O que é Hipertensão Arterial?

By Leila Maria - abril 25, 2017





Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.


Quais são as conseqüências da pressão alta?


A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.

                         Resultado de imagem para hipertensão arterial


Quem tem pressão alta?


Pressão alta é uma doença "democrática". Ataca homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas.
A Hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinga em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.

                                    Resultado de imagem para hipertensão arterial


Dieta para controlar a hipertensão


Para controlar a hipertensão, deve-se fazer uma alimentação rica em frutas, legumes e alimentos integrais, como sementes, arroz, pão, farinha e macarrão integrais, e grãos como aveia, grão-de-bico e feijão.
Também é importante consumir alimentos com pouca gordura, preferindo leite e derivados desnatados e peixes e carnes magras. Além disso, deve-se investir em gorduras boas, utilizando o azeite para preparar os alimentos e consumindo diariamente frutas e sementes ricas em ômega-3, como linhaça, chia, castanha, nozes, amendoim e abacate.
Alimentos permitidosAlimentos permitidos

O que evitar

Na dieta para combater a hipertensão deve-se evitar adicionar sal para preparar os alimentos, substituindo esse produto por ervas aromáticas que dão também dão sabor à comida, como alho, cebola, salsa, alecrim, orégano e manjericão.
Também é importante evitar o consumo de alimentos industrializados ricos em sal, como amaciantes de carne, caldos de carne ou de legumes, molho de soja, molho inglês, sopas em pó, macarrão instantâneo e carnes processadas, como linguiça, salsicha, bacon e salame. Veja dicas para diminuir o consumo de sal.

Deve-se trocar o sal por ervas aromáticasAlimentos que devem ser evitados

Além do sal, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos cafeína, como café e chá verde, bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura, como carnes vermelhas, frituras, pizzas, lasanha congelada e queijos amarelos, como cheddar e o prato, pois o excesso de gordura favorece o aumento de peso e o aparecimento de aterosclerose, que pioram a hipertensão.

                      

Remédios caseiros para hipertensão

Além da dieta, alguns alimentos têm propriedades que ajudam a reduzir a pressão arterial de forma natura, como o alho, o limão, o gengibre e a beterraba.
Alguns chás que funcionam como calmantes e relaxantes naturais também podem ser utilizados para controlar a pressão, como o chá de camomila e de mangaba. Veja como utilizar esses alimentos em: Remédio caseiro para pressão alta.

                        Resultado de imagem para hipertensão arterial

Cardápio da dieta para hipertensão

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta para hipertensão.
RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãLeite desnatado + pão integral com queijoIogurte desnatado + cereais integrais de aveiaLeite desnatado com café + torradas integrais com margarina
Lanche da manhã1 maçã + 2 castanhasSuco de morango + 4 bolachas integrais1 banana com flocos de aveia
Almoço/JantarFrango ao forno + 4 col de sopa de arroz + 2 col de sopa de feijão + salada crua de alface, tomate e pepinoPeixe cozido + 2 batatas médias + salada de cebola, vagem e milhoFrango em cubos com molho de tomate + macarrão integral + pimentão, cebola, azeitona, cenoura ralada e brócolis
Lanche da tardeIogurte desnatado com linhaça + 4 torradas integrais com ricotaVitamina de abacate com leite desnatadoSuco verde de couve + 1 pão integral com queijo
Além da alimentação, é importante lembrar que muitas vezes também é necessário tomar remédios para controlar a pressão de acordo com a orientação do médico e praticar atividade física regularmente para baixar a pressão e melhorar a circulação sanguínea.

                        Imagem relacionada

Saiba identificar e conheça os riscos de uma crise de hipertensão.

                  Veja também:

                  




  • Share:

You Might Also Like

0 Comments