É hora de orar e jejuar pelo Brasil




E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

                                                                                        2 Crônicas 7:14






A ação de orar e jejuar demonstra zelo diante de Deus, em detrimento de todas as outras coisas, assim como ajuda a obter vitória contra a tentação, auxilia a obter poder sobre os demônios, desenvolve a fé, mortifica a incredulidade e ajuda na perseverança pela vitória plena em tempos de crise (Mt 17.14-21).
O sábio Salomão escreveu: “Há tempo para todo propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer… tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria… tempo de estar calado e tempo de falar”, entre outros (Ec 3.1-8). Mas nada disse quanto ao tempo de orar. Qual a razão? O apóstolo Paulo ensina: “Orando em todo o tempo”; e também: “Orai sem cessar”. Jesus contou uma parábola sobre “o dever de orar sempre e nunca esmorecer”. Ou seja, devemos orar em todo o tempo disponível, pois todo tempo é tempo de orar.
Oração é o que se pode chamar de ministério de todos os crentes em Jesus: crianças, adolescentes, jovens, senhores e senhoras, todos são chamados a orar sempre até que a vitória se estabeleça. Jejum é abstenção de alimento, mas o sentido espiritual é afligir e humilhar a alma diante de Deus (Sl 35.13). É crucificar os apetites carnais, evidenciar o controle sobre seus desejos, a fim de dedicar-se integralmente a Deus.
Devemos orar e jejuar para estarmos aptos a fazer a vontade de Deus, não para Deus fazer a nossa vontade. Se Deus não quiser, não há oração e jejum que possam movê-lo. Essa é uma verdade central da soberania de Deus sobre a vida e a História. Se há quem pense poder manipular Deus ao orar ou barganhar com Deus em jejuar, este ainda não aprendeu como convém orar e jejuar.
Orar é mais do que apresentar uma lista de pedidos; é a síntese de um relacionamento efetivo que desemboca em se interessar pelo que Deus se interessa. Por isso oramos: “Faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. Jejuar é mais do que deixar de comer, pois o que faz o jejum agradável a Deus é o nosso despojamento pessoal, é lutar contra as injustiças, libertar os cativos e ajudar ao pobre e necessitado (Is 58.6-10).
Desse modo, sabendo que Jesus, o “Noivo”, se foi, mas está para retornar, se quisermos ser igualmente vitoriosos nessa crise, precisamos orar e jejuar agora. Isso não é uma opção, é uma necessidade.
Neste momento de profunda crise moral pela qual passa o país, com os ânimos acirrados entre a população, convém nos humilharmos diante de Deus, orando e jejuando pelo Brasil, para Ele fazer a Sua vontade.
Oremos então: pela integridade e prosperidade das famílias; para que Deus levante líderes e governantes íntegros e honestos; para que a luz da Palavra produza temor de Deus e moralidade cívica; para que haja esclarecimento aos líderes e governantes sobre o melhor futuro possível para a nossa nação; pela cura dos corações adoecidos pelas disputas e acirramentos políticos; por uma Justiça limpa e imparcial sobre todos e para todos; para que o espírito de violência e intolerância não prospere nem cause danos à sociedade, mas seja anulado pelo poder e sabedoria de Deus no psiquismo coletivo da nação; e, sobretudo, para que a glória do Senhor seja a nossa retaguarda e proteção. Amém!
                                                                                                             Samuel Câmara


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code