais) em anexo. Toda a documentação deve ser entregue na sede do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 20h.          
       
Sobre os Centros Juvenis 

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à Educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à Ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassam o conhecimento convencional. Os centros estão distribuídos por todo o Estado, nas cidades de Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras, Senhor do Bonfim, além de Salvador.

Confira abaixo a relação dos cursos oferecidos pelo CJCC em Salvador:
- Game Design com Modelagem 3D
- Criação de Aplicativos
- Ser & Grafia
- Conectados
- Eu, Escritor
- Corpus
- Ecociências
- Embaixadores da Ciência
- Filme, Edite e Publique
- Fábrica de Som
- Fotografia
- Piloto Virtual
- Labmat
- Movidance
- Jogos Teatrais
- Giro da Física
- Robótica
- Universo e seus Mistérios
- Som Na Caixa
- Quadriverso
- Inglês
- Papeis Interativos


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code