Gestão dos pensamentos



De acordo com a Teoria da Inteligência Multifocal, não construímos pensamentos apenas pela decisão do Eu, existe uma rica produção de pensamentos construída por três fenômenos inconscientes: Gatilho da Memória (Autochecagem), Fenômeno do Autofluxo e Janela da Memória. Esses três fenômenos são coadjuvantes, de maneira que o principal ator do teatro da nossa mente é, ou deveria ser, o Eu.

Os três atores coadjuvantes

Gatilho da Memória: Esse fenômeno permite que as imagens ou sons sejam identificados em milésimos de segundo, em meio a milhões de imagens na memória, para que se tenha consciência imediata dos estímulos exteriores. Sem isso, o Eu ficaria confuso, não identificaria as palavras, os rostos, os sons e as imagens. Entretanto, se não o gerenciarmos deixaremos que uma imagem ou som abra arquivos doentios, nos levando a ter medo intenso, bloqueios da inteligência, inseguranças, reações agressivas, etc.  Como alguém que se prepara para uma prova, estudando muito, e não consegue aplicar seus conhecimentos na prova, por ficar muito tenso e não recordar as informações.

Autofluxo: É um fenômeno que lê milhares de vezes por dia a memória, produzindo pensamentos que nos distraem, nos animam, nos fazem sonhar, etc. Sem ele morreríamos de tédio, solidão e angústia existencial. O Autofluxo é a maior fonte de entretenimento humano, até mesmo maior que a televisão! Entretanto, na atualidade, esse fenômeno se tornou fonte de ansiedade, preocupação e terrorismo psicológico para aqueles que não sabem gerenciá-lo e acabam por viver em uma prisão dos pensamentos.

Janela da Memória: É um fenômeno que representa uma região da memória em que podemos ancorar a leitura e construir pensamentos. Sendo que se a região em que se focar a leitura for maravilhosa, podemos construir ideias fascinantes, caso for uma região doentia, produzimos ideias dramáticas.

Consequências: A Teoria da Inteligência Multifocal demonstra que sem os atores coadjuvantes, o Eu não se formaria, não saberíamos quem somos e nem nossa identidade. Pois antes de o Eu ter consciência de si mesmo, precisa de milhões de pensamentos arquivados, produzidos pelos três coadjuvantes citados há pouco.

Como gerenciar os pensamentos: Uma excelente técnica para essa finalidade e para o fortalecimento e liderança do Eu é o D.C.D. (Duvidar, Criticar, Determinar). Ela deve ser feita várias vezes ao dia, com coragem e emoção. Tudo que você crê o controla, duvide de tudo que você crê que o perturba. Duvide de que não consegue superar seus conflitos e das mentiras do seu pensamento negativo. Critique cada ideia pessimista, preocupação excessiva e pensamento antecipatório. Pense no amanhã o suficiente para se planejar. Proclame isso no palco de sua vida para que não seja apenas uma técnica superficial de motivação. A educação nos ensinou a gerenciar máquinas, a casa, a profissão. É necessário treinarmos para aprendermos a gerenciar os pensamentos.

Gerenciar os pensamentos é:

Capacitar o Eu, que representa a nossa capacidade consciente de decidir para ser ator principal do teatro da nossa mente. Sair da plateia e dirigir o script da vida.
Ser livre para pensar, mas não escravo dos pensamentos.
Ser senhor e não servo dos pensamentos.
Governar a construção de pensamentos que debilitam e bloqueiam a inteligência.
Exercer domínio sobre os pensamentos que produzem transtornos psíquicos.
Exercer a liderança de si mesmo para ser um líder social e profissional.
Deixar de ser espectador passivo das ideias negativas.
Não gravitar em torno dos problemas do passado nem do futuro.
Ter uma mente relaxada, tranquila, com pensamentos não agitados.

Fonte:http://menthes.com.br/dica-menthes-gestao-dos-pensamentos/




Ad Code